terça-feira, 26 de julho de 2016

Não Pare – Young adult e fantasia nacional


Sempre ouvi falar muito bem dos livros da brasileira FML Pepper, que é fenômeno de vendas pela Amazon, e há algum tempo comprei o primeiro da sua trilogia Não Pare, publicado pela Editora Valentina. Mas com a lista infinita de livros a ler, acabei deixando ele um pouco na estante. Até que descobri que no sábado, 23, a autora estaria em Brasília numa feira do livro para conversar com seus leitores. Era o incentivo que eu precisava. Antes do encontro com ela devorei Não Pare e entrei completamente nessa história young adult cheia de suspense, ação e muito mistério, além de um mocinho (na verdade anti-mocinho) totalmente bad boy e que deixa a gente na dúvida se é para amar ele ou não (meu veredicto é amando, mesmo que com reservas sobre a sua dualidade).


Antes mesmo de ler o livro, já estava encantada com a FML Pepper. Sempre muito simpática nas redes sociais, ela comenta, curte e conversa com seus fãs. Aí quando a conheci na Feira do Livro de Brasília, vi que o que ela é na internet, é na vida real. Na verdade é ainda mais sorridente e querida. É muito bom quando um escritor que adoramos e admiramos se mostra super bacana e em contato com seus leitores, né?

Enfim, vamos ao Não Pare?

Nina Scott, ao contrário de todas as adolescentes do mundo, só quer ser normal. Desde que nasceu vive uma vida nômade ao lado da mãe, que muda de país como muda de roupa, e nunca soube nada sobre seu pai. Além de não parar em nenhum lugar e nunca conseguir criar relações duradouras de amizade, outra coisa que faz de Nina ser diferente das outras meninas da idade é que ela sempre parece atrair acidentes e mortes. Facas voando em sua direção, quase atropelamentos, andaimes que despencam, fora os desmaios constantes.

Quando o que parecia impossível acontece e sua mãe decide se estabelecer em NY por tempo indeterminado, Nina acha que conseguiu o que sempre queria. Tem uma amiga, arruma um emprego e até mesmo parece ter um cara lindo que gosta dela. Mas acontecimentos ainda mais estranhos começam a persegui-la e Nina é jogada no meio do olho do furacão em situações inexplicáveis, a ponto de ela duvidar da sua própria sanidade. O que seria toda aquela bizarrice que passou a rodeá-la? Será que a Morte finalmente a encontrou?



Todo o tcham do livro está no que eu não posso contar para vocês, senão seria spoiler, mas o enredo é criativo, diferente, com dimensões paralelas e bastante mistério (Não, não tem vampiros ou lobisomens, se é isso que você está pensando). FML Pepper criou um universo muito bem estruturado e nos insere nele de forma fácil. A gente até quase acredita que tudo o que ela explica lá é verdadeiro.

Narrado em primeira pessoa por Nina, temos a sua visão ampla dos acontecimentos e dos seus sentimentos. A conhecemos por inteiro e muitas vezes o que queremos é estrangular a garota insegura. Mas é compreensível, já que ela não teve uma vida normal, amigos, namorados e de repente quando finalmente consegue algo, tudo é tomado a força, a fazendo questionar até mesmo seu psicológico. Do início para o final do livro ela já cresceu bastante e imagino que nos próximos volumes, Não Olhe e Não Fuja, ela vai ficar totalmente badass. É um processo de transformação, o que eu acho ótimo, já que a autora construiu a personagem de forma crível.

Com a FML Pepper e suas "mortes"

Com um final no melhor estilo cliffhanger que te faz falar “eu PRECISO ler a continuação agora” (tanto que lá na feira mesmo comprei o resto da série), Não Pare tem uma leitura dinâmica, rápida, cheia de ação e mistério atrás de mistério, o que te faz querer ler logo para saber a explicação o mais rápido possível. Confesso que foi difícil parar a leitura para fazer coisas triviais, como dormir, comer e trabalhar, haha.

Recomendo bastante.

Teca Machado

9 comentários:

  1. que legal conhecer essa serie, e saber mais sobre a autora, temos msm que prestigiar mais os autores nacionais que sao sim mt bons

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiim, é muito legal, Lívia!
      Fantasia nacional maravilhosa.

      Beijooos

      Excluir
  2. Essa serie parece ser boa mesmo! Já li muitas resenhas positivas, e ao ler a sua, certifiquei-me que é tudo de bom. Preciso lê-la.É muito bom ver a literatura nacional crescendo. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiim, é muito boa!
      Tenho certeza que você vai gostar.
      <3

      Beijoos

      Excluir
  3. OI TECAAAAA

    infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer um autor que eu curto (AINDA NEM TE VI, MENINA :( ), mas imagino que a sensação deve ser MARAVILHOSA, principalmente quando sai melhor que o esperado!

    Esse livro já é daqueles que tá na minha listinha de aquisições que preciso. Sua sinopse me deixou mais curiosa ainda *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éééé, você ainda nem me viu! Mas isso irá mudar, HAHAHA.
      <3
      Sim, é tão gostoso conhecer autores que gostamos.
      É lindoooooooo!

      Beijooos

      Excluir
  4. Adorei a resenha, Teca!!
    Estou super curiosa para pegar esse livro como já te falei. E agora quero saber o que deixa as pessoas tão loucas pela série.
    Com certeza a morte deve ser muito sexy. Hahahahahahaha

    Tenho o Não Pare! e o Não Olhe! parados aqui na prateleira também. Preciso dar um jeito de lê-los logo!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, você vai gostar muito.
      E essas mortes...
      AI, AI!
      Hahahaha
      Só perdem para o Jamie, claro.
      :P

      Beijooos

      Excluir
  5. AMO esses livros cheios de mistério e fantasia que não te deixam nem ir ao banheiro em paz querendo saber o que vai acontecer a seguir... rs
    Certeza que gostarei desse. Já quero!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir