sexta-feira, 1 de julho de 2016

Como Eu Era Antes de Você - Filme


Desde que li Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes, há alguns anos, me apaixonei perdidamente por essa história de amor que acaba com qualquer emocional. O romance de Lou Clark e Will Traynor nos arrebata e nos despedaça, sem nunca perder o bom humor e a sensibilidade. E é com todos esses elementos que a diretora Thea Sharrock nos leva ao cinema para ver essa lindeza em live action.


Mesmo não me lembrando dos detalhes específicos do livro, afinal, eu li faz um tempão, posso dizer que Como Eu Era Antes de Você é uma adaptação cinematográfica bem fiel à original. Ouso dizer até que uma das mais fieis que eu já assisti. Não é para menos, já que a roteirista é a própria Jojo Moyes. Claro, há mudanças, principalmente cortes, mas eu costumo dizer que é preciso ter em mente que nem sempre o que funciona no papel funciona num filme.

Se você não sabe sobre o que é esse fuzuê todo que as pessoas têm falado, deixa eu dar uma sinopse sem spoiler para você:

Lou Clark (Emilia Clarke, mais conhecida como Daenerys, mãe dos dragões) é uma garota comum, sem grandes ambições na vida, que quando se vê desempregada consegue um emprego como cuidadora de um homem tetraplégico. Will Traynor (Sam Claflin, mais conhecido como Finnick Odair) era extremamente ativo e atlético antes de um acidente o deixar quase totalmente paralisado, por isso não aceita muito bem a sua condição atual. Sem perspectivas de melhora, ele se torna amargo e tenta fazer o mesmo com todos ao seu redor, inclusive com sua cuidadora Lou, uma esfuziante bagunça de cores, roupas loucas e otimismo desenfreado. Mesmo sem aparentemente nada em comum, um laço tênue, mas forte, começa a nascer entre essas duas pessoas.




Além de já ter como premissa uma história linda e muito bem contada e construída por Jojo Moyes tanto no livro quanto no filme, a diretora acertou em todos os outros elementos de Como Eu Era Antes de Você, a começar pelo elenco. Emilia e Sam são o coração do filme. Sem o sorriso aberto e sincero de Emilia e sem o sorriso rasgado e misterioso de Sam, Lou e Will não teriam o mesmo brilho. Ambos dão a vida a personagens incríveis e souberam levar isso à tela. A química entre eles é incrível, assim como com os atores secundários, que foram uma ótima escolha, como Matthew Lewis (mais conhecido como Neville Longbottom), Jenna Coleman, Stephen Peacocke e Charles Dance (mais conhecido como Lorde Tywin Lannister).

A fotografia é outra coisa linda. Cores brilhantes, fortes e quentes dão o tom da história, contada muitas vezes pelo louco figurino da protagonista (que em certo momento chega a ser comparada com um duende bêbado, se não me engano). A paisagem do interior da Inglaterra, recheado de colinas verdes e castelos também dão um ar de quase conto de fadas.

Melhor cena do filme <3

Esse é um daqueles filmes em que é impossível não falar sobre a trilha sonora. É uma maravilhosidade! Tem Ed Sheeran, Imagine Dragons, The 1975, Max Jury, Holychild, X Ambassadors, Jessia Ware, Jack Garrat e Cloves. As músicas ajudam a contar a história e a levar as emoções do espectador até onde a diretora deseja.

Não posso dizer muito para não dar spoilers para quem não conhece a história mais a fundo, mas o tema do filme é polêmico. Tem até gerado críticas duras de associações de deficientes físicos. Mas, como disse a própria Jojo em entrevistas e em certo momento Nathan, o enfermeiro de Will, a mensagem principal de Como Eu Era Antes de Você é simples: não julgue. 


Com essa história aprendemos que o amor pode certamente nos mudar (o que fica bem óbvio com o título da produção), mas não é a solução suprema de todos os problemas da vida. Ele pode nos ajudar a sobreviver e nos transformar, mas não cura almas partidas.

Você pode até não chorar com Como Eu Era Antes de Você, mas vai rir com as várias tiradas sensacionais de Lou e Will, vai se divertir, vai se emocionar, vai sorrir com o otimismo doce de Lou e, acredito, vai sair com um nozinho na garganta e olhos lacrimejantes.


Recomendo de coração.

Teca Machado

P.S.: Reparem como Lou lê Sushi, de Marian Keyes <3

13 comentários:

  1. to doida pra assistir com certeza! fiquei com ainda mais vontade com o seu post!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tecaaa!

    Eu amei demais esse filme!
    Os dois atores tem química, adorei as roupas da Lou e o cenário é maravilhoso!!

    Beeijoo

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom?
    Concordo que o filme tenha ficado bastante parecido com o livro, mas acho que faltou trabalhar mais as motivações que levaram o Will tentar suicídio. O livro gira, basicamente, em torno disso e eu não vi em nenhum momento isso sendo trabalhado no filme D: E o que eu queria ver era isso no filme :(
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi mal trabalho.
      Em alguns momentos disseram só que ele sentia muita dor e tals.

      Beijooos

      Excluir
  4. EU LI MARIAN KEYES? AAAAAAAAAAAAAAAH *-*

    Tenho visto bastante as pessoas comentando que o filme é bem fiel ao livro (eu ando atrasada e ainda não conferi nenhum dos dois, SHAME ON ME AHAHAH), mas como ce disse... com a Jojo metida no circuito, não tinha como ela deixar pôr tudo abaixo, né?

    tô ansiosa pra ver *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.
      Ela foi a roteirista, deixou tudo coeso.
      SIM, VOCÊ LEU MARIAN KEYES!

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi, Teca!!

    Eu AMEI o filme também!! Chorei tanto que fiquei com dor de cabeça! Hahahaha
    E concordo com você sobre a fidelidade com relação ao livro. Mesmo cortando algumas cenas importantes, a essência é a mesma.

    A história é linda e apaixonante.
    Acho impossível não se encantar pela Lou e pelo Will. <3
    Até o Patrick ficou menos babaca com o Neville lindo interpretando... Hahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaai, Carol, é duro ser coração de manteiga!
      Hahahaha
      Impossível não amar esse casal, né?

      Beijooos

      Excluir
  6. Esse ator é gatíssimo, sério, muito lindo! E eu quero muito ler o livro e ver o filme.Eu vi essa cena da meia e achei mega fofa *-*, tô louquinha pra ver.A Lou parece ser mega fofa <3 <3

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, meu coração até derrete!
      Hahahaha

      Beijooos

      Excluir
  7. Minha irmã foi ver e disse que chorou até a última gota de água que tinha no corpo dela... hsuahsu
    Eu tô querendo muito ver também. Só tenho ouvido críticas boas sobre esse filme. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir