terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Esc@ndalo – Sexting que dá cadeia


Se tem um livro que me deixou mais angustiada com o passar de cada página foi Esc@ndalo, de Therese Fowler, da Editora Novo Conceito, que peguei em parceria com a Livraria Janina. Meu coração ficou extremamente apertado e fiquei muito indignada com a situação pela qual os protagonistas passaram. É aquele tipo de livro que após você terminar a leitura, precisa de uma história mais leve, mais “bobinha”, senão fica numa ressaca literária tremenda. É impossível não se envolver emocionalmente com tudo o que acontece.


Esc@ndalo é uma espécie de Romeu e Julieta dos tempos digitais. Na história conhecemos Amelia e Anthony, um casal de formandos de ensino médio da Carolina do Norte que está loucamente apaixonado. Eles vivem uma relação de amor verdadeiro intensa e profunda. Mas os pais da garota são muito rigorosos e superprotetores, ainda mais porque ela é muito rica e Antonhy é modesto, filho de uma professora. Eles não a deixam namorar, mas Amelia mantém seu relacionamento escondido.

Quando o pai de Amelia acha nos computadores dela fotos de Antonhy nu, aciona a polícia e o rapaz é preso, já que ele é maior de idade e ela ainda tem 17 anos. E o caso, que parecia simples a ponto de as autoridades nem saberem como tratar, nas mãos de um promotor conservador e querendo atenção ganha contornos muito sérios, com acusações gravíssimas contra os dois adolescentes. Eles se afundam cada vez mais na lama do sistema judiciário e as consequências são as piores possíveis. Eles são “culpados”, pois fizeram as fotos, mas isso é passível de prisão, ter a marca de agressor sexual e de envolvimento do FBI?

Therese Fowler
O enredo de Esc@ndalo pode soar exagerado. O sexting virar motivo de cadeia e processos? Parece ficcional. Mas Therese Fowler inspirou o livro na história do seu filho mais velho, que aos 19 anos foi preso por causa de fotos enviadas para a namorada e teve sua vida revirada de ponta cabeça. Além disso, temos que ter em mente que as leis americanas são muito mais rígidas nesse sentido do que as nossas.

A obra é dividida em três atos e a escrita da autora é muito fluida e simples em terceira pessoa pelos olhos de Amelia, Anthony, o pai dela e a mãe dele. Mesmo tendo mais de 400 páginas, é uma leitura rápida. O segundo ato fica um pouco cansativo em alguns momentos porque Anthony e Amelia vão se complicando cada vez mais no caso e parece que só fica nisso por um tempo. Mas o desfecho é ótimo, nos faz torcer desesperadamente por um final feliz ou pelo menos um que não seja tão horrível quanto a perspectiva de futuro dos protagonistas.

Esc@ndalo é um alerta para os jovens. Não se atreve a dizer que não se pode amar, que não se pode relacionar, que não se pode até mesmo tirar fotos suas. Mas a lição que fica é para tomar muito cuidado com o que você compartilha em redes sociais, com o que você mesmo sem querer deixa exposto para outras pessoas acessarem. Vivemos num mundo onde nada do que é feito em computadores, internet e smartphones será realmente deletado ou esquecido, por isso é preciso estar de olhos abertos para não viver uma situação tão absurda, mas ainda assim real, quanto a de Anthony e Amelia.

Recomendo.

Compre o seu exemplar de Esc@ndalo e muitos outros livros aqui na Livraria Janina.

Teca Machado

5 comentários :

  1. ah bem bacana, afinal a historia de romeu e julieta é eterna.. e bem adaptada pros nossos tempos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. É um livro que toca em um assunto interessante e necessário de ser tratado, por isso me interessa. Parece uma boa leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!!!

    Que livro louco! Achei muito interessante. Hoje em dia o que mais vemos por aí são fotos nuas vazadas de pessoas comuns e famosas. Independente de quem seja, todos nós devemos ficar de olho no que e para quem enviamos porque realmente dá problema e às vezes não tem solução.

    Estou curiosa para descobrir o desfecho dessa história e espero que pegue um romance fofo agora para relaxar!! Hahahaha

    Bjs!!!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Teca!

    Adorei sua resenha e, de fato, à primeira vista a história parece exagerada. Porém, as leis nos Estados Unidos são bem mais rígidas neste aspecto (e em outros também). Não é um livro que chame muito a minha atenção, mas fiquei curiosa para saber o que acontece com eles.

    Beijocas e feliz 2016! :)
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menina, confesso que fiquei tensa só com sua resenha, imagine com o livro! rs
    Fiquei bem curiosa também com o desenrolar da história e, claro, seu desfecho!
    Com certeza quero ler depois. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir