segunda-feira, 4 de março de 2019

Livros sobre livros


Se você está aqui, podemos afirmar com certeza que você gosta de livros e de literatura, certo? Leituras fazem parte da sua vida. E quando a leitura fala sobre literatura? Fica melhor ainda! Provavelmente você já leu alguma obra que tem como foco essas histórias maravilhosas que amamos. Pensando nisso, trouxe um apanhado de livros que falam sobre livros.

1- Trilogia Mundo de Tinta, de Cornelia Funke – Resenha aqui


O mais legal dessa trilogia, composta por Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta, é que nela se realiza um dos maiores sonhos de todo leitor: trazer para o mundo real os personagens da história ou ser transportado para o universo literário. “Meggie e seu pai Mo têm uma habilidade especial: Tudo o que leem em voz alta vai para fora das páginas. Mas quando trazem para o mundo real Capricórnio, um terrível vilão, precisam consertar seus erros”. O primeiro volume foi transformando em filme e tem Brendan Fraser no papel principal.


2- Amor nas Entrelinhas, de Katie Fforde


Não sobre livros propriamente ditos, essa obra fala sobre o mercado editorial e quem trabalha nele. “Prestes a ficar desempregada, Laura Horsley acha que o convite para ajudar na organização de um festival literário veio bem a calhar. Mas quando recebe a missão de convencer o famoso escritor Dermot Flynn a comparecer ao evento, ela é dominada pelo pânico. Dermot é temperamental, nunca sai de casa e enfrenta um bloqueio criativo. É também o escritor favorito de Laura, além de extremamente atraente e dono de uma longa lista de conquistas amorosas”.


3- Um Best-Seller Para Chamar de Meu, de Marian Keyes – Resenha aqui


A irlandesa Keyes é famosa pelos seus livros divertidos, engraçados e que nos emocionam. Nesse enredo com três protagonistas não é diferente. “No seu caminho para o sucesso, a agente literária Jojo Harvey não esperava se apaixonar por um dos seus chefes – e justamente o casado. O romance de estreia de Lily Wright, cliente de Jojo, é um sucesso instantâneo, mas seu segundo livro se nega a sair de sua cabeça, enquanto lida com a culpa de ter roubado o namorado de sua melhor amiga. Enquanto isso, os e-mails hilários da recém-abandonada Gemma Hogan chamam a atenção de Jojo, que a aceita como cliente”.


4- O Nome da Rosa, de Umberto Eco


Esse é um famoso conhecido! Transformado em filme em 1983, com Sean Connery, pela sinopse você não pensa que é um livro sobre livros, mas é bastante. “Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano na Itália, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias, conduz uma narrativa violenta, que atrai o leitor por seu humor, crueldade e erotismo”.


5- Fahrenheit 451, de Ray Bradbury


Escrito logo após a Segunda Guerra Mundial, quando a propaganda nazista anti-intelectual estava muito viva na cabeça das pessoas, essa é uma distopia considerada clássica. “Num futuro incerto, mas próximo, um governo totalitário proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre.




E vocês, tem mais algum livro sobre livros para me indicar?

Teca Machado

22 comentários:

  1. Oiii Teca

    Um bestseller pra chamar de meu tem pinta de ser tão gostosinho! Lendo teu post lembrei na hora tb do livro da História sem fim, é um livro sobre outro livro, ah eu amava tanto os filmes dele.
    Da lista mesmo não li nenhum, mas essa trilogia da Cornelia é mega elogiada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, Um Bestseller Para Chamar de Meu é bem legal!
      Eu adorei, assim como a trilogia maravilhosa da Cornelia.

      Beijoooos

      Excluir
  2. Já li alguns da Marian Keyes e acho bem divertido: Férias, Melancia, Sushi, etc.
    Blog em recesso até quarta dia 6
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ..

    Meu Blog: Resultado Axé da Sorte

    ResponderExcluir
  4. ah amei essas indicações de romances que falam sobre livros, eu li farenheit agora no começo do ano e o nome da rosa ta na minha TBR da vida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Alagoas dá Sorte

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca!
    Eu adorava o filme Coração de tinta!
    Amor nas entrelinhas eu tenho aqui em casa e ainda não li, rs. Preciso ler tbm Farenheit.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ótimas indicações, Teca. Amo fahrenheit!!!

    A trilogia mundo de tinta parece ser fantástica.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey Teca! Como vai? Menina, uma colega minha indicou milhares de vezes Coração de Tinta mas sempre esqueço que ele está naminha listinha, acredita?! Fico me imaginando com esse dom que a protagonista e o pai dela tem... Ia tirar tantos mocinhos incríveis e tantas personagens secundárias que são as "super amigas"!
    Não li nenhum dos seus indicados ainda, mas pretendo. A vibe da postagem me fez lembrar da indicação da Karine (Kabook Tv) sobre A Guardiã de Histórias (que também não li, shame on me). Conhece?

    Beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah!
      Conheço, mas não li ainda.
      Coração de Tinta é muito legaaaal!
      Por favor, lembre-se dele, hehe.

      Beijooos

      Excluir
  9. Oi Teca
    Eu amo livros que falam de livros ou de blogs porque sempre posso me ver nas histórias. Só tenho Amor nas entrelinhas e até hoje não li, acredita? Parece ser bem legal, só não gosto dessa capa.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho, mas não li.
      Sempre quero ler, mas aparece algo mais urgente!

      Beijooos

      Excluir
  10. Oi, Teca.
    Não li nenhum desses livros, mas já percebi que são grandes indicações.
    Já vi o filme, mas não é a mesma coisa.
    Gostei especialmente do Um best seller pra chamar de meu.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é legal, mas os livros são incríveis!
      Um Bestseller Para Chamar de Meu é muito legal mesmo.

      Beijooos

      Excluir
  11. Oi Teca,
    Não conhecia nenhum dos livros citados então gostei das dicas.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir