quarta-feira, 26 de setembro de 2018

TAG E(leitor)


Você é um e(leitor)? Eu sou!

Nessa vibe de eleições que estão chegando e todo mundo só sabe falar sobre isso, achei interessante a TAG E(leitor) criada pela Carol, do blog A Colecionadora de Histórias. Como há anos eu não respondia uma, decidi me aventurar por essa.

Eleições 2018 
O melhor livro e o melhor personagem de 2018 (até o momento)


Arte da Charlie Bowater, espécie de ilustradora oficial da série

Vai ser um festival de Sarah J. Maas por aqui, porque ando alucinada nessa mulher e nos seus livros. Então o melhor livro do ano (e um dos melhores da vida!) é Corte de Névoa e Fúria. Li em janeiro e ainda não superei essa maravilhosidade incrível. E o melhor personagem de 2018 é o Rhysand, porque, gente, como não amar todas as camadas desse crush literário que todos deveriam conhecer?


Promessas vazias
O livro tinha uma capa linda, uma premissa maravilhosa, só recebia elogios, e no entanto... 


A Menina da Neve, de Eowyn Ivey. Capa linda – e um marca página mais lindo ainda que veio junto -, ganhou prêmios literários, mas, céus, que livro difícil de ler. Não é que seja ruim, é bom, baseado num conto de fadas russo, mas é intrincado e lento demais. Me deu preguiça dele.


Essa causa eu apoio 
Um livro que aborda uma temática que você acha importante. 


Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick. Além de ser um livro incrível, sensível e que te dá nós e nós na garganta, fala sobre suicídio, depressão, ética, assassinato e até mesmo nazismo. Mas o foco principal é como os traumas podem marcar tanto a vida de alguém a ponto de sentir que não há mais como seguir em frente, em que tudo o que pode fazer é matar e morrer. 


No meu governo... 
Qual clichê literário você proibiria na "Constituição dos Autores"?


Não posso dar muito opinião nesse caso porque eu adoro um clichê nessa vida, mas talvez esse joguinho de “te odeio, te amo” pode cansar, se não for bem escrito.


Voto de confiança
Um livro que você ainda não leu, mas acha que tem grandes chances de favoritar.


Asiáticos Podres de Ricos, de Kevin Kwan. Além da capa linda, uma sinopse que me chama a atenção e vários elogios feitos por leitores em quem confio, esse livro tem vários elementos que adoro na literatura. 


1% das intenções de voto
Essa é a hora de indicar aquele livro que ninguém conhece, mas você ama.


No Escuro, de Elizabeth Haynes. Esse é um dos melhores thrillers psicológicos que já li. A autora não é tão conhecida, mas seus livros valem a pena demais!


Numa democracia, vence a maioria, mas todos devem ser ouvidos 
Deixe aquela sua opinião polêmica sobre o livro que todo mundo gostou, menos você ;) 


A série A Garota do Calendário, de Audrey Carlan. Ai, gente, todo mundo adora, todo mundo ama, todo mundo fala super bem da protagonista. Mas para mim foi muito forçado, muita encheção de linguiça e muito sexo para pouca história. E olha que eu li os 12 livros, para pelo menos falar mal com propriedade.


Quando o horário eleitoral rende boas risadas
Um livro que mais te divertiu do que qualquer outra coisa.


Como (Quase) Namorei Robert Pattison, de Carol Sabar. Só pelo título a gente já vê que deve ser divertido e eu ri muito, curti horrores a leitura e ainda fiquei com as pupilas dos olhos em formato de coração, de tão fofo que é.


Mandato de 4 anos
 Se você fosse obrigado a escolher um único autor para ler nos próximos 4 anos, quem seria? 


Como ando numa vibe extremamente de Sarah J. Maas a escolhida da vez é ela.


É golpe! 
Se um vilão literário tomasse o poder do país, quem você gostaria que fosse e por quê? 


Ah, gente, eu adoro um vilão! Eles muitas vezes são a alma do livro. E vou ser bem polêmica e escolher a Cersei Lannister, da série Crônicas de Gelo e Fogo (Game of Thrones), de George R. R. Martin, por mais que não seja propriamente dita uma vilã. Acho a “rainha louca” maravilhosa, diva, maluca e destruída por dentro.


O discurso perfeito
Parece que esse livro foi feito para me agradar! 


Todos da Carina Rissi, principalmente a série Perdida. Essa mulher tem o poder de fazer me apaixonar por todos os livros dela. Tem tudo o que eu gosto: Romance de época, uma protagonista divertida, um mocinho lindo e delicioso, trama envolvente e aquele toquezinho de drama para nos dar uns sustinhos.


Que debate!
Dois personagens de livros diferentes que você gostaria de ver juntos na mesma história. 

Fanart de Jace Wayland

Fanart de Nove

Jace, de Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare -  e Nove, de Os Legados de Lorien - de Pittacus Lore. Ia rolar muita ironia e tiradas sensacionais.


Voto é secreto! 
Mas eu sei que tu quer contar o spoiler daquele livro pra todo mundo! Hahaha. Mostre o livro e nos conte, mas seja discreto e não esqueça de deixar a LETRA EM BRANCO, ok? 


Ninfeias Negras, de Michel Bussi. Se quiser ver o spoiler, selecione com o cursor do mouse o texto a seguir: Geeeeeeeeeeeeeeeeente, você passa o livro inteiro achando que as três mulheres  protagonistas são diferentes, mas no fim das contas é a mesma, em diferentes fases da vida. Você só se dá conta lá no finalzinho da história. Passa o livro inteiro tentando montar o quebra-cabeça, mas ele estava ali o tempo inteiro e você não viu. É simplesmente sensacional e é basicamente impossível descobrir esse plot twist antes da hora.

*** 

Quais livros e personagens ganhariam a sua eleição?

Teca Machado

16 comentários:

  1. Oi, Teca
    Acho que vou fuçar os blogs atrás dessa tag só pra descobrir o spoiler, porque EU AMO! Eu ainda não acho a escrita da Sarah tão incrível assim, mas sabe como é, só li um livro dela, preciso conhecer mais para opinar. Se você me mostrar um leitor que tenha gostado de A garota do calendário, eu tiro meu chapéu. Essa série tem altos e baixos, mais baixos se a gente pensar.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha
      Jura?
      Odeio receber spoiler, mas amo dar. :X
      Sou uma péssima pessoa, hahaha.
      Ah, mas você leu o mais fraco deles, que é uma introdução a toda história.
      Leia os outros.
      Cara, eu achei A Garota do Calendário muito fraco, mas conheço várias pessoas que gostaram.

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi Teca!
    Que legal vc ter respondido a tag! *-*
    Menina, eu tbm AMEI No Escuro! As pessoas deviam falar mais sobre esse livro!
    Eu realmente preciso ler os livros da Sarah J Maas, parece q o mundo concorda q são todos bons kkk
    Adoro a Carina Rissi! ♥
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei essa TAG muito boa!
      Parabénns!
      Siiiiiiiim, No Escuro é muito bom, mas as pessoas nem sabem que ele existe.
      :(
      Leia a Maas!!!!

      Beijooos

      Excluir
  3. eu adoro tags literárias, sao sempre tao criativas! adorei os livros que vc mostrou, faz tempo que quero super ler perdão

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, Perdão é muito bom e tocante.
      Vale a pena demais!

      Beijooos

      Excluir
  4. Hey Teca! Quando tempo, menina...
    Nessa época de eleições, acho que já vi tanta gente discutindo e desfazendo amizades que ver uma tag assim arranca risos demais! Sabia que Sarah J. Maas ia estar em destaque - afinal, que mulher! Principais pontos: no meu governo, também excluiria essa coisa do "te odeio, te amo". Por mais que, assim como você, ame de paixão os clichês, esse tipo já está me dando nos nervos! Outro ponto são os livros da Carina Rissi, que acho que é a escritora brasileira que mais me conquistou com os romances. São muito bem escritos, os personagens maravilhosamente bem trabalhados e tem uma leitura muito rápida e fácil.

    Adorei demais a tag!

    Beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah!
      Melhor coisa para rir nessas eleições, né?
      Só assim para a gente distrair.
      :P

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi, Teca!

    A gente e o nosso amor pela escrita divertida da Carol Sabar né hahaha quero mais livros dela, aliás!! Não admito ela estar fazendo outra coisa a não ser escrever hahahaha. Eu mal aturei o primeiro livro da série da Garota do Calendário, então te entendo total.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca, tudo bem??

    Menina que tag legal ein... até eu que não curto política adorei ler as tuas respostas, até salvei para responder nesta semana tensa de eleição.

    Eu li Corte de Névoa e Fúria e amei de todo o meu coração... as partes finais me arrasaram por dentro rs. No Escuro, eu tenho este livro já faz um tempo e nunca tinha visto ninguém falar dele, sabendo de sua opinião, me despertou a curiosidade. Acredite que eu o comprei pela capa. Eu gosto dos livros da séria A Garota do calendário... eu vejo história nele, ainda que de forma resumida. Não amo de paixão, não fico nas nuvens, mas eu curto a personagem e adoro dar risadas com ela e respeito e muito sua opinião em não gostar. Um xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa TAG é para quem não curte política, hahaha.
      Corte de Névoa e Fúria é para despedaçar nosso coraçãozinho cheio de amar, hahaha.
      Leia No Escuro é incrível!
      Comprei pela capa e pelo preço, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi
    Quero ler Perdão, Leonard Peacock, se acredita que tenho Asiáticos Podres de Ricos e ainda não li por falta de tempo. Já li no Escuro e é um ótimo livro, apesar de ser meio pesado. Penso a mesma coisa dos livros da Carina.
    Gostei da TAG.


    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Perdão é MUITO bom!
      É de mexer com nosso coração.
      Asiáticos quero muitoooo ler!

      Beijooos

      Excluir
  8. Oiii Teca

    Eu quero ler No Escuro faz um tempão, antigamente lia varias resenhas indicando esse thriller.
    Corte serás meu próximo livro e eu to tão ansiosa. Li Corte de Espinhos e Rosas há pouco tempo, gostei muito mesmo e pelo visto esse segundo tem grandes chances de eu favoritar. Asiáticos me lembra demais Gossip Girl e como não gostei de GG nem coloquei Asiáticos na lista mas quero ver a adaptação.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivy, No Escuro vale a pena demais!
      É pesado, mas é incrível.
      E leia Corteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
      Nossa, o segundo samba na cara do primeiro - e olha que ele é super bom!

      Beijooos

      Excluir