segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Quântico: Investigação, terrorismo e personagens femininas fortes


Quântico é uma série que comecei e parei, mas preciso continuar. Só dei uma pausa, porque são tantas séries, livros e filmes e tão pouco tempo! Estava assistindo e lendo muita coisa ao mesmo tempo, então decidi focar em pouca coisa de cada vez. Mas Quântico tem uma trama bacana, correria, mistério e cada episódio te deixa com mais vontade de assistir ao próximo.


Por enquanto são duas temporadas, com a terceira em produção – e eu vi só a primeira. A série gira em torno de Alex (Priyanka Chopra), uma agente novata do FBI que é encontrada no meio dos destroços da Grand Central Station após um ataque terrorista e é tida como principal suspeita. Ao fugir, Alex tenta provar a sua inocência e descobrir quem é o culpado, só que tudo leva a crer que é um dos seus antigos colegas da Quântico, academia de recrutas do FBI.

Um dos pontos fortes de Quântico é a forma de contar a história, mesclando presente e passado. Começamos com Alex no meio do caos do atentado e o enredo vai voltando, lembrando seus dias na academia e seus relacionamentos com os colegas, inclusive com Booth (Jake McLaughlin), um agente do FBI infiltrado entre os novatos. E essa é uma boa maneira de levar o roteiro, porque as peças do quebra-cabeça vão sendo apresentadas e o espectador vai montando aos poucos, quase junto com Alex.



O interessante é a estruturação dos personagens. Nos dão um acesso maior à Alex e até temos certezas das suas convicções e modo de agir – e mesmo assim nem tanto, porque também com o tempo vamos descobrindo seus segredos. Mas o resto dos personagens é muito dúbio. Ninguém fala toda a verdade, ninguém é o que parece ser realmente. Todos têm esqueletos dentro do armário e aos poucos vamos descobrindo quais são. Mas quem será realmente o vilão, o autor do atentado?

Além da correria, da perseguição e da investigação, Quântico mostra os dias de treinamento dos recrutas no FBI, o que é bem interessante. Além da formação de casais, que não é tanto o foco principal, mas acontece. É bacana ver que personagens femininas são muito fortes, não só Alex, como também Shelby (Johanna Braddy) e Miranda (Aunjanue Ellis). E ainda há outros aspectos, como conspiração, preconceito contra as personagens Nimah e Raina (Yasmine Al Massri), que são islâmicas, o machismo dentro das corporações e até onde é ético usar técnicas de persuasão – tortura mesmo – para conseguir informações.



Mas nem tudo são flores. O meu maior problema com Quântico são as atuações. Priyanka Chopra é lindíssima (e depois descobri ela em alguns filmes de Bollywood – sim, de vez em quando eu assisto, hahaha), mas trabalha tão mal! Sabe aquele ator no melhor estilo novela mexicana? Então, é o caso aqui. E não só ela, mas quase todo elenco é apenas razoável, apesar de alguns nomes mais conhecidos. E essa atuação ruim – ou talvez falta de uma direção melhor, não sei – faz alguns momentos parecerem artificiais.

Com cenas de lutas até bem coreografadas e efeitos especiais satisfatórios (nada “ai, minha nossa, que maravilhoso”, mas também não é ruim), Quântico é uma ótima série de investigação, ação e mistério que vale a pena acompanhar.

Recomendo.

Teca Machado

P.S.: Vocês estão sabendo que Je T'aime, Paris está em super promoção? Mas é por pouco tempo! Vem ver:

5 comentários:

  1. Oi, Teca!
    Eu amava essa série. O girl power é over nine thousand, mas infelizmente larguei. A segunda temporada não estava me segurando :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Queria assistir essa série, quem sabe mais para frente. Ela é atriz indiana e realmente as atuações são muitos parecidas com as mexicanas. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi Teca, tudo bem? Já vou colocar a série na minha lista de leituras, mas é bom levar em consideração em relação as atuações, pra não ficar muito chocada negativamente heheheheheheehhe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Ah é uma pena quando a história é legal, mas a atuação nem tanto. Corta um pouco o clima né? kk
    Eu nunca vi essa série. Na verdade assisto bem poucas.
    Aliás eu preciso voltar a assistir Outlander!!! haha


    beijos!
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou assistir essa série agora que vi a resenha estava em duvida mas parece boa

    ResponderExcluir