Destruir para ler


Se você é um apaixonado por livros, provavelmente quase morre do coração quando ele amassa, rasga, macha ou sofre qualquer outro mau. Mas e se para ler o livro você precisasse destruí-lo?

Essa é a proposta da designer Helen Friel para a edição especial do conto “The Imp of the Perverse”, em português chamado de “O Demônio da Perversidade”, de Edgar Allan Poe.

Fotos: Site oficial de Helen Frien

A proposta vem por causa do conteúdo da história. Ela discute a voz dentro de todos nós que nos faz cometer coisas que sabemos que não devemos e que não irão nos levar a nenhum lugar bom, como ficar à beira de um precipício, apertar o botão vermelho e mutilar e destruir livros. Afinal, isso sim é uma perversidade sem fim, né?

Helen Friel fez cada página perfurada em um sistema de rede com textos em falta. Os leitores devem seguir as instruções simples para rasgar e dobrar os pedaços específicos para revelar os parágrafos completos. Pesquisando um pouco sobre ela vi que é especialista em livros interativos e engenharia de papel.



Essa destruição é projetada para dar ao leitor sentimentos conflitantes. “Eles mantêm o livro em sua forma perfeita? Ou irá desfrutá-lo e desmanchá-lo?”, questiona a artista.

Pelo que pudemos ver nas fotos, não parece que o livro fica tão ruim assim, só não fica como no original. Você teria coragem?


Teca Machado

9 comentários:

  1. nossa acho que nao teria coragem nao, ainda mais pq o livro é muito lindo! tipo destrua esse diário level hard esse aí hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão lindo, né?
      Nossa, esse foi level super hard, haha.

      Beijooos

      Excluir
  2. Olha, eu não sei se seria capaz. Quer dizer, não são muito apegada assim a objetos materiais, mas ainda assim né, é um livro rs. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Aii mdss, acho que tive um infarto só de ler sobre esse livro.
    Mas parece ser bem interessante descobrir assim a leitura. Algo que causa imersão.
    Amei sua resenha.
    Quero destruir esse livro.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Essa é uma super imersão, que vai mexer com nosso psicológico.

      Beijooos

      Excluir
  4. Sou tão apegada aos meus livros, acho que não teria coragem rs
    Novo post no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apegada, mas essa é a proposta dele, então acho que eu ficaria bem na dúvida se faria ou não.

      Beijooos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.