sexta-feira, 29 de maio de 2015

"Em caso de emergência: coma esse livro!" - Por Emily Antonetti


Há de se ponderar que o Jeep seria um dos veículos mais porretas para um possível apocalipse maluco. Pense nisso, ele é conhecido por sua durabilidade e capacidade off-road - além de ter um papel de destaque em quase todos os filmes e séries sobre zumbis desde "A Noite dos Mortos-Vivos". Certo? No entanto, a britânica Land Rover está disposta a oferecer uma pequena competição saudável nesse quesito "fim de mundo": incluiu um guia de sobrevivência comestível ao automóvel!

(Imagem: reprodução/Y & R Dubai - "In Case of Emergency: eat this book", Land Rover)
A famosa marca de veículos, em parceria com a agência de publicidade Y & R Dubai, criou um manual de sobrevivência que serve como um valioso suplemento ao tradicional manual do proprietário: "In Case of Emergency: eat this book". A princípio voltado para o mercado no Oriente Médio, o guia oferece os conceitos básicos para sobreviver no Deserto da Arábia e, em caso de extrema necessidade, pode ser ingerido. Já que os desafios no deserto seriam muitos: altas temperaturas, falta de água e, talvez, palavras de apoio. Se você não é telespectador assíduo do Discovery Channel e perdeu todas aquelas informações úteis sobre o mundo afora não se preocupe. Especialistas já fizeram isso por você. Eles pesquisaram sobre todos os animais e plantas nativas que as pessoas pudessem encontrar no local e como eles poderiam ser usados para sobreviverem. Assim como, estudaram a topografia da região e colocaram à disposição um mapa para orientar as pessoas em um trajeto seguro.  

Tudo foi milimetricamente pensado em "nível hard" de aventuras para a vida real. O super guia é feito de um papel de fécula de batata - especialmente desenvolvido para a confecção do pequeno livreto. A impressão só foi possível ao utilizarem uma tinta à base de glicerina, dando-lhe um sabor ligeiramente doce e aquele impulso de energia para a desafiadora jornada. O metal em espiral da encadernação banca o espeto de cozinha improvisado e, para completar, ele vem acompanhado por uma embalagem reflexiva - semelhante a dos exércitos - que pode ser utilizada como sinalizador para pedir ajuda. Vale destacar que, mesmo lacrado, o livro tem um prazo de validade de até, no máximo, dois anos. 

(Imagem: reprodução/Y & R Dubai - "In Case of Emergency: eat this book", Land Rover)
(Imagem: reprodução/Y & R Dubai - "In Case of Emergency: eat this book", Land Rover)
(Imagem: reprodução/Y & R Dubai - "In Case of Emergency: eat this book", Land Rover)
Mas, como você poderia se perder e necessitar dele mesmo? Eles explicam: "há traição e perigos por toda parte. Você poderia despencar de repente em uma vala por centenas de metros. Ficar submerso em uma duna em colapso. Ou ficar desorientado em uma tempestade de areia e acabar o combustível. E, se você tiver sorte suficiente para sobreviver a tudo isso, ainda há desidratação, fome, insolação, alucinações e criaturas com pomposos nomes em latim para você lidar". 

Não tenho certeza do quão apetitoso um manual de sobrevivência poderia ser.. mas, se rolar um inevitável apocalipse zumbi você pode ter que recorrer à medidas drásticas. Ideal não seria. Porém, com o valor nutricional de um cheeseburguer (372 calorias), só ele poderia salvar sua vida um dia. Melhor prevenir do que remediar. Aliás, o recomendável é não comer de uma só vez e racionar algumas páginas. E, principalmente, não se esqueça de ler antes de mandá-lo para o seu sistema digestivo - você pode perceber que engoliu todas as informações necessárias para mantê-lo vivo à longo prazo.

E não para por aí. A empresa criou recentemente outro livro que promete dar uma mãozinha na camuflagem perante a natureza selvagem: o "Personal Extinction Prevention Book"Além de dar dicas sobre como se proteger de animais perigosos, ele literalmente o faz. Cada página possui um pacote selado que contém lenços umedecidos em óleos naturais e ingredientes voltados à repelir ou neutralizar a ameaça oriunda dessas criaturas. O banho, na base da gambiarra, pode salvar a sua pele, literalmente.   

(Imagem: reprodução/Y & R Dubai - "Personal Extinction Prevention Book", Land Rover)
(Imagem: reprodução/Y & R Dubai - "Personal Extinction Prevention Book", Land Rover)
"In Case of Emergency: eat this book" foi enviado para 5 mil clientes cativos da marca, doado para novos consumidores e colocado à disposição, gratuitamente, em lojas de produtos esportivos. O conceito do livro comestível alcançou a estatueta de bronze na categoria Direct Marketing no Cannes Lion Awards. Enquanto que o "Personal Extinction Prevention Book" obteve a tiragem de 3 mil exemplares e venceu o Grand Prix de Design no Dubai Lynx Award. O sucesso, de ambos, foi tão grande que a empresa planeja fazer novas impressões e distribui-los em ampla escala. Agora, se você fosse mordido por um zumbi, inclassificável, a única coisa que falta é uma pílula de cianeto ou uma bala de revólver. Mas, tenho certeza que os advogados não concordariam com esses termos. Loucura ou não, a literatura se confirma como uma verdadeira "salva-vidas'.  

Gostou da ideia? Então, confira alguns trechos das preciosas dicas que o guia proporciona e pense em como adaptar para as nossas redondezas - só por garantia.

PERDIDOS NO DESERTO  
"Primeiro, pergunte a si mesmo a seguinte questão: será que alguém sabe que eu sumi e vão dar o alarme? Se você respondeu 'sim', fique em seu carro. Ele vai ajudar as equipes de resgate a encontrá-lo. Se você respondeu 'não', você precisa se ​​mover. Viajar à noite economiza energia e evita a exposição ao calor e desidratação".

ABRIGO 

"Proteja-se contra as condições climáticas montando um abrigo. Fixe uma das extremidades de um pedaço de tecido (como um casaco) ao solo utilizando estacas de madeira. Angule a outra extremidade do material para cima e prenda-o em dois ramos verticais. Coloque as folhas sobre o material e mergulhe-o com um pano para o melhor isolamento do sol. O ângulo do abrigo deve ser baixo o suficiente para formar um espaço morto entre você e o sol". 

SINALIZANDO POR AJUDA 

"Se um avião ou um helicóptero voar perto, levante ambos os braços em um 'formato Y'. Não grite, eles não podem te ouvir".

Emily Antonetti 



4 comentários:

  1. menina que coisa louca esse livro que pode ser comido!!! haha muito diferente, eu nunca tinha ouvido falar de nada parecido o.0

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. hahahaha que massa esses livros
    Como você disse, é a literatura literalmente salvando vidas hahaha
    PS: Tô curiosa pra saber o sabor do primeiro livro :P

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
  3. Oi Teca,
    HAHAHA mas gente o pessoal ta ficando sem limites mesmo...
    O comestível parece até coisa do Willy Wonka, e se fosse de chocolate mesmo quem ia querer ler tudo antes? haha

    O segundo adorei, não pretendo me enfiar em florestas, mas nunca se sabe hahahaha

    Dicas super divertidas.

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Gente... que loucura esses dois livros!
    Esse povo não tem mais o que inventar! hahaha
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir