terça-feira, 31 de março de 2015

Caminhos da Floresta: O dia em que a Disney perdeu a mão numa produção


Estava empolgadíssima para assistir Caminhos da Floresta. Tinha todos os ingredientes que me fazem morrer de amor: Disney, Meryl Streep, Johnny Depp, musical, contos de fadas, elenco de peso e o gostoso gato Chris Pine. Empolgadíssima, assisti nesse final de semana e fiquei decepcionada. Não é ruim, mas também não é tão bom. Segundo o Felipe, meu companheiro eterno de filmes no cinema e no Popcorn Time, ele adorou o final. “Principalmente porque acabou”, completou logo em seguida a frase.


A verdade é que Caminhos da Floresta, do diretor Rob Marshall, poderia ter terminado na metade. O roteiro segue aquele fim iminente, quando tudo se resolve e, por ser contos de fadas, caminha para o “e viveram felizes para sempre”. Mas em seguida tudo se embanana de novo e o filme começa mais uma vez em um ato quase separado do primeiro, parecendo até basicamente outro filme que foi colado ali. E é nesse momento que tudo se perde.

A trama central de Caminhos da Floresta tem o padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt), que desejam desesperadamente ter um filho. Descobrem que o motivo para a infertilidade é uma maldição da Bruxa (Meryl Streep). O pai do padeiro, quando teve a esposa grávida da primeira filha, roubou verduras do seu jardim, por isso a Bruxa roubou o bebê, no caso a Rapunzel (Mackenzie Mauzy), e jogou um feitiço em todos os seus descendentes. 

A esposa do padeiro e o padeiro

Bruxa

Para desfazer essa trágica maldição, o padeiro e sua esposa devem pegar quatro itens para a Bruxa: Uma capa vermelha como sangue, um sapato puro como ouro, uma vaca branca como o leite e um cabelo dourado como milho. “Invadindo” a história da Chapeuzinho Vermelho (Lila Crawford), da Cinderela (Anna Kendrick - no caso o seu sapatinho é de ouro, não de cristal), de João e o Pé de Feijão (Daniel Huttlestone) e da Rapunzel, o casal basicamente perde os escrúpulos no desejo de realizar seus sonhos.

Enquanto o casal sai em busca dos objetos, os outros contos de fadas acontecem paralelamente, com a Cinderela fugindo de um príncipe gato, mas muito cafajeste (Chris Pine), o lobo (Johnny Depp) engolindo a Chapeuzinho, a Rapunzel se apaixonando pelo seu príncipe (Billy Magnussen) e João subindo o pé de feijão até o céu dos gigantes.

Cinderela

Lobo mau, ui! Hahaha

Chapeuzinho Vermelho

João do pé de feijão



Um dos maiores problemas de O Caminho das Florestas é que o roteiro parece certas vezes preguiçoso, já que muitas coisas ficam sem explicação. O fim da Bruxa é um exemplo. Por que aquilo aconteceu e qual foi o sentido? E também por que a Cinderela foge todo dia a meia-noite sendo que dessa vez ela não tem toque de recolher e a festa dura três dias? 

Vai aí um pequeno spoiler que precisa ser comentado: Um personagem após uma traição conjugal cai de um penhasco. Sim, senhoras e senhores, a morte vem para os infiéis, tomem cuidado! Fora que para os mocinhos não tem problema nenhum matar o suposto vilão, que apenas estava desnorteado após ter sido saqueado três vezes e ter seu marido morto por um dos bonzinhos. Está tudo errado e não é pelo fato de ser uma releitura mais sombria das histórias da Disney baseadas nos Irmãos Grimm. É porque muito não faz sentido mesmo.

Mas não podemos reclamar do elenco. Temos nomes de peso que são incríveis. Meryl Streep, Johnny Depp, Emily Blunt, Anna Kendrick, Chris Pine, Christine Baranski e outros. E mesmo que muitos deles apareçam pouco transformam a cena. Meryl Streep é maravilhosa sempre, mas não acho que merecia uma indicação ao Oscar por Caminhos da Floresta. 


Disney é Disney e não podemos esperar pouco da produção no quesito técnica. O cenário e os efeitos visuais são lindíssimos, etéreos, mas sombrios, assim como o figurino. Uma das melhores sequências é quando os dois príncipes competem entre si para saber quem é mais apaixonado no melhor número musical do filme em uma cachoeira de encher os olhos.

Por falar nas músicas: Chatas. Agony, dos príncipes, e Into The Woods, número de abertura, são maravilhosas, mas as outras são todas iguais e cansam o espectador. Talvez por ter sido baseado num musical de 1987, com o mesmo nome, a direção não tenha sabido passar a história dos palcos para as telas. Só sei que não combinou.

A melhor e mais verdadeira frase do filme:

"Fui criado para ser encantado, não sincero" - Chris VERY HOT Pine
Recomento um pouco, só para você ver o visual do filme e o Chris Pine, haha.

Teca Machado


33 comentários:

  1. confesso que nao li pq fiquei com medo de spoiler, eu fiquei doida pra ver esse filme no cinema mas acabei nao indo, ainda quero mt assistir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava doida para ver, mas não gostei muito.

      Beijooos

      Excluir
  2. Aff sério? sem vontade de ver agoraa kkk', pode até ser que um dia assista, mas... kkk

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sem grandes expectativas, Ana.

      Beijooos

      Excluir
  3. Sério? Eu estava louca para assistir. Tô com as expectativas altas haha será que também vou me decepcionar? ):

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu me decepcionei muito.
      Fiquei super triste.

      Beijooos

      Excluir
  4. BISTEQUINHA, você quebrou meu coração :( HAHAHAH

    eu estava super ansiosa pelo filme (por motivos de: Johnny Depp), mas agora, lendo sua postagem, achei o roteiro um tanto quanto confuso. Na verdade, detesto quando mudam as coisas "originais" u.u Exemplo: A festa da Cinderela NÃO PODE DURAR TRÊS DIAS, porque no desenho lindo só é durante uma noite. Fico revolts com isso, sério. Parem de avacalhar o sistema, produções pós-classicos u.u

    Acho que ainda assim assistiria. Não resisto ao Johnny MEIXMO.

    BEIJOOOO

    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellz, o Johnny Depp aparece por 3 minutos!!!!!!
      Eu pensei que ele era um dos principais, mas é uma pontinha.
      Ele é bem confuso e bem chato, essa é a verdade.

      Beijooos

      Excluir
  5. Quero muito assistir esse filme! *-*
    Que pena que você achou algumas coisas sem explicação :/ rs
    Mas o elenco está de peso mesmo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vale a pena pelo elenco, porque pelo resto...

      Beijooos

      Excluir
  6. Pulei a parte que você disse "spoiler" pq to com o filme aqui pra assistir haha. Poxa, que pena que não gostou. Espero que eu goste, tô doida pra ver, o elenco realmente é muito bom. :)

    belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Espero que goste, porque eu não achei grandes coisas, não, hehe.

      Beijooos

      Excluir
  7. Ri muito do que adorou o final,principalmente porque acabou! Minha amiga que assistiu teve a mesma opinião que a sua, tanto que perdi a vontade e nem vou assistir.
    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.
      Que bom que riu.
      Nem vale muito a pena.

      Beijooos

      Excluir
  8. Oiiiiii Teca, tudo bem???? Eu estou louca para ver esse filme, mas ando um pouco receosa, pois só ouço comentários ruins. Uma pena. Mas mesmo assim, pretendo ver =D
    Beijooos
    profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih, eu não tinha visto comentário nenhum, por isso fui me aventurar só achando que era super legal.
      Pena, né?

      Beijoooos

      Excluir
  9. Oi! Eu estava com muita vontade de ver este filme, principalmente por ter o Johnny Depp, mas quando soube que era musical, desisti. Eu realmente não tenho paciência. :c
    Achei uma pena você ter se decepcionado, mas é mesmo chato quando a trama podia ser muito bem finalizada, mas os roteiristas querem continuar, enchendo linguiça haha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, enchendo muita linguiça!
      Cansei.
      Fora que o Johhny Depp aparece 3 minutos ou menos.

      Beijoooos

      Excluir
  10. Nossa o filme me parece bem legal, e com certeza entendo seu lado ate porque quando agente cria uma grande expectativa de um filme e ele realmente é bom, mais tem muitas partes que não deveriam decepcionam -_-, mais o filme também parece ter suas partes muito boas e eu quero muito assisti ele, parabéns pelo post e sua opinião sincera :D ;)
    Abraços!!!

    http://www.pedrosanttos.com/

    ResponderExcluir
  11. Teca, minha vontade de ver esse filme era muito grande, mas nesses dias comentaram na minha sala de aula que era um musical e eu não sabia desse "detalhe" e bem, eu não curto muito musicais. Mas mesmo assim ainda queria assistir. Ainda não vi o filme, fiquei um pouco desanimada por saber que você se decepcionou com o filme, mas vou ver mesmo assim para ver se acho o mesmo e também pelo elenco, porque sou apaixonada pela maioria desses atores.
    Xoxo
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, e esse é bem musical mesmo, do tipo que diálogo vira música.
      Mas vale a pena assistir pelo elenco.

      Beijooos

      Excluir
  12. Ah.. que pena que não é tão bom assim.. tava na expectativa pra esse filme.
    Mas vou ver assim mesmo porque tem meu *marido* Johnny Depp.. céus, me dá esse homem de presente, por favor? Pode até ser de lobo mau, não tem problema! (até prefiro.. hahaha)
    Curti a resenha!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobo Mau é até melhor, Mone, hahaha.
      Todas queremos o Johnny. Vai dar briga!
      :P

      Beijooos

      Excluir
  13. Oii ! Tudo bem?
    Primeira vez aqui e já to seguindo.
    Que pena que o filme te decepcionou. Eu ainda não vi, mas com muita certeza vou ver logo!
    O elenco me ganhou.
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Markus, o elenco tinha me ganhado também, mas o filme me perdeu.
      Vou te visitar.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  14. Oi flor,
    Sabe que quando vi o trailer desse filme achei meio confuso e que não explicava muita coisa,tipo eu amos filmes da disney e as releituras que tem saído na maioria são muito boas, mas fiquei com os dois pés atrás desde que vi aquele trailer. Agora com sua resenha não sei se quero ver não...kkk...parece uma confusão do caramba esse filme....kkkk....mas talvez por ter tantos atores bons adoro jhonny deep kkkk....dê uma chance vamos ver.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/03/atracao-explosiva-de-shirley-ramos.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, é confuso mesmo!
      Eu não gostei muito, não.
      O Johnny Depp apareceu só 3 minutos, então é muito rápido. Se for ver só por ele, nem vale a pena.

      Beijoooos

      Excluir
  15. Oi Teca,
    Nem vi esse filme sabia? Ainda bem que não perdi meu tempo.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, faz certo em nem perder, então.
      Não vale a pena.

      Beijooos

      Excluir
  16. Ainda não assisti também esse, mas estou muito curiosa *ainda* com ele. Ainda por que você não é a primeira que vejo opinando sobre esse filme com críticas negativas.rs Infelizmente, né, por que tinha tudo pra ser um ótimo filme :') Espero poder assistir em breve e tirar minhas próprias conclusões também ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer, foi isso que eu senti: Podia ser tão bom e não foi!
      Todo mundo falando mal mesmo.
      Uma pena.

      Beijooos

      Excluir
  17. Olha para falar a verdade, na primeira vez que assisti, nao entendi nada, mas recentimente fui obrigada a assistir o musical da Broadway, e ler os script, e a historia e bem sem sentido mesmo. A personagem que morre, o jeito que morre, a cinderela que foge a meia noite, nao tem explicacao nenhima. Mas ainda sim, mesmo sem nocao, o musical e ate o livro e melhor que o filme.

    ResponderExcluir