terça-feira, 30 de setembro de 2014

O melhor de Meg Cabot – Série A Mediadora


Apesar de ser super fã da Meg Cabot, por mais incrível que pareça nunca tinha lido a série A Mediadora, uma das mais famosas e considerada a melhor da autora. Minhas amigas do Meg’s Army Book Club ficaram chocadas, todas com cara de “Como assim?”, já que o nome do blog é até em homenagem a ela, nossa líder suprema. Então, resolvi comprar o box com a série de seis livros (Gente, veio até numa bolsinha para guardar os livros, super amor) e li o primeiro, A Terra das Sombras, em uma tarde. Juro, uma tarde e 280 e poucas páginas. Não, eu acho que não tenho mesmo muito o que fazer da vida.


Em A Mediadora, conhecemos Suzannah Simon, que prefere ser chamada de Suze. Com 16 anos, ela está trocando a metrópole Nova York pela ensolarada cidade de Carmel, na Califórnia. O seu pai morreu quando tinha apenas seis anos, então agora a mãe se casou de novo, com Andy, e eles se mudaram para o outro lado do país. Ele, também viúvo, tem três filhos mais ou menos na idade da garota, Jake, Brad e David (Ou Soneca, Dunga e Mestre, como ela prefere chama-los). Suze está feliz com isso, gosta da ideia de mudar de ares e ir para um lugar onde os problemas do passado talvez não a encontrem. 

A protagonista até pode parecer uma garota normal, mas é uma Mediadora: uma pessoa que vê fantasmas e os ajuda a fazer a travessia para o outro lado. Isso já rendeu muitas situações difíceis para Suze, como ser presa algumas vezes, ser pega falando sozinha e ter que explicar porque quebrou algumas janelas, portas e cadeados e estar em cemitérios de noite. Pensando que finalmente está livre dos fantasmas de Manhattan, ela se dá conta que vai morar numa casa com mais de 200 anos, o que para ela nunca é bom sinal. E mais: além da cama linda de dossel e da vista extraordinária da praia, seu quarto conta com um inquilino, Jesse, um fantasma de 1800 e pouco que mora ali. O problema não é só o fantasma em si, mas ele ser muito gato, educado e inteligente. Suze está pela primeira vez feliz por sua habilidade de tocar as aparições (Habilidade que ela usa geralmente para bater nelas).

Meg Cabot
No primeiro livro da série, A Terra das Sombras, somos apresentados aos personagens principais e ao universo da Mediadora. A história nesse caso gira em torno do novo colégio onde Suze vai estudar, que conta com uma notícia boa e uma notícia ruim. Boa: O diretor, o padre Dom, também é um Mediador, o primeiro que ela encontra. Ruim: Heather, uma ex-aluna que suicidou por causa do término de um namoro nas férias de Natal, está furiosa e quer matar o ex-namorado a qualquer custo. E quanto mais furiosa, mais poderes ela tem. É o fantasma mais difícil, teimoso e poderoso que tanto Suze quanto o padre Dom encontraram.

Apesar do tema muitas vezes dramático, A Mediadora é uma série bem humorada, divertida e com uma leitura super rápida. Meg Cabot faz você querer ler todos os livros de uma vez só. Suze é sarcástica, ácida e cética. Parece sempre durona, mas no fundo tem um coração mole. É teimosa e meio fútil como toda adolescente, mas tem seus momentos maturidade. Jesse é apaixonante, mesmo eu tendo lido só o primeiro livro ainda. Já estou gamada e entrou na minha lista de periguete literária. David, irmão de Suze, é a coisa mais gracinha do mundo, assim como o Padre Dom, o Andy e a mãe dela. Quero ser amiga de todos! Me falaram muito sobre o pai dela também, mas como nesse volume ele aparece pouco, não posso dizer muito.

O livro tem alguns erros de tradução e digitação, mas isso não chega a incomodar, tão imerso você fica na história.

A série já está completa, são seis livros:

1. A Terra das Sombras
2. O Arcano Nove
3. Reunião
4. A Hora Mais Sombria
5. Assombrado
6. Crepúsculo

Mas Meg Cabot nos deu um bônus em maio: Anunciou que em 2015 vai lançar um 7º livro de A Mediadora (E o 11º do Diário da Princesa), para comemorar o 15º aniversário da série. Ele se chamará Remembrance (Lembrança) e terá muitas páginas. Oba! Fãs de Meg no mundo todo já estão quicando de alegria.

Recomendoooo!

Quer comprar? Tem aqui na Livraria Janina.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário