quarta-feira, 12 de abril de 2017

Alma? – Steampunk, sobrenatural, preternatural e Era Vitoriana


Quando falamos sobre livros da Era Vitoriana (1830, mais ou menos) na sociedade londrina em que pensamos? Lobisomens, vampiros, fantasmas e mulheres sem alma? Claro que não! E é por isso que Alma?, de Gail Carriger, publicado no Brasil pela Editora Valentina, é tão divertido! A obra foge do padrão de romances de época e mocinhas indefesas. Se tem algo que Alexia Tarabotti, protagonista da série O Protetorado da Sombrinha, não é é indefesa e podemos já ver isso logo nas primeiras páginas quando ela mata um vampiro, mesmo que não tenha sido a sua intenção.


Na sociedade criada por Gail Carriger seres sobrenaturais convivem perfeitamente bem com os humanos comuns. Há toda uma série de regras a serem seguidas e a harmonia conseguiu surgir. Muito se fala sobre os sobrenaturais, que tem excesso de alma, mas poucos conhecem os preternaturais, o caso de Alexia, que é a falta de alma. Os seus “poderes” consistem em anular a sobrenaturalidade, por isso ela é considerada uma ameaça ao mundo, mesmo que viva de certa forma sem expor a sua condição. Como se já não bastasse ser solteirona, a ovelha negra da família, fora dos padrões de beleza da época e filha de um italiano excêntrico!

Mas ser discreta não é o ponto forte de Alexia. Os problemas a perseguem - e a sua curiosidade também não ajuda muito. E ela acaba sempre no meio das investigações do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), que tem como líder Lorde Maccon, um lobisomem alfa de alcateia londrina com poucos modos, sem traquejo social e extremamente sexy.

Gail Carriger
Quando Alexia mata sem querer o vampiro durante um baile (Não foi sua culpa! Ele a atacou sem seguir as regras de etiqueta!), uma investigação começa, afinal, vampiros novos estão aparecendo – e isso é contra a lei – e vampiros velhos, principalmente os solitários, estão desaparecendo. Alexia se enfia no meio do DAS para ir a fundo dessa questão, afinal, o fato de ela ser preternatural a torna uma das principais suspeitas.

Alma?, primeiro livro de O Protetorado da Sombrinha, é divertido, sarcástico, diferente e cheio de personagens maravilhosos. Ele é do gênero steampunk (O que é isso? Segundo a Wikipédia: Steampunk também conhecido como Tecnavapor - diminutivo de ''Tecnologia a Vapor'' - é um subgênero da ficção científica. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época), algo que não vemos tanto por aí.

A escrita de Gail Carriger é dinâmica e rápida de ser lida, fora que a história tem uma fluidez muito boa, além de ser super interessante. O final dele, principalmente, é corrido e com bastante ação. Foi um livro que a história me fisgou e os personagens mais ainda. Alexia é uma cabeça dura de primeira linha, Lorde Maccon é um sem jeito total e Lorde Akedalma, vampiro espalhafatoso e melhor amigo de Alexia, é sem dúvida um dos melhores sugadores de sangue da literatura.

O Protetorado da Sombrinha conta com cinco livros, com quatro já publicados no Brasil. Ok, as capas não são as mais bonitas do mundo, mas não se deixe levar por isso. Leia mesmo assim.


Quem me indicou a leitura foi a Carol Garcia, do Livros Ontem, Hoje e Sempre, minha gêmea literária. Tudo o que ela diz que eu vou gostar, sempre acerta. E no caso de Alma? foi mais uma indicação que amei.

Recomendo bastante.

Teca Machado


14 comentários:

  1. Oi, Teca. Já tinha visto os lançamentos desse livro mas nunca me interessei porque nunca sequer tinha lido a sinopse, mas agora fiquei encantada! Agora entendi a referência sombrinha nas capas rsrs eu acho que deve ser uma história bem divertida, mas por ser uma série tão grande, não sei se conseguiria ler agora.
    Beijo! Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika, é super divertido, um livro super diferente!
      Acho que você pode gostar.
      :D
      Dá uma chance!

      Beijooos

      Excluir
  2. Essa história de ser completamente diferente do que é esperado de um romance de época, junto ao sobrenatural, me lembrou de Orgulho, preconceito e zumbis. Faz tempo que não leio algo envolvendo vampiros e lobisomens, ainda mais algo divertido, então certamente Alma? é uma ótima aposta!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, é uma excelente aposta!
      :D
      Tenho certeza que você vai se divertir e adorar a história.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi Teca! Eu gostei muito de Alma? foi um livro bem divertido e Lorde Maccon ficou no meu coração. Ainda não li os outros, mas ainda quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou doida para ler os outros, Mi!
      O Lorde Maccon realmente está no meu coração.
      <3

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Teca!
    Menina, acho que nunca tinha lido uma resenha desse livro. Precisava disso pra poder subir ele na lista de leitura. Adorei todos esses elementos que a autora colocou na história e com certeza vai ser uma ótima leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, é muito divertido!
      Eu morri de rir e me diverti muito!
      Lê logo, você vai gostar.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  5. Fiquei intrigada com essa convivência entre seres humanos e sobrenaturais. Adorei sua resenha, muito bem feito. Beijos

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      É uma história bem divertida e diferente.

      Beijoos

      Excluir
  6. Oi Teca,

    Li o primeiro livro da série e confesso que a história não me prendeu tanto.
    Espero que eu goste mais do segundo.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena, Jessica!
      Eu fiquei super envolvida pela história.
      Tenta o livro 2!

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi, Teca!!!

    Você sabe que ADORO a Alexia, né? Uma das melhores protagonistas que tive o prazer de conhecer. De verdade.
    Mal posso esperar para a Valentina publicar o quinto livro da série! <3
    Espero que tragam as outras sagas da autora porque a forma como ela escreve é realmente muito boa.

    Espero que realmente acabe gostando de todas as indicações que dei! Hahahahaha
    Estou com algumas suas aqui também que pretendo ler em algum momento breve... XD

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim!
      Graças a você eu conheci a Alexia, então, obrigada <3
      Sempre gosto das suas indicações.
      A gente é gêmea literária, né?

      Beijooos

      Excluir