sábado, 12 de dezembro de 2015

Roube Como Um Artista – Vire um cleptomaníaco criativo


A mensagem é clara: Você não precisa ser um gênio para ser criativo. Basta estar rodeado de pessoas e obras criativas e se inspirar nela (Não copiar ou plagiar). Isso é roubar como um artista, ser um cleptomaníaco de boas ideias e adaptá-las.


Quando vi no blog da Juju (As Besteiras que me Contam) uma resenha sobre o livro Roube Como Um Artista, de Austin Kleon, um designer gráfico, fiquei enlouquecida de vontade de ler, tanto pelo título intrigante quanto pela proposta da obra. Com dicas muito bacanas, divertidas e simples sobre criatividade, esse livro curtinho tem o poder de te ajudar a mudar o rimo da sua forma de pensar, trabalhar e agir em vários aspectos da sua vida, principalmente no profissional.

Austin Kleon nos apresenta 10 pontos importantes para “ativar” a criatividade. São 10 pontos que funcionam para ele e podem funcionar para nós. A partir daí ele discorre por algumas páginas sobre o assunto, sempre citando frases de outras pessoas, contando o que ele faz e dando exemplos práticos.


Os conselhos são válidos para toda e qualquer área de atuação, mas eu me identifiquei muito, já que várias dicas são extremamente válidas para escritores. Tanto que a nº 3 é “Escreva o livro que você quer ler”, algo que mesmo antes de conhecer Roube Como Um Artista eu dizia sobre meu livro I Love New York e os outros que estou escrevendo, que apenas escrevia algo que eu gostaria de ler.

Facílima de ler, as páginas da obra voam pelos seus dedos. Mas não se engane: Esse é aquele tipo de livro que você deve apreciar com calma, digerindo e refletindo sobre cada linha que leu. Tanto que eu me obriguei a me fixar em apenas um conselho por dia para não acabar logo e realmente internalizar o que foi dito ali.

Meu trecho preferido


A linguagem é bem moderna e irreverente, isso porque certa vez ele foi convidado para fazer uma palestra aos alunos de uma escola em Nova York e formatou seu discurso em cima das 10 coisas que gostaria que alguém tivesse dito a ele quando estava começando. A palestra se espalhou de forma viral pela internet e Austin Klein resolveu sintetizar tudo isso num lugar só.

O visual de Roube Como Um Artista é, como poderíamos imaginar, criativo. Baixotinho, o livro é quadrado. Cheio de imagens, desenhos, rascunhos do próprio Austin Kleon, diagramas, trechos em destaque e parágrafos bem espaçados, é aquele tipo de obra que é um deleite para os olhos.



E, apesar de tudo o que foi dito e apresentado, o autor ainda é humilde o suficiente para dizer: “Alguns conselhos podem ter falhas. Sinta-se livre para pegar o que você pode usar e deixar o resto. Não há regras”.

Mês passado a Rocco lançou Roube Como Um Artista: O Diário. Segundo a editora se trata de “um verdadeiro livro de atividades ou caderno de anotações para o leitor registrar todo tipo de observação sobre ele mesmo e sobre o mundo e as pessoas a sua volta, formando assim um vasto panorama de seus pensamentos, gostos, interesses, dificuldades e de suas influências. São mais de 200 páginas de exercícios – ou brincadeiras, para quem prefere olhar por esse lado – que estimulam o autoconhecimento e a criatividade”. Claro que vou querer ler também.


Roube Como Um Artista é uma obra indispensável para todo mundo, independente da profissão.

Recomendo muito.

Compre o seu exemplar aqui na Livraria Janina.

Teca Machado


6 comentários :

  1. Ai meu deus Teca!!!
    Eu enlouqueci com esse livro fiquei feliz que tenha gostado... Já pensou eu falo la no As besteiras e eh uma porcaria?!?! Na verdade esse livro me deu um ponta pé... Pra eu começar a escrever o q queria... E essa frase que você colocou foi uma das que mais mexeu comigo... Meu livro eh cheio de marcação e fica na mesina da sala pra eu olhar p ele o tempo todo! Agora eu quero saber desse diário aí!
    Bjo enorme
    Juju

    ResponderExcluir
  2. Hello, Teca!

    Que livro bacana!
    Embora não sou apaixonado por livros com 'fragmentos' de mensagens tais como 'Destrua este Diário', contudo, gostei da premissa deste livro. Deve ser muito bom.
    Já quero ler! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  3. ah, FAZ TEMPO que eu namoro esse livro, além do blog sempre trabalhei com coisas que envolvem criatividade, esse livro deve msm ser ótimo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ter um livro como esse na estante, gosto de exercer minha criatividade quando tenho tempo, tanto na escrita como de outras formas. Gostei da dica ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca!

    Adoro esses vídeos que circulam loucamente por aí mais até que um livro com as mesmas mensagens. Acho que ter uma pessoa falando vale mais do que eu mesma lendo. Hahahaha
    Não sei explicar minha lógica, mas vou procurar o vídeo. E o livro fica para a próxima!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca!
    Achei a proposta desse livro de mais!
    Com certeza irei procurar um depois pra ler.
    Acho que de vez em quando todos nós precisamos de umas dicas assim pra fazer as coisas andarem, né!? ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir