sexta-feira, 8 de abril de 2016

Lançamento do livro O Último Verso


Eu sempre digo por aqui que fico super feliz quando vejo algum autor brasileiro com livro novo. Quando esse autor brasileiro é amigo meu, a alegria é triplicada. E se esse autor é um amigo que amo demais, com quem tenho conversas do tipo “que escritor vivo ou morto você chamaria para jantar?” e que me diz constantemente que triunfar no mercado editorial é como “procurar nosso Moby Dick”, a minha felicidade vai lá na lua e volta. Apresento para vocês o lançamento de O Último Verso, da querida Stéfanie Medeiros.


A autora já lançou Borboletas Infinitas de Coração Imperfeito (Comentei aqui) e tem um canal no Youtube sobre literatura de Mato Grosso (Aqui). Stéfanie, que é jornalista, tem alguns dos textos mais bacanas que já li e sou super suspeita para falar, mas ela é incrível. Para vocês terem noção, O Último Verso ganhou um edital de publicação do Governo do Estado e conseguiu a publicação com a Editora Carlini e Caniato.

A festa de lançamento acontece na próxima sexta, dia 15, às 19h no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

Segue o material de divulgação sobre o assunto:

Romance premiado retrata a complexidade dos últimos anos de vida de um poeta famoso


Em “O Último Verso”, a jornalista e escritora Stéfanie Medeiros traça um romance de ficção contando a trajetória final do poeta Edmundo Mesquita. A obra, que será publicada pela Carlini e Caniato Editorial, está com o lançamento marcado para o dia 15 de abril, no Sesc Arsenal, às 19h. O evento é aberto ao público.

A história do romance é centrada na figura do poeta Edmundo Mesquita. Desde jovem, o escritor sempre dedicou-se à poesia. Aos 85 anos de idade, com a ajuda de sua esposa, Soraia, conseguiu conquistar o conforto necessário para trabalhar com seus versos sem muitas preocupações. E é assim que passa seus dias: Levanta cedo, toma o café da manhã com a família e tranca-se em seu escritório no segundo andar do número 26 para “fabricar” seus versos.

Sua paz é perturbada quando Soraia descobre que seu melhor amigo, Ramon, está tirando vantagem de sua natureza dócil: Encarregado de cuidar da edição especial de um dos livros de Edmundo, Ramon sentiu-se a vontade para pegar os direitos autorais para si. Agora, Edmundo terá que resolver o conflito entre seu melhor amigo e sua esposa, sem distrair-se de sua tarefa mais importante: Terminar seu último livro.


“O Último Verso”, com toques de imaginação, costura a trajetória de um escritor mais velho, dócil e talentoso em meio aos conflitos de suas relações familiares e sua vontade férrea de não deixar a poesia de lado.

“A leitura do livro é leve e fluida, no entanto, escava sugestivamente a psicologia do protagonista Edmundo no seu fechado universo familiar, contando com a presença de um único amigo, Ramon, num rápido processo de envelhecimento – tema que é tratado com cuidado e verdade. Também induz o leitor a perceber o contraste entre a aura encantada do mito que envolve um artista imortal e seu lado humano, inseguro, frágil e falível”, escreveu a doutora em educação e escritora Cristina Campos.

“O Último Verso” é uma das dez obras vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura. O lançamento coletivo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), está marcado para o começo de abril. Na ocasião, estarão presentes, além dos dez escritores premiados, o governador do Estado, Pedro Taques, e o secretário de cultura, Leandro Carvalho. 

Sobre a autora


Stéfanie Medeiros, 24 anos, é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Publicou seu primeiro livro, “Borboletas infinitas de coração imperfeito”, em 2014. Em 2015, ganhou o prêmio Poetize, concurso nacional dos novos poetas. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura. “O último verso” é seu primeiro romance.

Para reforçar para vocês:

Lançamento do livro “O Último Verso”
Data: Sexta-feira, 15 de abril
Local: Choperia do Sesc Arsenal
Horário: 19h
Endereço: Rua Cônego Pereira Mendes, 228 - Dom Aquino, Cuiabá - MT.

Eu vou, vocês vão? Até mesmo escolhi vir para Cuiabá nessa data para compartilhar da felicidade da minha amiga!

Depois conto como foi.

Teca Machado

5 comentários :

  1. Nossa que legal não conhecia essa autora, devemos dar mais atenção aos autores brasileiros pois todos eles tem muito talento!

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você!
      Vamos ler mais nacionais.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  2. Meus parabéns a Stéfanie e espero que ela tenha uma carreira de muito sucesso!

    A gente sempre deseja muita coisa boa às amigas e que bom que você conseguiu ir até Cuiabá, Teca!
    É muito bom conseguir aproveitar esses momentos.

    Que venha mais autores nacionais!!!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! :D
      Fiquei super feliz de conseguir ir ao lançamento. Foi lindo!

      Beijooos

      Excluir
  3. Eu também fico tão feliz quando vejo autores nacionais conquistando novos lugares por aí! Parabéns a sua amiga por isso! ^^
    O livro me pareceu muito interessante. Já fiquei curiosa quanto ao desenrolar dessa história.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir