quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Lettering: o novo hobby


Tenho um novo hobby e ele se chama lettering!

Comecei a conhecer mais desse mundo com a Bia Marques, do Sobre Tudo Que Passa (comentei aqui). Ela acompanhava o blog e me mandou de presente um quadrinho lindo com uma frase de A Culpa é das Estrelas. Me apaixonei! E então comecei a estudar um pouco mais sobre o assunto meses depois. 

Quadro que a Bia Marques me enviou

Agora estou viciada! Sonho com lettering, passo horas no Pinterest vendo inspirações, fico doida para sobrar um tempinho à noite e eu fazer mais um pouco.

O lettering é a caligrafia pura e simples. Geralmente, entendemos por lettering aquelas frases e letras lindas em quadrinhos, cartazes, imagens. Sempre acompanhadas de algum tipo de desenho e muita fofura.

Há alguns livros sobre o assunto, como Caligrafia Criativa e Muito Mais, de Gabri Joy Kirkendall, Julie Manwaring, Shauna Lynn Panczyszyn e Laura Lavender, da Quarto Publishing, e Caligrafia Para Relaxar, de Amy Latta, da Editora Sextante. E tem muita gente que está transformando o hobby em job, ganhando dinheiro fazendo lettering (não é o meu caso, eu estou longe, muito longe, far far away disso, haha).


Eu, por enquanto, peguei várias dicas no YouTube – principalmente no canal Primeiro Rabisco, da Marina Viabone, e me inscrevi no site Happy Ever Crafter, da Becca Courtice – é tudo em inglês, mas facílimo de entender. E pego mil letterings no Pinterest – que também tem muitas dicas! – para tentar reproduzir.

Por enquanto eu estou na fase de “copiar” mesmo. Ainda não sou boa o bastante para criar os meus letterings, inventar minhas próprias imagens, e estou treinando com o de outras pessoas. Já fiz vários alfabetos para começar e fui a partir daí.

Esse foi meu primeiro de todos






É extremamente relaxante, apesar de exigir da sua concentração. Fico tempos ali e quando percebo, opa, já se passaram duas, três horas. Minha mente fica limpa e tudo o que eu tento é fazer bonitinho, apesar de ter zero talento para o desenho.

E você? Já conhece ou pratica lettering?


***

Já viu o vídeo dessa semana? É sobre o divertido livro Austenlândia, de Shanon Hale. É só clicar aqui! E aproveite a promoção de Black Friday adiantada dos meus livros! Je T’aime, Paris está só R$ 10! Corre lá no livrosdateca.com.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário