terça-feira, 5 de maio de 2015

Vingança Mortal – Livro nacional de suspense


Nesse universo bloguístico de vez em quando nos deparamos com pessoas incríveis que se não fosse por essa ferramenta de comunicação dificilmente íamos encontrar por aí por causa das distâncias físicas. Conheci muita, mas muita gente bacana na peregrinação por posts, comentários e autores. Uma delas foi a Raquel Machado, escritora, que fez comigo uma troca de livros. Me enviou o seu Vingança Mortal e eu mandei o meu I Love New York. Enquanto o meu é um chick lit açucarado, o dela é um suspense que envolve traição, mistério, mortes, suspeitas e até mesmo tráfico de drogas.


A cada livro nacional que leio, acredito ainda mais no poder e na qualidade da literatura brasileira. Temos alguns autores incríveis por aqui que não ganham espaço em editoras e nem nos grandes meios, mas que merecem destaque e muita divulgação. Quem fala que no país não tem literatura de qualidade é porque nunca nem se dignificou a ler. Simples assim.

Em Vingança Mortal, Brenda volta à cidade natal depois que Nicole, a melhor amiga da época de escola, morre em um acidente de carro. Por mais que tenham perdido contato ao longo dos anos, Brenda ainda sente um carinho muito grande por ela, tanto que fica preocupada ao constatar no velório que o corpo de Nicole parece ter sido vítima de facadas, não apenas de uma batida de automóvel.

Raquel Machado
Ao voltar para casa, muitas perguntas ainda rondam a mente de Brenda, por isso começa a investigar o caso por conta própria. Cada vez mais pistas aparecem e todas envolvem seu grupo de amigos daqueles anos escolares. Isso leva a protagonista a voltar às suas origens para descobrir que ninguém é o que parece e que as pessoas mudam, que tomam rumos completamente diferentes do que aqueles que pareciam o caminho quando eram apenas adolescentes.

Raquel Machado vai te envolvendo na trama e, quando você percebe, o livro acabou. Eu mesma li em apenas uma tarde. Além de estar concentrada na história, ele é bem curtinho, com 100 e poucas páginas. Isso é bom no sentido de que a autora não enrola, vai dando as informações para o leitor e ele tenta montar o quebra-cabeça junto com Brenda. 

Na maior parte do tempo, Vingança Mortal é narrado em primeira pessoa por Brenda e é cheio de flashbacks da adolescência do grupo de amigos. Mas alguns capítulos são escritos em terceira pessoa, mostrando fatos em locais que Brenda não tem acesso e com personagens que estão fora do seu alcance.

O desfecho é corrido e nenhum pouco previsível, fora que a autora não tem medo de matar seus personagens (Eu super tenho medo de matar os meus. Sou sensível, afinal, eles são meus filhos! Haha). Eu até desconfiei de quem era a autoria de tanta coisa ruim acontecendo, mas não tinha certeza.

Raquel, obrigada por me propiciar a leitura de um livro tão bom e de um dos gêneros que eu mais gosto.

Recomendo.

Teca Machado


12 comentários:

  1. Oi Teca!
    Gostei muito da resenha, deu pra ver que você realmente gostou do livro.
    Suspenses estão entre meus gêneros favoritos, faz tempo que não leio nada do tipo. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto demais do gênero.
      Um dos meus preferidos.
      Adoro ser surpreendida.

      Beijoos

      Excluir
  2. nossa que bacana! confesso que conheço pouquissimos autores brasileiros que escrevem nesse estilo, achei um maximo conhecer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucos, né?
      Bom saber que tem uns doidos por aí, haha.

      Beijooos

      Excluir
  3. Teca... acabei de ver um blog falando deste livro! Não é possível... é um sinal... vou ter que ler!! huahauhaua
    Estou esperando o sorteio da Hellz, pra ver se eu ganho o seu!! hauahahauhauah
    Teca, tô só babando nas suas fotos do face, viu?? invejinha branca pra vc! rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujuuuuuu, hahaha.
      Pode babar nas fotos.
      :P
      Seu livro já está a caminha.

      Beijoooos

      Excluir
  4. Que bacana, nao conhecia esse livro e parece ser muito bom, adorei a dica!

    http://thayanepontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Super concordo com o que você disse de quem critica literatura nacional. Acho que as pessoas ficam muito presas aos clássicos da época que eram obrigadas a ler livros na escola e ficam espalhando essa grande mentira por aí. Hoje em dia, nem os clássicos eu acho rui mais. A verdade é que só não gostava de ler obrigada, por pressão... rs

    Adorei a resenha. O livro parece ótimo! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você lê por prazer, é outra história, né?
      Bem melhor.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi querida,
    Como você mesma comentou acima é simplesmente mágico podermos ter acesso a outras pessoas e conseguir fazer amizades assim. Super me identifiquei com você desde o início e fico muito feliz mesmo que você tenha gostado do meu livro. Obrigada pelo apoio de sempre queri.
    Beijos
    Raquel Machado
    Xará de sobrenome
    Escritora Vingança Mortal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xará de sobrenome, foi uma ótima experiência.
      As Machados vão dominar o mundo, haha.
      Imagina, de nada.
      Agradeço o apoio também.

      Beijooos

      Excluir