sábado, 2 de maio de 2015

Um Best Seller Para Chamar de Meu: Livro sobre livros


Livros sobre livros tem um lugar reservado no meu coração. Livros sobre livros da Marian Keyes tem um lugar ainda mais especial. Foi o caso de Um Best Seller Para Chamar de Meu, um chick lit que peguei em parceria com a Livraria Janina. Da autora já resenhei Casório (Meu preferido) e Melancia.


A autora nos apresenta mais uma vez uma história engraçada, divertida, com personagens reais e marcantes, reviravoltas e bom humor mesmo quando a situação está feia. Apesar das 740 páginas, a leitura foi super rápida e fluiu muito bem. Mas pensem num livro pesado para segurar enquanto lê. Tive dois pequenos acidentes com aquele tijolão escorregando da minha mão e aterrissando no meu nariz. Se você pensa que o celular cair no rosto é ruim, é porque nunca sentiu o peso de um livro da Marian Keyes.

Um Best Seller Para Chamar de Meu tem três protagonistas: Gemma, Lily e Jojo. Gemma e Lily narram seus capítulos em primeira pessoa e Jojo em terceira. As três mulheres têm a vida entrelaçada principalmente devido a livros e ao mundo das editoras.

Gemma está arrasada. Há três anos Anton, o amor da sua vida, terminou com ela e ainda não conseguiu superar. Principalmente porque foi Lily, uma das suas melhores amigas, que roubou o rapaz dela. Agora, para piorar, após 35 anos de casamento, seu pai saiu de casa para morar com a secretária, que diga-se de passagem é apenas dois anos mais velha do que Gemma. Ela precisou voltar a morar com a mãe para cuidar dela, já que a velha senhora tem um piti toda vez que Gemma sai de casa, seja para trabalhar, seja para ir à farmácia. Como válvula de escape, a garota escreve e-mails engraçados e profundos para uma amiga.

Marian Keyes
Lily é uma escritora recém-descoberta e publicada. Num momento triste da sua vida escreveu As Poções de Mimi, que virou um best-seller sem que ela esperasse. Vivendo com Anton, ex de Gemma, e a filha do casal, ela pensou que seria fácil escrever outro livro, já com contrato assinado com a editora e adiantamento recebido. Mas criar uma nova história é cada vez mais difícil quando se está atolada até o pescoço com dívidas, reforma da casa que nunca termina, empréstimos bancários e crise no casamento.

Jojo é um escândalo de linda. Ruiva, alta, peituda e bem sucedida, ela é o sonho de todo cara e inveja de toda mulhere. Ela é uma agente literária, a mais produtiva da empresa em que trabalha. É a responsável pelo livro de Lily e também de um manuscrito de e-mails de uma mulher meio doida que escreve para uma amiga sobre o pai ter saído de casa após 35 anos de casamento, no caso Gemma. Mas nem tudo são flores para Jojo. Ela tem um caso com Mark, um dos sócios da empresa, que é casado e com filhos. Mortificada pela culpa, mas loucamente apaixonada, ela fica dividida entre fazer o certo ou ficar com o cara dos seus sonhos.

A vida das três mulheres é bem real. Cheia de altos e baixos, situações boas e ruins. Elas mesmas são cheias de defeitos e também de qualidades. É muito fácil se identificar com as personagens ou enxergar nelas pessoas que você conhece. Marian Keyes sabe dar profundidade sem cair no melodrama. Só achei os capítulos de Lily meio enjoados. Das protagonistas, ela foi a que eu menos gostei. Sombria, reclamona, fatalista, ela às vezes me cansava. Já Gemma é divertida na sua falta de noção e Jojo no seu intenso modo de viver.

Uma leitura deliciosa e leve, Um Best Seller Para Chamar de Meu nos faz conhecer um pouco mais o cruel mercado literário e os processos de publicação de um livro. Para quem gosta do tema, é um prato cheio!

Recomendo.

Quer um para chamar de seu também? Tem aqui na Livraria Janina.

Teca Machado

18 comentários:

  1. Nossa amei, eu fiquei morrendo de vontade de ler. Adorei a sua escrita, mil beijos ^.^

    Vanessa | www.closetdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Ele é bem legal. Vale a pena ler.

      Beijoos

      Excluir
  2. Pareceu ser um livro ótimo, realmente.
    Eu gosto muito da escrita da Marian, adorei Melancia e Férias, embora esteja empacada como Sushi hahah

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empacou com Sushi? Eu gostei tanto dele também, hehe.
      Mas esse é mais legal.

      Beijooos

      Excluir
  3. Adorei sua resenha! Faz um tempão que não ouço falar sobre a Marian Keyes... Antes os livros dela estavam por todos os lados - principalmente "Melancia" - agora não vejo muito...
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, estou adicionando na minha lista de desejados agora. Parece ser uma história bem divertida, adorei a resenha e indicação!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ela já foi mais falada há um tempo.
      Acho que faz tempo que ela não lança nada muito estrondoso, hehe.
      Que bom que gostou, fico feliz.

      Beijooos

      Excluir
  4. Devo confessar que tenho um caso de amor & ódio com Marian Keyes. O primeiro livro que li dela foi o clássico Melancia (e adorei), mas infelizmente depois peguei o Casório e simplesmente odiei. Acho que foi um dos piores livros que já li na vida. Me afetou tanto que estou com Cheio de Charme na prateleira há muito tempo e não tive coragem de pegar ainda.
    Eu também adoro livros sobre livros e quem sabe um dia minha opinião melhore e eu pegue esse também. xD
    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, eu amei Casório, haha. Foi um dos que mais gostei.
      Pena que você não gostou.
      Mas esse é muito bom. Espero que leia e passe a birra com a autora.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  5. O título já é bem interessante! Muito boa sua resenha! Nunca li livros dessa autora, mas tenho vontade desde a época de Melancia. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título foi uma das coisas que mais me chamaram atenção nesse livro.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi Teca! Como vai? Tava com saudades de passar por aqui! Gostei muito da resenha, ainda não li nada da autora, essa parece ser uma boa pedida! Acho muito bacana livros que falam sobre livros rss, acho meio provocativo!

    Bjs

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros sobre livros.
      Acho tão irônico, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi Teca!
    Sempre quis ler algo da Marian Keys, mas acho os livros dela tão caros :/

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, bem caros.
      Sorte que esse eu comprei em promoção.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  8. Oiiii :D
    Gostei de como voce fala sobre o livro. Eu nunca li nada dessa autora, embora já tenha ouvido falar de "Melancia" ^_^
    Tenho que admitir que não sou uma leitora tão assídua, mas tenho alguns livros do coração ^__^

    Uma ótima semana pra voce Teca.
    Beijinhos
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maki!
      Sempre tem uns que moram no coração, né?
      Melancia é bem bacana, assim como esse.
      Leia algum, quem sabe você gosta.

      Beijooos

      Excluir
  9. Dessa Autora já li o Melancia e gostei bastante. Depois vou olhar esse pra ler também, porque pela (ótima) resenha acho que vou adorar! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, se já leu algo dela e gostou, a gente de gostar desse é bem alta.
      :)
      Eu adorei.

      Beijooos

      Excluir