quarta-feira, 3 de abril de 2019

25 curiosidades sobre livro, escritores e literatura


Livros existem há milênios e vão existir provavelmente enquanto a humanidade estiver por aqui. E sua História é recheada de curiosidades.

Fiz um apanhado em vários sites diferentes com fatos interessante e outros apenas esquisitos (como recorde de empilhar livros na cabeça coletivamente) sobre esses maravilhosos que amamos tanto.


1- O primeiro livro que se tem notícia é Diamond Sutra, um compilado de textos budistas produzido pelos chineses em 868 d.C. com uma técnica rudimentar que consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.

2- O primeiro livro feito em uma máquina de escrever é de Mark Twain, o As Aventuras de Tom Sawyer.

3- Já o primeiro livro registrado como bestseller foi o Fools of Nature, de Alice Brown.

4- A primeira obra editada no Brasil foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, em 1808.

5- A Índia é o país que mais lê no mundo, registrando uma média de 10 horas semanais para cada leitor.

6- O recorde de pessoas que conseguiram equilibrar um maior número de livros na própria cabeça, ao mesmo tempo e em um mesmo lugar, foi 998 indivíduos, em Sydney, na Austrália, em 2012.

7- Leiloado em 2013 por US$ 14,2 milhões em Nova York, o Bay Psalm Book tornou-se o mais caro livro impresso já vendido no mundo

Bay Psalm Book

8- Bibliosmia é o nome dado ao prazer em que as pessoas sentem ao cheirar livros antigos.

9- E esse cheiro agrada a tanta gente porque o papel dos livros é feito com polpa de madeira e possui uma grande quantidade de substâncias orgânicas. Quando reagem à luz, ao calor e à humildade, libertam compostos orgânicos voláteis, que se traduzem num aroma de baunilha, de amêndoa ou de flores.

10- A frase mais longa impressa em um livro vem da obra Os Miseráveis, de Victor Hugo, com 823 palavras.

11- Os três livros mais lidos no mundo são: a Bíblia, “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-Tung, e “Harry Potter”, de J. K. Rowling.

12- Ler pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.

13- Um estudo mostra que crianças e adolescente entre 10 e 16 anos que leem por prazer vão melhor na escola.

14- Agatha Christie é considerada a escritora mais traduzida mundialmente.

15- Paulo Coelho é o autor brasileiro que mais vendeu livros no mundo. Cerca de 70 milhões de exemplares.

16- J.K. Rowling escreveu todos os livros da saga à mão.

17- Alice no País das Maravilhas chegou a ser proibido de ser vendido na China por ter como personagens “animais que falavam”.


18- Franz Kafka não queria que seus livros O Castelo, O Processo e Amerika fossem lançados. Antes de morrer, ele pediu que seu amigo queimasse os manuscritos – o que não aconteceu.

19- Sherlock Holmes é o personagem da literatura mais retratado no cinema e na TV.

20- Todo o lucro de vendas do livro Peter Pan, de J. M. Barrie, foi revertido ao Great Ormond Street Hospital for the Sick Children, em Londres.

21- Se a Wikipedia fosse um livro, teria 1.133.500 páginas, o equivalente a 2.267 volumes. 

22- A biblioterapia, desenvolvida com base numa investigação do psiquiatra Neil Frude, em 2003, concluiu que os livros têm potencial para serem substitutos de antidepressivos.  

23- Charles Bukowski, William S. Burroughs, Jack Kerouac e F. Scott Fitzgerald são os autores mais roubados das livrarias, segundo um estudo da Vintage Books & Anchor Books.

24- Um método, desenvolvido pelo Prix de La Page 112, defende que um livro é bom se a página 112 da obra conferir prazer na leitura.

25- O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.


---

E vocês, conhecem alguma outra curiosidade que não falei aí em cima? Me contem nos comentários.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Oii Teca

    Adorei a postagem. Quem diria que a India leia tanto, ahhh quem dera o Brasil um dia alcançasse essa meta também né? Só teriamos a ganhar.
    Mark Twain, tremendo clássico, não sabia que havia sido tb o primeiro a ser escrito na máquina de escrever, nossa bateu uma nostalgia agora. E Sherlock, maravilhoso, merece mesmo ser o mais retratado, personagem inesquecível.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Quem diria, né? Precisamos alcançar a Índia urgente!

      Beijoooos

      Excluir