sábado, 5 de outubro de 2013

Trilogia fora de ordem: A Garota Que Eu Quero

Quando vi a sinopse de A Garota Que Eu Quero, de Markus Zusak (O mesmo autor de A Menina Que Roubava Livros, que comentei ontem aqui), gostei. A capa era bem fofa também, então resolvi levar para casa. Pela descrição, parecia meio comédia romântica, com dois irmãos completamente opostos brigando pelo amor de uma menina. Um livro leve e doce. 


Comecei a ler e estava gostando, mas não muito, não como do outro livro do escritor. Alguns fatos pareciam meio jogados e sem muita explicação. Quando eu estava quase terminando, a Dudi Kobayshi, dona do blog Títulos de Livros, uma leitora ainda mais voraz do que eu, me disse que A Garota Que Eu Quero, é, na verdade, o livro final de uma trilogia, cujos primeiros títulos são O Azarão e Bom de Briga. O que aconteceu foi que a editora que lançou os dois primeiros não conseguiu ficar com o direito do último e a que publicou o terceiro está vendendo ele como se fosse um só, avulso. Me senti um tanto enganada, mas tudo bem. Terminei mesmo assim e deu para entender bem a história.

A Garota Que Eu Quero tem como narrador Cameron Wolfe. Muito solitário, meio risonho, meio carrancudo, com cabelos espetados e vivendo em seu próprio mundo de escrita. É o filho caçula entre quatro irmãos, sendo três homens e uma mulher.

Nunca teve amigos e a pessoa mais próxima dele é o irmão Rube. Um conquistador nato, lindo, charmoso, cujo apenas o sorriso consegue arrebatar as mulheres. Ou seja, o extremo oposto de Cameron. Além disso, enquanto Rube troca de namorada mais do que troca de roupa, Cameron nunca nem ao menos tocou em uma menina.

Esse é o autor

A mais nova conquista de Rube é Octavia Ash, uma artista de rua cujos olhos são verde mar. Ela, ao contrário de todas as outras pessoas, consegue enxergar em Cameron um coração do tamanho do mundo, ao invés de apenas um perdedor. E, com isso, o rapaz fica louco por ela, querendo da vida somente uma coisa: Poder amá-la como merece, não como Rube faz.

Mais do que sobre o primeiro amor, A Garota Que Eu Quero é sobre a amizade entre irmãos. A escrita é muito rica, cheia de expressões um tanto complexas e figuradas, principalmente quando são as partes de poemas de Cameron, que ficam entre os capítulos. Mesmo com toda a carga da solidão e isolamento do personagem principal, é uma história doce, sem grandes tragédias. É a vida cotidiana de um rapaz que busca sobreviver, ser feliz, ser alguém e amar.

Sendo bem sincera, não adorei o livro. Talvez por ter lido fora de ordem da trilogia, talvez por ter esperado algo um pouco mais alegre. Mas é um livro bom, ainda mais por ser do Markus Zusak, que é um autor excelente. Fora que é curtinho, 170 páginas. Dá para ler numa sentada só, que foi mais ou menos o que eu fiz.

Mesmo se eu não tivesse gostado nada de A Garota Que Eu Quero, teria valido a pena ler nem que fosse apenas pela cena do funeral, que é completamente doida e engraçada.

Bom, agora eu vou ler O Azarão e Bom de Briga para ver se gosto mais da história.



Recomendo, mas só se você não ler fora de ordem como eu.

Teca Machado

7 comentários:

  1. Bom a primeira resenha do meu Blog O Azarão e Bom de Briga sobre "A garota que quero", não adorei o livro, mas gostei de ter lido. Foi bom, passou rápido aprendi varias lições e "a gente sente o que sente" me marcou. Tres estrelas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. UHAUAHUAHAUHUAH como pode isso?! Lá vou eu procurar os dois livros 1 ano após ler a garota que eu quero

    ResponderExcluir
  4. Eu também cometi o mesmo erro...não gostei muito como você disse, achei que a história tava meio assim sem pé e nem cabeça...aí quando fui ler o azarão na sequência, levei um susto quando vi Rube e cameron....eu: putz!

    ResponderExcluir
  5. Eu já ate sabia que era uma trilogia mas eu não procurei pra ler, resolvi ler assim mesmo. eu juro que amo o livro, essa melancolia toda e esse lance de querer amar de verdade uma mulher me chamaram a atençao. <3

    ResponderExcluir
  6. li esse livro a 2 anos e só descobri agora que é uma trilogia kkkkkk

    ResponderExcluir