sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Em Pedaços, série Recomeços - Resenha


Quando li Mais Que Amigos, da Lauren Layne, que recebi da Editora Paralela (Companhia das Letras) – resenha aqui – fiquei tão apaixonada pelo modo dela escrever e pela maneira deliciosa que construiu o maior dos clichês, que soube que queria ler muito mais da autora. Por sorte o grupo editorial me enviou logo depois Em Pedaços, também dela, o primeiro volume da série Recomeços. E posso dizer que gostei ainda mais desse do que do anterior.


Em Pedaços é uma releitura moderna de A Bela e a Fera. Temos aqui um veterano de guerra com sequelas físicas e emocionais do seu tempo no Afeganistão e uma garota que deseja fugir da sua vida depois de partir o coração das duas pessoas que mais amava. Ele deseja se afundar em autopiedade e desespero. Ela procura uma espécie de redenção.

Paul voltou do Iraque há alguns anos, mas simplesmente não consegue seguir em frente. Seu rosto possui cicatrizes, uma das suas pernas sofreu danos e ele viveu momentos de horrores em que perdeu amigos e parte da sua vontade de viver. Já Olivia faz parte da nata da sociedade nova-iorquina, mas decepcionou seu namorado e seu melhor amigo e simplesmente não consegue mais ficar na cidade, perto de tudo e todos. Ela quer absolvição dos pecados, então vai para o Maine, no cargo de cuidadora de um veterano de guerra. Imagina que irá encontrar algum homem com sérias restrições físicas, mas na verdade trabalha para Paul, que apesar das marcas e de um mau-humor terrível, é um homem lindo e que desperta emoções que ela nunca sentiu.

A leitura de Em Pedaços é fluida e deliciosa, me conquistando logo no começo. Como a história é contada em primeira pessoa em capítulos alternados entre os dois protagonistas, temos uma visão bem mais intimista e completa do enredo. Conhecemos Paul a fundo e todo o motivo por ter aparentemente desistido do mundo, assim como Olivia e tudo o que essa jornada pelo Maine muda nela.

Lauren Layne
Tanto Olivia quando Paul são bem construídos. Claro que as feridas emocionais dele são muito mais profundas e complexas do que as dela, mas nem por isso a autora desmerece o sofrimento que a personagem tem. Ambos se encontram num momento em que precisam de cura e de alguém que os diga que são bons, e encontram isso um no outro. Paul é terrível, mau humorado, grosso e mesmo manipulador, mas seu coração é enorme – ainda que destruído – e a mudança que a chegada de Olivia tem nele é visível. Aos poucos e de maneira muito natural Lauren Layne nos apresenta o Paul verdadeiro, por baixa das armaduras da dor. E Olivia era a moça fofa, boa e doce, que perto do seu veterano de guerra descobre um lado atrevido, sarcástico e sexy, além de tudo o que já era. Sim, ela errou, mas quem nunca? Ela se pune diariamente e quer pagar pelos problemas que causou.

Em Pedaços é considerado um livro adulto, por conter cenas de sexo. Tem até mesmo um aviso na capa do livro, mas já li outros muito mais “pesados” que não continham essa recomendação. Lauren Layne não pesa a mão, não coloca cenas calientes só por colocar. Pelo contrário, todas as vezes que há algo nesse sentido tem um motivo para o enredo. Não é só sexo por sexo, como aconteceu em Despertar, de Nina Lane, e me incomodou muito. E fiquei muito feliz que a autora não exagerou em quantidades de cenas do tipo, o que é ótimo para o desenrolar da história.

Esse primeiro volume da série Recomeços me fez suspirar em vários momentos e mesmo emocionar em outros. A dor deles foi mostrada de uma maneira que fez com que eu me importasse. E isso é um dos pontos positivos do livro. Quando o autor faz com que você se importe com os personagens, cumpriu seu objetivo.

Não consegui achar notícias do livro dois de Recomeços, mas há o e-book de Como Num Filme, que é o prequel da série e, é claro, me deixou muito interessada. Porque como eu disse quando li Mais Que Amigos, quero tudo de Lauren Layne.

Recomendo.

Teca Machado


5 comentários:

  1. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️ ..



    Meu Blog: Blog da Regina

    ResponderExcluir
  2. ainda nao conhecia e já achei super interessante essa versao real da bela e a fera com um ferido de guerra, me interessei em ler sim!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Teca,
    Tem tudo para ser uma leitura que me prenderá do início ao fim.
    Eu sou apaixonada por histórias assim e nem me incomodo com os clichês, as vezes, eles são muito bem vindos!
    E já quero toda essas série no meu kindle, HAHAHA.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca!
    Eu tinha me interessado bastante por essa história, mas dps li umaa resenhS negativas e fiquei receosa...
    Ainda vou dar uma chance a autora qlqr dia desses! 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir