terça-feira, 5 de abril de 2016

Sangue de Tinta – Livros para aqueles que amam livros


A premissa de Coração de Tinta (Comentei o livro aqui e o filme aqui) é uma das minhas preferidas: Que ao ler em voz alta uma história, os personagens pulam do papel para a vida real. Apesar de que isso nem sempre é bom, porque vai que é o vilão quem vem para cá? No segundo volume da série Mundo de Tinta de Cornelia Funke, chamado Sangue de Tinta, o contrário acontece: As pessoas vão parar dentro do livro. Já pensou passar um tempo na sua história preferida?


Mundo de Tinta é uma série de livros sobre livros e amantes de livros. Para os leitores apaixonados como nós é um prato cheio!

Depois de acabar com todos os vilões que pularam das páginas de Coração de Tinta para o mundo real, Mo e Meggie finalmente estão em paz. Resa voltou para a família e todos eles foram morar com Elinor na sua casa recheada de livros. Só que alguns personagens, como Dedo Empoeirado e os terríveis Basta e Mortola ficaram para trás. Dedo Empoeirado consegue voltar, mas seu fiel escudeiro Farid não. Desesperado, o rapaz procura Meggie para envia-lo para o Mundo de Tinta. Ela aceita com a condição de que vá junto. E tanto ela quanto seus pais acabam no universo das páginas inventado por Fenóglio, que já vive por lá há alguns meses.

Só que o Mundo de Tinta não está bem. As coisas desandaram por lá e não seguem mais o que Fenóglio escreveu no seu livro. Os personagens têm vontade própria e gente que é para viver morre, quem tem que morrer vive e tudo se mistura, ainda mais agora que Mo, Meggie, Resa e Farid estão lá sem nem realmente fazerem parte da história original. E sempre que Fenóglio tenta arrumar escrevendo mais, tudo vira um caos, principalmente agora há vilões muito mais malvados e poderosos que Capricórnio. Como fazer com que tudo volte para o rumo que o autor desejava desde o princípio?

Cornelia Funke
O universo criado por Cornelia Funke é lindo e mágico. Mesmo com todas as confusões que é viver no Mundo de Tinta, dá vontade de embarcar com Meggie e companhia para dentro das páginas, o que a gente acaba fazendo com a leitura tão descritiva e bem amarrada. Eu me senti lá e mergulhei a fundo na história. 

O engraçado é que apesar de maravilhosa, a leitura é um pouco devagar. Não é aquele livro que rende 50 páginas numa sentada só, e como são 560 páginas, demorei quase 2 semanas para terminar (o que para mim é muito). Não entendi o porquê de levar tanto tempo para ler, já que estava amando o livro. Acho que é o tipo de obra que não precisa de pressa.

Os personagens continuam maravilhosos e somos apresentados a muitos outros mais. Além do ponto de vista de Meggie, temos de várias outras pessoas, o que dá a oportunidade para o leitor de se aprofundar muito mais. Meggie está crescendo, virando uma adolescente impulsiva, o que gera basicamente todas as confusões do livro. Mo ainda é um pai maravilhoso e amante dos livros, aquele tipo de pessoa que você quer ter como amigo. Resa ganha espaço, principalmente quando entra no Mundo de Tinta. Farid tem mais destaque, inclusive engata um romance com Meggie, e é um tanto irritante/fofo. Dedo Empoeirado é o preferido da vida, com sua ambiguidade e coração mole, que ele finge ser duro. Fenóglio é divertidíssimo, um tanto megalomaníaco e doido. Só senti falta de mais Elinor, uma das minhas favoritas.

A capa de Sangue de Tinta é linda, assim como a de Coração de Tinta, e segue o mesmo padrão. Por dentro a obra é cheia de ilustrações, da própria Cornelia Funke que é ilustradora infantil, e no início de cada capítulo tem alguma citação voltada para o tema literatura.



Fiquei curiosa para o próximo e último volume, Morte de Tinta, porque ao contrário do primeiro, esse segundo deixa muito em aberto para acontecer.

Recomendo muito.

Teca Machado


6 comentários :

  1. Oi!
    Adorei a resenha, a capa do livro é realmente linda. Me encantei pela frase " Se soubesse de onde vem as histórias, iria pra lá" se eu descobrisse viveria dentro de um livro.
    Da uma passadinha lá no meu blog <3
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia!
      Realmente, essa capa é maravilhosa, né?
      <3

      Beijooos

      Excluir
  2. Nossa, ja fiquei encantada só pela capa do livro, que lindo!

    Minhas redes sociais:
    Blog | Canal | Insta

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!

    Já comentei com você que não tenho pressa para ler esse livro porque acabei demorando muito para ler Coração de Tinta. Mesmo gostando da história.
    Infelizmente acho que será a mesma coisa com Sangue de Tinta e estou ainda na correria então será difícil pegar um livro demorado agora.

    Mas que bom que o livro é tão legal assim e tenho problemas quando deixam o final aberto assim para que você corra atrás do próximo título. xD

    Te conto quando pegar esse livro para ler.

    Bjs!!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas é tão bom, Carol, mesmo que a leitura enrole um pouquinho.

      Beijooos

      Excluir
  4. A história parece bastante divertida e interessante. Daquelas que te prendem mesmo e hora que você fecha o livro tem que lembrar que tá no mundo real.. rs
    Espero que seja assim mesmo, pois já quero ler! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir