sábado, 22 de novembro de 2014

Jogos Vorazes again: A Esperança – Parte 1


Mesmo sendo uma heroína fora dos moldes altruístas que estamos acostumados, Katniss Everdeen, da trilogia de livros e filmes Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, ganhou o coração do público. Ela reclama, é teimosa, faz cara de dor o tempo todo e não dá muita bola nem para o gracinha do Peeta e nem para o gatão do Gale. Ela não é uma líder nata, apenas tem um instinto de sobrevivência muito apurado quando o assunto é ela mesma e as pessoas que ama. Tanto em Jogos Vorazes quanto na continuação Em Chamas, a Capital usou isso ao seu favor e manipulou a garota. Agora, em A Esperança – Parte 1, o “começo” do fim, Katniss se vê sendo levada por outra força quase tão poderosa quanto o presidente Snow: o Distrito 13.


O filme, o 3º da franquia, também dirigido por Francis Lawrence, continua com o elenco das produções anteriores. Jennifer Lawrence é Katniss, Josh Hutcherson é Peeta, Liam Hemsworth é Gale. Além dos outros secundários, dessa vez temos Julianne Moore como a presidente Alma Coin, do Distrito 13, que todos pensavam ter sido aniquilado 75 anos antes.

Depois de ter destruído a arena do Massacre Quaternário em Em Chamas, Katniss é resgatada por forças rebeldes do Distrito 13, do qual faziam parte Haymitch (Woody Harrelson), Plutarch (Philip Seymour Hoffman) e Finnick (Sam Clafin). Peeta ficou para trás. Agora, no secreto e subterrâneo Distrito 13, Katniss se vê outra vez no meio de uma guerra da qual não queria participar. Ela não deseja ser o Tordo, símbolo da revolução, só quer salvar o Peeta, mas tanto Plutarch quanto Coin a manipulam, a colocando no meio do sofrimento e dos escombros que foram culpa da Capital, sempre acompanhada por uma câmera. Aí sim ela fica brava e vira a Katniss forte, vingativa e com “sangue nos olhos” que toda população de Panem quer seguir, o tão amado Tordo.


Acostumados aos outros filmes da série com muita pompa e glamour na Capital, cores vibrantes e perucas coloridas, e com a ação dos jogos na arena, A Esperança – Parte 1 pode ser um choque para alguns (Meu noivo mesmo achou um tanto chato). Confinados no Distrito 13, tudo lá é sóbrio, neutro, militar, rígido e sem excessos (Effie – Elizabeth Banks – quase surta!). Nas poucas vezes que os personagens se aventuram fora dele, quase sempre é para ver a destruição de outros distritos. O que antes nas outras produções era uma disputa por sobrevivência individual, agora vira um jogo político e articulações de guerra. 


O foco de A Esperança – Parte 1 continua sendo Katniss, mas de uma forma muito mais evidente. Os outros personagens ainda têm grande importância, mas Jennifer Lawrence comanda as cenas em 95% do filme. Os secundários têm papeis relevantes, porém mais de bastidores, nem Peeta e nem Gale, do pretenso triângulo amoroso com a protagonista, tem muito tempo em tela. Quem aparece bastante é Julianne Moore e Philip Seymor Hoffman, como os líderes da revolução do Tordo.

Há muito diálogo, Katniss sofrendo com os traumas antigos e novos, estratégias militares e carga emocional. Por isso muita gente pode achar o filme meio parado demais ou até mesmo chato. Mas é preciso ter em mente que seguindo a onda Hollywoodiana atual, o último livro, A Esperança, foi partido para virar dois filmes (Se para preservar a integridade da obra ou para ganhar mais dinheiro, ninguém sabe ao certo). E a gente sabe que sempre a primeira metade de uma história é a mais devagar, para o negócio pegar fogo do último ato. A Esperança – Parte 1 começou muitíssimo bem (E bem fiel), nos deixando ainda mais ansiosos pelo final dessa distopia que é um dos maiores sucessos editoriais e cinematográficas dos últimos anos.

Plutarch e Presidente Coin

Quem mais aqui está sofrendo por que tem que esperar mais um ano para ver o final de Jogos Vorazes? (Ainda bem que eu já li os livros e pelo menos sei como termina, haha)

Recomendo muuuito.

Teca Machado

31 comentários:

  1. oi Teca!
    Eu estou escutando muito isso, não só da Megs, mas de outras pessoas: que o filme é muito parada. Mas você está certa, teve essa divisão e as coisas realmente vão explodir no próximo filme! (um ano é mto tempooooo!!!)
    Eu fiquei triste por saber que Peeta fica meio desaparecido nesse filme, mas entendo. E adorei ter lido que ele ficou fiel ao livro! ><
    Preciso veeeer! semana q vem sem falta *_*

    bjinhus
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fica meio desaparecido, mas quando aparece também é sensacional!
      Vamos esperar a continuação e o fim do film.

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ahhhhh! Eu quero muito ver "A Esperança – Parte 1", estou esperando esse filme há um tempão! É uma pena que esse filme seja mais parado, mas fiquei feliz em saber que o filme é fiel ao livro!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante e mesmo paradinho é bom.
      Se você leu o livro, fica melhor ainda!

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi Teca!
    Todo mundo falando de Jogos Vorazes e eu só boiando! Nunca li.
    Frase do dia: "A lealdade enriquece o ser"
    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca leu?
      Nem viu os filmes?
      Vale bastante a pena!
      :D

      Beijooos

      Excluir
  4. oie Teca
    ainda não assisti ao filme :( buááá, mas já pensei que seria um pouco monótono, pois a parte 1 do livro A esperança foi a pior de acompanhar. Na verdade, o terceiro livro foi uma decepção pra mim, mas ainda quero ver como ficou na telona.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      Eu gosto bastante, principalmente do final. Acho muito "real".
      Tenho certeza que a segunda parte vai ser eletrizante, como no livro.

      Beijooos

      Excluir
  5. Acredita que eu nunca assisti nenhum filme do Jogos Vorazes? Ao mesmo tempo que me dá vontade também é meio que tanto faz, sabe? Não sei direito, mas é isso hahah

    http://thayanepontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.
      Para quem não gosta do gênero distopia, pode ficar meio assim mesmo.
      Eu gosto muito!

      Beijoos

      Excluir
  6. Oi, Teca! Não assisti "Em Chamas" por ter achado "Jogos Vorazes" bem chatinho! Não sei se achei um porre porque estava com os meus amigos quando assisti! Vou tentar dar uma outra chance para a série, mas fiquei com "medo" de começar a acompanhar agora, já que "A Esperança - Parte I" é paradona! Vamos ver, né? Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, Em Chamas é o melhor.
      Jogos Vorazes é meio lento e solitário.
      Mas tenta dar uma chance, é bem bom!

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi Teca, tudo bem?
    Adorei o post! Apesar de não ter curtido muito o livro A Esperança, morri de amores pelo filme ♥ Minhas expectativas de que o longa adaptariam melhor a história foram alcançadas e eu adorei todo o desenvolvimento da história, que se focou no psicológico destruído dos personagens (o que deixou as coisas um pouco mais lentas) e na guerra em si. Ansiosíssima pela Parte 2! <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla, isso me chamou muito a atenção mesmo.
      Acho que a autora dos livros acertou em cheio e o diretor também, por focar nisso.
      Agora é quicar de ansiedade pelo último.
      Chega logo, 2015!

      Beijoooos

      Excluir
  8. Doida para ver esse filme!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando eu voltar, quero fazer uma maratona dessa trilogia. Assistir aos filmes e ler o livros. Ainda não terminei o primeiro. Mas está na minha listinha para o próximo ano. Minha irmã assistiu e disse que achou bem parado esse filme, mas pelo Peeta a gente aceita (pena que ele aparece pouco hahaha).

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carooool
      Não acredito que você ainda não terminou?
      Hahaha.
      O livro que você me deu, que era muito maior, já li há mil anos.
      Mas vai muito pelo gênero de livros que a pessoa gosta.
      É parado e ele aparece pouco, mas é beeeeem bom!

      Beijooos

      Excluir
  10. Minha irmã leu tudo e foi ver o filme na estreia, voltou amando, mas disse que achou meio arrastado pra poder dividir em duas partes o último livro, sabe? Tô bem curiosa pra ver!!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse, foi bem essa a sensação que eu tive.
      Porque o bom mesmo das histórias é no segundo ato.
      Se fosse em um filme só, podiam cortar coisas importante, mas dois filmes arrasta.

      Beijooos

      Excluir
  11. Estou louca pra ver, ontem que comecei a assisti o primeiro kkkk e gostei muito!!

    http://ecainareal.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iranaaaaa
      Assiste o em Chamas, que é o dois.
      Meu preferido e com um final surpreendente!

      Beijooos

      Excluir
  12. Concordo com sua opinião sobre o filme ser considerado 'parado' por conta da separação do livro em dois filmes, isso é meio óbvio para quem acompanha as sagas adaptadas para o cinema onde quase sempre dividem o ultimo livro em dois filmes (HP e Crepúsculo são exemplos disto). Esse primeiro foi LINDO. Como você bem disse, muito bem fiel ao livro, ao começo da trama. Jennifer interpretou muito bem nossa heroína tão singela que é a Katniss e amei várias cenas que me emocionaram ao longo do filme. Agora estou MUITO ansiosa pra segunda parte e ver a ação e os choques do que acontecem nesse final da trilogia <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crepúsculo principalmente o primeiro filme é meio chato. HP ainda vai...
      :)
      Eu também me emocionei vários momentos, haha. Sou dessas!
      Agora é ter paciência até o ano que vem.

      Beijooos

      Excluir
  13. Oi Teca, fui assistir o filme na estréia, não terminei de ler o livro A Esperança por não conseguir continuar a história, achei u pouco maçante. Fui ver o filme com uma "esperança" literalmente, mas nada mudou. O filme não me cativou e fico triste por isso, mas ainda assim, verei a parte final.
    Bjim!
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte final que é boa, Tammy.
      Espero que pelo menos ela salve para você.

      Beijooos

      Excluir
  14. Oi, Teca! Tudo bem?
    Menine, eu desisto dessa vida. DE-SIS-TO! Cara, acho que todo mundo já leu a trilogia ou ao menos viu os filmes lançados até agora de Jogos Vorazes. Menos eu! Então você deve imaginar a minha cara de pateta lendo os seus comentários sobre o filme, né? Ainda mais sendo o "começo" do fim, como relatou, da série.

    Mudarei isso quando puder. Por que, minha amiga, a coisa tá brava. Curiosidade só aumenta!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Jeni!
      Imagino como você deve estar se sentindo perdida nesse mundo de nomes estranhos e distritos, hahaha.

      Gosto muito tanto dos livros quanto dos filmes.

      Beijooooos

      Excluir
  15. Ainda não vi o filme! To sofrendo!
    Adorei a resenha, e realmente não tinha parado para pensar nos esquemas de cores e tal, mto bem percebido, a diferença do 13 distrito para a capital é enormeee!
    Adorei as fotos tb!
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É gritante a diferença.
      Acho que é até por isso que muita gente nem tem gostado do filme, por falta de cores e ação demais.
      Mas é muito bom!

      Beijooooos

      Excluir