sexta-feira, 22 de abril de 2016

Apps literários


Quem é realmente apaixonado por livros, não se contenta em apenas ler, mas em anotar quais já foram lidos, pesquisar sobre as obras, descobrir novos autores e ter sempre a mão o livro, seja em e-book, seja em papel.

Para todos aqueles que são assim, bookaholics ou livrólatras, o Itaú, que sempre incentiva a leitura, fez uma postagem no Medium sobre os oito apps que vão facilitar a vida dos leitores:


Audible

Não é bem um aplicativo, mas a biblioteca de audio books da gigante online Amazon. Que tal aproveitar o tempo no trânsito ou na academia para ouvir histórias ou aprender algo? Os livros em áudio não são novidade, mas ganharam força extra com as funcionalidades de apps para smartphones e tablets.

Colorfy

Os livros para colorir nunca deixaram as livrarias e não é por acaso: são uma delícia! E como nem sempre é possível ter lápis de cor e papel à mão, o formato existe também no digital. O Colorfy traz desenhos que você pode pintar para passar o tempo. 

GoodReads

O site é a mais usada rede social para amantes de literatura no mundo e reúne tanto leitores quanto escritores consagrados e novatos de diversos gêneros. O GoodReads promove grandes lançamentos e não raro permite que fãs possam enviar perguntas diretamente para escritores. O aplicativo é útil para quem gosta de manter organizadas as listas de livros que leu ou quer ler, e também para encontrar sugestões baseadas no seu gosto.

Instapaper

Quantas vezes você já deixou de ler uma reportagem ou artigo interessante porque guardou para depois e esqueceu? O Instapaper resolve isso guardando os links para você ler offline. Funciona não só no smartphone e tablet, mas também em e-readers como Nook e Kindle Fire. 

Itaú Criança

O aplicativo do Itaú coloca som, efeitos lúdicos e animações em cima de histórias que as crianças amam. É uma boa forma de passar tempo junto dos pequenos que só querem saber de telas. 

Skoob

Similar ao GoodReads, o Skoob é uma rede social de leitores. A diferença é que essa é criada no Brasil e reúne livros (nacionais ou não) em língua portuguesa. 

Syllable

Para leitores profissionais e para todo mundo que não consegue evitar a distração ao ler no iPhone ou iPad. Apenas para iOS, o Syllable ajuda você a manter a velocidade usando técnicas de leitura dinâmica. Não é só uma questão de ler rápido, mas de trabalhar concentração e absorver o texto.

Wattpad

A maior comunidade de escritores do mundo, a Wattpad é considerada um “Youtube da literatura” e pula os intermediários como editoras e lojas ao oferecer livros diretamente aos leitores. O aplicativo é bastante ágil e tem funcionalidades de rede social. 


Já conhecia alguns desses? Eu tenho conta no Wattpad, apesar de não usar muito, sou assídua no Skoob e já faz um tempinho que baixei o Colorfy, que é super gostosinho de usar enquanto você está numa sala de espera, por exemplo. Acabei de baixar o Instapaper, já que sou dona de dizer “leio isso depois” e nunca mais acho o link.

Teca Machado

9 comentários:

  1. olá, tudo bom? Não conhecia alguns que você citou, eu costumo usar bastante o Skoob para me organizar hahha uso o wattpad também, mas ele anda dando muitos problemas, achei dois que são parecidos com ele o Widbook e o Luvbook, estou tentando me adaptar a eles haha Adorei o post *_*

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Skoob é vida, né?
      Wattapad eu quase não uso, mas deveria mais.
      Vou experimentar esses que você falou.

      Beijoooos

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Já que a tecnologia faz cada vez mais parte da nossa vida é bom conhecer apps que facilitam nossa vida de leitor.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vida de leitor é sempre corrida, melhor facilitar, né?

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, Teca!!

    Eu usava o GoodReads antes de surgir o Skoob, agora só uso o Skoob mesmo! Hahahaha
    E também fiz uma conta no wattpad, mas ainda não tive tempo para ler no computador. Estou sempre trabalhando! Hahahaha

    Darei uma checada nas suas outras dicas! São muito interessantes! :D

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o Wattpad é o mesmo para mim. Tenho conta, mas não consigo ler!

      Beijooos

      Excluir
  4. Olá, Teca.
    Essa postagem ficou excelente!
    Eu já conheço e uso o Skoob, desde 2012 e mais recentemente, comecei a usar o GoodReads, mas ainda estou me adaptando.
    Gostei de saber do Audible, ainda não tive nenhuma experiência com áudio book, mas tenho curiosidade.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goodreads eu preciso começar a usar :)
      Que bom que gostou!

      Beijooos

      Excluir
  5. Eu tenho conta no Skoob, mas acabo sempre esquecendo de atualizar. E achei o app deles meio fraquinho na época que baixei. Não sei se agora melhorou.
    Os outros confesso que não me interesse muito não.. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir