segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Sangue do Olimpo – Despedida de Percy Jackson e de mitologia grega


Hoje me despedi de um amigo querido que tem me acompanhado nos últimos sete anos. Percy Jackson, meu querido, vou sentir sua falta! Terminei de ler O Sangue do Olimpo, o último livro da série Os Heróis do Olimpo, continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan. Foram 10 livros, muitas aventuras, missões, profecias, aprendizado sobre cultura grega, situações de quase morte e risadas dos personagens que eu amei com se fossem meus. É uma sensação agridoce terminar uma história que você se apegou tanto, mas é bom saber o fim e que ele agradou bastante.


Em O Sangue do Olimpo, que peguei em parceria com a Livraria Janina, os sete semideuses do Argo II estão na sua última parte da missão para impedir o despertar de Gaia, a Mãe Terra, que é bem maligna. Chegaram à Grécia, o berço da civilização antiga, e agora precisam navegar até Atenas, onde os gigantes estão reunidos e onde Gaia pretende acordar. Enquanto isso, Reyna, Nico e o treinador Hedge carregam a estátua de Atenas Paternos para o Acampamento Meio Sangue, nos EUA, para criar a paz entre gregos e romanos, já que a guerra é iminente. Com ambos os lados unidos, os deuses serão curados da dupla personalidade e ajudarão os semideuses de Argo II na luta em Atenas. Como se isso tudo já não fosse difícil o bastante, o tempo está acabando. Eles têm até o dia 1º de agosto para completar a missão antes do fim do mundo.

A narração dos livros de Rick Riordan é sempre em primeira pessoa e feita por vários personagens simultaneamente para que o leitor tenha uma visão mais geral do quadro. Confesso que fiquei chateada quando percebi que em O Sangue do Olimpo nem Percy nem Annabeth faziam parte dos narradores. Tudo bem, o foco desse volume não eram eles, que foram os principais em A Casa de Hades, mas eu queria... 

Fanfic de: Octavian, Reyna, Leo, Piper, Jason, Percy, Annabeth, Hazel, Frank, Nico e o Thalia

Enfim, só que foi bom ter ouvido a “voz” de semideuses que nunca tinham narrado antes, como a pretora romana Reyna e o sombrio Nico. Foi legal conhecer um pouco mais das suas histórias, dos seus medos e das suas fraquezas. Também narraram Piper, Jason e Leo (Ah, Leo, o que seria de nós sem o seu humor sagaz e imbecil?). Os personagens continuam ótimos e cheios de vida, assim como os monstros e deuses um tanto burros, o que dá a maior parte do alívio cômico das obras.

Cheio de correria, lutas e ação, esse livro é daqueles que deixam o leitor até sem ar. Esperava mais da batalha final contra Gaia e contra os gigantes, já que a luta em Manhattan, no último da série Percy Jackson e os Olimpianos, foi sensacional, durou dias e contou com muita estratégia. Não foi o melhor da série (A Marca de Atena e A Casa de Hades foram incríveis), nem foi apocalíptico ou apoteótico, mas foi muito bom mesmo assim. Rick Riordan nunca deixa a peteca cair.

Rick Riordan
Muitas pessoas não gostaram do fim, disseram ser muito açucarado. Mas é preciso ter em mente que se você quer ter um final carnificina, é melhor ler obras de George R. R. Martin, de Game of Thrones, que adora matar todo mundo. Me desculpa, mas eu gosto de finais felizes, tá?

Rick Riordan já escreveu sobre gregos e romanos nas duas séries do Olimpo, sobre o Egito em As Crônicas dos Kanes (Comprei o primeiro, mas ainda não li) e em 2015 vai lançar uma nova saga inspirada em mitologia nórdica (Thor e Loki, aí vamos nós!), chamada Magnus Chase e os deuses de Asgard. Chase é o sobrenome de Annabeth e em O Sangue do Olimpo ela cita tios e primos que moram em Boston, onde será a história, por isso fãs mais aficionados têm dito que as histórias têm relação. Oba!

Percy e companhia, foi um prazer ler 10 livros sobre vocês! (Percy, eu te amo! Você é um dos primeiros na minha lista de amor por personagens homens, hahaha #perigueteliteráriafeelings)

Recomendo demais!

Compre um exemplar para você aqui na Livraria Janina.

Teca Machado


15 comentários:

  1. Tomo de suas palavras as minhas. Todo o conjunto é sensacional, são 10 livros que me fazem ter vontade de reler a todo instante. Eu também esperava mais da batalha com Gaia e sou aficionada no Percy, senti falta de saber o que se passava com ele, o que aconteceu lutando lado a lado com seu pai.. Mas é uma obra incrível!

    ResponderExcluir
  2. O problema foi só o final, já que os amigos acham q Léo morreu...

    ResponderExcluir
  3. O problema foi só o final, já que os amigos acham q Léo morreu...

    ResponderExcluir
  4. Tirou as palavras da minha boca, ainda não dá pra acreditar que acabou é como se os personagens fossem bons amigos que estão indo embora, mas tudo que é bom acaba. O livro deixou um gosto de quero mais e um monte de parênteses abertos, espero que Rick una as mitologias em um novo super livro carregado de aventuras kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Tirou as palavras da minha boca, ainda não dá pra acreditar que acabou é como se os personagens fossem bons amigos que estão indo embora, mas tudo que é bom acaba. O livro deixou um gosto de quero mais e um monte de parênteses abertos, espero que Rick una as mitologias em um novo super livro carregado de aventuras kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Velho, esses Livros são Os melhores... Obgdo Rick!.... kakkakakakakak

    ResponderExcluir
  7. Velho, esses Livros são Os melhores... Obgdo Rick!.... kakkakakakakak

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o final muito fraco, a batalha contra Gaia foi decepcionante, esperava mais. E o final do leo com a Calipso, como ela conseguiu sair com ele se ela está presa na ilha com magias que a impedem de sair. Pena que o Percy e Annabeth foram coadjuvantes, dois dos semideuses mais poderosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o dragão do Leo tem uma "magia forte" lembre-se que a Piper deu vida a ele o que o deixou mais forte e quando leo colocou o cristal da Calipso no peito do Dragão ele teve poderes suficiente para superar a magia que prendia Calipso na ilha.

      Excluir
  9. Eu achei o final muito fraco, a batalha contra Gaia foi decepcionante, esperava mais. E o final do leo com a Calipso, como ela conseguiu sair com ele se ela está presa na ilha com magias que a impedem de sair. Pena que o Percy e Annabeth foram coadjuvantes, dois dos semideuses mais poderosos.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li o ultimo, já comprei tem uma semana e nem abri ainda. Confesso que estou com medo de me decepcionar com o final já que não tem POV do Percy nem Anabeth e o livro tem tao poucas paginas...

    ResponderExcluir
  11. Terminei a saga junto com o lançamento do último livro no ano passado, mas esse ano resolvi reler. Todos aqueles sentimentos despertados novamente.. Que saudades. Queria expressar meus sentimentos em relação ao último livro já que não fiz na época q o li.
    Fiquei muito decepcionada e muito triste quando vi que não tinham capítulos narrados pelo Percy e nem pela Annabeth.
    Realmente eles já tiveram o tempo deles e o livro anterior foi sobre eles.
    Mas eu esperava pelo menos um capítulo sobre eles decidindo o futuro.
    Como não teve esse capítulo ficamos sabendo pela narração de Nico, quando ele vai até os dois e eles lhe dão a notícia de que irão fazer o ensino médio juntos e depois vão pra faculdade em nova Roma.
    Se essas notícias fossem dadas em um capítulo do Percy ou da Annabeth meu coração seria confortado e eu me sentiria mais proxima do futuro deles, seria maravilhoso um capítulo dos dois conversando e decidindo o futuro juntos, mostraria bem mais o amor que eles têm um pelo outro, como naquela conversa que eles tiveram nos estábulos do Argo II.
    A única coisa que me decepcionou e me deixa chateada ao lembrar do final da saga que tanto amo é isso, o Rick vacilou com a gente, mas né.. ainda sim amei que ele construiu um futuro pros dois e eles finalmente terão uma vida calma (pelo menos é o que esperamos kkk).

    ResponderExcluir
  12. Sim,também amo finais felizes, mas o final é vazio!Não gosto de imaginar o final, o leo vai rever os amigos? quanto tempo se passou? e o will e o nico? da pra iamginar tudo, mas não é a mesma coisa que ler e saber a ideia do autor... tô morrendo de curiosidade!

    ResponderExcluir
  13. Não é que o final seja ruim, mas para nós que conhecemos tudo isso pela ótica do Percy e da Annabeth, ficamos decepcionados por eles terem ficados tão de lado justamente na história final. Poxa, eu não consigo me conformar... o fama do Rick e graças ao Percy e não ao Jason (to nervoso kkkk), ele tinha que dado mais importância para ele no final. Fora isso, depois de toda a angústia do despertar da Gaia e tudo mais, achei que a batalha em si, foi muito corrida e realmente bem inferior se comparada com a batalha final em "O último olimpiano"... Esses "problemas" me deixaram ainda mais chateado pois, foram 10 livros e isso é livro pra caramba. Então é como se toda a saga fosse manchada por um final "mais ou menos", mas enfim não deixa ser uma história fascinante *-*

    ResponderExcluir
  14. Teseu son of poseidon( ̄^ ̄)10 de maio de 2017 17:10

    Totalmente demais é envolvente a saga toda,o romance, a ação, a competividade entre percy e jason(mesmo eu achando que o percy ganharia(alias quando eles brigam por causas do eidolons ele fala q talvez perdesse se tivesse um mar mas percy poderia pegar a agua da plantanção),e claro as piadas do leo.Acho que tem outra saga "as profecias de apolo" e eu acho que aparece os personagens.Enfim foi otimo as duas sagas ate a próxima.

    ResponderExcluir