quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Por Nova York com a Ana no Mundo


A minha paixão por Nova York é uma coisa que todo mundo que me conhece sabe. Tanto que até escrevi um livro que se passa lá e cujo título é I Love New York (Como assim você ainda não leu meu bebê? Saiba mais sobre ele aqui). Como não amar um lugar efervescente, que tem de tudo e de todos, cheio de shows, cultura, lojas, luzes, comida, etnias, museus, música e loucura? Poderia ir até lá todos os anos e não ia enjoar, afinal, nunca ia conseguir visitar tudo mesmo. Por causa desse amor, seria impossível não gostar do livro Crônicas de Nova York, da Ana Célia Cavalcanti, mais conhecida como Ana no Mundo por causa do seu blog.


Conheci a Ana por instagram. Um belo dia parei sem querer no perfil dela e me apaixonei. Fotos e mais fotos de viagens. Depois de livros, viajar é a minha atividade predileta. Quando a Ana fez um concurso de fotografia de viagens, resolvi participar e fui a vencedora. Meu prêmio? Maravilhoso: o livro Crônicas de Nova York e um pacote com 12 brownies deliciosamente incríveis.

Livros + doces = Teca extremamente feliz

Crônicas de Nova York é um relato intimista, divertido e muito pessoal da própria Ana de quando passou uma temporada na Big Apple em 2010 visitando seu filho mais velho que morava em Manhattan, próximo a Wall Street. Ele trabalhava no Google e seu apartamento era numa localização privilegiada, o que fazia com que Ana pudesse passear basicamente por toda a cidade, mesmo com a neve caindo loucamente e com o frio quase congelando-a.  Mesmo sozinha Ana se aventurou por toda ilha, conheceu restaurantes maravilhosos, lojas espetaculares, os cantinhos mais cinematográficos e ainda foi para a balada com os filhos.

Apesar de ser sobre Nova York, no livro há ainda um relato sobre o Napa Valley, na Califórnia. A autora e seu rebento passaram um final de semana na companhia dos vinhedos, de paisagens maravilhosas, de uma motorista divertida e de um cenário completamente diferente da metrópole que nunca dorme.  

Ana e o marido numa viagem de bicicleta pela França
O mais delicioso da obra é que vemos Nova York por seus olhos de turista, brasileira, mãe e fanática por viagens, o que aproxima o leitor de maneira que geralmente não encontramos em guias de viagens ou outros livros do gênero. Ana explica logo no início que havia escrito os textos apenas para amigos e parentes, por isso a linguagem é extremamente simples, informal cheias de “tô”, “rs” e “tá”. Com textos curtos, divertidos e leves, sentimos como se a autora estivesse falando conosco, como se fosse nossa amiga contando da sua viagem de fim de ano. Li basicamente numa sentada só de tão envolvida que fiquei.

Ana Célia Cavalcanti, que é doutora em Engenharia de Produção e mora em Natal, escreve e viaja por hobby. Sua paixão por viagens começou quando criança passeava pelo Brasil com seus pais. Ao fazer doutorado em Madri, se apaixonou loucamente pela Europa. Seu trabalho como professora e pesquisadora da UFRN facilitou sua paixão, já que apresenta trabalhos em congressos no Brasil e no exterior, fora que usa o tempo livre para fazer o que mais gosta.

Além de Crônicas de Nova York, a autora lançou outro livro, também sobre viagens, chamado Pés no Chão, Campo de Estrelas: O Caminho de Santiago pela Galícia.

Visite o blog da Ana e se apaixone: www.ananomundo.com.br

Recomendo.

Teca Machado

18 comentários:

  1. Olá teca,
    Deve ser muito interessante esse livro. Uma das cidades que quero conhecer é Nova York
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal mesmo.
      NY é tudo de linda.

      Beijooos

      Excluir
  2. Aaaa, amei. Meu sonho é conhecer NY, sou loucamente apaixonada pela cidade <3
    Imagino o quanto o livro seja legal
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bacana mesmo.
      :D
      Se puder, vá mesmo a NY. É um sonho!

      Beijooos

      Excluir
  3. Morro de vontade de conhecer NY. Sempre me pareceu um lugar tão.. tão.. tão tudo de bom! haha
    Vou adorar ler esse livro!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiim, ééééé tudo tudo de bom.
      Eu amo de paixão!
      Até escrevi um livro que se passa lá.

      Beijooos

      Excluir
  4. Quem não ama NY. Realmente é um lugar onde a cultura e diversidade agrada todo o tipo de publico. ADORO! Não sabia do seu livro, mas vou conferir. kkk Sortuda! Realmente um bom livro e docinhos geram altas doses de felicidade.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altíssimas doses, hehe.
      Procura mesmo meu livro, se você gosta de NY e de romance.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  5. Quem é que não vontade de conhecer NY né? Esse livro deve ser muito bacana e interessante, adorei a dica.

    http://thayanepontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeeem bacana mesmo.
      Parece uma amiga te contando como foi a viagem dela.

      Beijooos

      Excluir
  6. Nossa fiquei emocionada com o q vc escreveu s/ meu livro de NY e outras coisas mais s/ mim, Teca! Amei! Admiro muitíssimo vc e isso me fez sentir mais feliz ainda com seus elogios. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaa, que bom que gostou!
      Fico muito feliz.
      Eu realmente adorei o livro.

      Beijooos

      Excluir
  7. Olá, Teca.
    Nova York deve ser um lugar maravilhoso. Futuramente lerei seu livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor, né?
      Leia mesmo! Vou adorar.
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  8. Teca, boa indicação de livro e eu amo conhecer NY algum dia!!

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Se puder, conheça mesmo.
      É maravilhosa!

      Excluir
  9. Oi Teca

    Se pudesse escolher uma viagem internacional hoje, iria para NY. Aquela cidade parece ser mágica e o fato da maioria das comédias românticas passarem por lá só aguça meu desejo e curiosidade em conhecer a cidade. Tenho certeza que visita-la é sempre uma experiência maravilhosa.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza será.
      NYC é apaixonante, Caline.

      Beijooos

      Excluir