sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Sobre Tudo Que Passa – Lettering e amor


A internet pode ser um local bem inóspito e cheio de haters, mas muitas vezes a gente encontra pessoas lindas, que te querem bem e que fazem um trabalho bem bacana, do tipo que te dá vontade de compartilhar com todo mundo. Esse foi o caso da Bia Marques, do blog Sobre Tudo Que Passa. A página, que tem seis meses de vida, é cheia de textos repletos de amor e de ilustrações e lettering, que é a arte de desenhar letras.

Há uns dias ela entrou em contato comigo e começamos a conversar e trocar figurinhas. O resultado foi que fiquei morrendo de vontade de mostrar o trabalho dela para vocês.


Segue abaixo uma breve entrevista com a Bia Marques:

1- Como surgiu a ideia do Sobre Tudo Que Passa?

Desde uns 9 anos tenho agenda/diário e sempre amei escrever, canetas coloridas, papeis, letras e desenhos. Se quer me ver feliz, me leva numa papelaria e/ou livraria.

A ideia do blog existe há MUITO tempo, mas eu sempre tive muito medo e vergonha de abrir tudo isso, então acabei deixando nos diários e cadernos mesmo. Mas sempre fiquei com esse pensamento guardado.

Até que um dia, do nada – mesmo – eu abri o site do wordpress, criei um nome e um endereço para o blog e escrevi o primeiro texto. Tudo totalmente sem programar.

Aí fui ficando inspirada com as pessoas que me cercam e fui postando mais textos, mostrando só para os amigos. A minha ideia era nem divulgar: deixar o blog lá e que chegasse a quem tivesse que chegar. Mas aí a vontade de ter leitores despertou, eu criei coragem e divulguei para todos.

Com dois meses de blog eu descobri uma outra paixão, que é a de desenhar e estou muito feliz com esse cantinho florido que eu criei para a minha vida.



2- Como você começou a fazer as ilustrações?

No começo eram só os meus textos e pensamentos, pegava alguma imagem bonita na internet. Aí uma amiga minha comentou: “Texto lindo, só seria melhor se fosse com a sua letra”, o que me fez ter a ideia de escrever alguma frase do texto e usar essa imagem para ilustrá-lo.

Estava indo assim até que outra amiga me deu a ideia de fazer uns desenhos mais elaborados. Foi quando eu comecei a pesquisar e aprendi o que era “lettering” – que é a arte de desenhar letras - e desde então tem sido muito legal e muito gratificante explorar esse lado que estava adormecido, que ama canetas e letras diferentes.



3- Qual foi a sua primeira frase?

A minha primeira frase foi uma música do Lulu Santos que eu amo: “Mas o teu amor me cura de uma loucura qualquer” e o meu primeiro texto no blog foi “Sobre um amor de mais um século”, no qual eu falo sobre todo o meu amor pelo meu bisavô.



4- De onde você é?

Sou nascida e criada em São Paulo.



5- No que você trabalha?

Sou advogada atuante desde que me formei há 5 anos e nas horas vagas escrevo e desenho como vocês já viram.



6- Em relação a esse trabalho, qual seu maior sonho?

O nome do blog – Sobre Tudo Que Passa – diz muito sobre a minha ideia ao criá-lo, que é justamente registrar sobre tudo o que se passa pela minha cabeça e que eu observo ao meu redor que seja capaz de criar bons sentimentos em quem lê.

O fato de ter criado coragem e aos poucos ver o blog e os desenhos crescendo, já tem sido a realização de um sonho.

Daqui pra frente eu sonho que ele cresça mais e mais, que eu tenha a capacidade de alcançar muitas pessoas e continuar com a minha ideia que é essa: espalhar as boas ideias, sentimentos e inspirações que eu tenho para os outros.



*** 

Uma graça, né, gente?

A Bia está fazendo uma ilustração para mim. Em breve posto aqui para vocês verem! E quem quiser encomendar uma, é só entrar em contato com ela pelo blog, Facebook, instagram ou e-mail.

Bia, muito obrigada pela entrevista, pelo seu tempo e por compartilhar com todo mundo tantos sentimentos bons! Te desejo muito sucesso, sempre.

Teca Machado

11 comentários:

  1. Nossa, ela arrasa nas ilustrações!!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas, né?
      Também acho que ela arrasa!

      Beijooos

      Excluir
  2. OIS BISTEQUINHAAAAA

    eu adoron esse tipo de arte. Dá vontade de pegar todos os letterings da vida e sair compartilhando loucamente. Tenho achado legal na minha faculdade que, ultimamente, os alunos tem espalhado plaquinhas tipo essas pelos corredores. Dá aquela sensação de que ainda existe amor no mundo, sabe?

    beeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim!
      E dá uma vontade de aprender a fazer, né?
      Ah, que lindo!
      <3

      Beijooos

      Excluir
  3. Ah, eu amei!
    Que delicadeza da sua parte em compartilhar ;-)

    Abraços =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei lindo demais!
      Eu precisava compartilhar!
      <3

      Beijooos

      Excluir
  4. Que lindas essas ilustrações!! Super talentosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista, Teca!! A Bia parece um amor, assim como as ilustrações dela! Muito sucesso e muitas mensagens bonitas espalhadas por aí também!! Hahaha

    Estou curiosa para checar o desenho que ela vai fazer para você!! Não esqueça de mostrar depois!! ;)

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma fofaaaaaaaa!
      E o trabalho lindo.
      Posso adiantar que o meu ficou lindo.

      Beijooos

      Excluir
  6. Mas gente.. quem tem dom, tem mesmo não tem jeito.. do nada descobrir que sabe desenhar assim... imagina!? rs
    Muito lindo tudo! Amei!
    Ela pode é fazer uns quadrinhos com esses desenhos dela que ficaria o máximo e tenho certeza que venderia super bem! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir