sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Inferno – A 3ª aventura de Robert Langdon nos cinemas


A premissa você já deve conhecer. O professor Robert Langdon (Tom Hanks) se vê numa conspiração que envolve sociedades secretas que desejam fazer o mal para a humanidade e precisa usar sua memória fotográfica, mente privilegiada e seus conhecimentos sobre história antiga, museus e renascença para salvar o mundo. O mesmo acontece tanto em O Código DaVinci quanto em Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido (que não tem filme) e em Inferno, todos livros de Dan Brown. Só porque a premissa é a mesma, não significa que você não possa embarcar nessa viagem e curtir o filme/livro. Inferno, do diretor Ron Howard, estreou nesse feriado e eu já corri ao cinema para assistir.


Se quiser saber um pouco mais sobre o livro que inspirou o filme, clique aqui.

E não se preocupe. Eu não dou spoilers em posts, apenas conto o que a sinopse autoriza. Leia sem moderação!

Pela terceira vez Tom Hanks vive o personagem mais emblemático criado por Dan Brown.  Não que das outras vezes não tenha sido o caso, mas agora o ator parece ainda mais à vontade no papel, como se realmente tivesse se transformado em Langdon. Sua parceira da vez é a Dra. Sienna Brooks, vivida por Felicity Jones, a nova queridinha do cinema que ainda esse ano estreia o novo filme da franquia Star Wars, Rogue One. Jones também trabalha bem, nos convencendo de quem é Sienna.


Inferno começa com um muito confuso Robert Langdon. Ele acorda num hospital em Florença com um tiro de raspão na cabeça sem saber como foi parar lá e o que aconteceu nos últimos dias. Tudo o que sabe é o que a médica que o atendeu, a Dra. Sienna Brooks, lhe conta e que tem delírios muito vívidos sobre uma espécie de apocalipse. Mas então uma mulher vestida de policial aparece tentando mata-lo. Sem outra alternativa, Sienna e Langdon correm.

Quando mexe em seu casaco, Langdon encontra uma pista: Uma projeção da pintura de Botticelli que representa o Inferno de Dante Alighieri. Enquanto fogem da policial que tenta mata-los e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que o quer de qualquer modo, Langdon e Sienna seguem essas e outras pistas deixadas por Zobrist, um geneticista milionário com ideias radicais sobre superpopulação mundial, para tentar impedir que o vírus Inferno, uma nova peste, seja liberada.

O Inferno de Botticelli e de Dante Alighieri

Máscara mortuária de Dante Alighieri

Inferno passa por pontos turísticos da Europa, começando por Florença. A fotografia do filme é muito bonita (tem como não ser quando passa em cidades históricas e fala sobre obras renascentistas?) e a maneira como Ron Howard dirige as cenas, tirando o melhor dos cenários, nos deixa com vontade de visitar esses locais.

Com Inferno podemos esperar cenas de correria, ação que só é interrompida para que eles desvendem mistérios (enquanto nos ensinam sobre história da arte e sobre museus famosos ao redor do mundo) e um enredo com rumos que ninguém imagina. Ou seja, ótimas horas de entretenimento.



Li o livro assim que lançou, no primeiro semestre de 2013, então detalhes do enredo não estão tão frescos na minha memória, mas, do que eu me lembro, o filme ficou muito semelhante a história original. Até o final. Infelizmente os roteiristas deram um fim diferente a saga, e isso me incomodou muito. Entendo que linguagem de cinema é diferente da linguagem escrita, mas o grande tcham dessa obra é o desfecho e não vejo porque ela não funcionaria nas telas. Pelo contrário. Claro que quem lê o livro tem muito mais acesso às nuances da história e aos detalhes dos personagens, mas o filme fez isso bem.

Deixando de lado a razão que insiste em nos dizer que ninguém é tão inteligente quanto Langdon e que pelo menos uma vez a cada três anos ele precisa salvar o mundo, sente e relaxe com uma história de tirar o fôlego, com reviravoltas que você não está esperando e uma história super interessante que nos fará pensar sobre a questão da superpopulação.

Recomendo muito.

Teca Machado



11 comentários :

  1. Eu to DOIDA pra ver este filme logo! Eu sou fã de Dan Brown e Inferno é meu livro favorito dele por ser baseado na obra de Dante que é ÍNCRIVEL!! E tu fez uma ótima resenha!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inferno foi um dos meus livros preferidos dele também.
      Que bom que gostou da resenha!

      Beijooos

      Excluir
  2. eu nunca li nada do dan brown mas conhece mt gente que adora! eu acho que vou ir com a minha mae assistir o filme nesse final de semana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      É muito bom!
      Dá uma chance para os livros, além do filme.

      Beijooos

      Excluir
  3. Tenho certeza de que vou gostar. Esse foi o único livro que não li do Dan brown, os demais li todos.
    Quer participar do Lulu Entrevista? Preciso que me envie seu e-mail para luluontheskyblog@gmail.com

    Saiu vídeo novo no canal!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse é um dos melhores dele, Lulu!

      Beijooos

      Excluir
  4. OI BISTEQUINHA

    ainda não li nenhum do Dan :( mas já vi todos os filmes lançados até agora (menos esse Q), então acho que tô meio que perdoada, né?
    Tô contando em ir no cinema esses dias pra ver o tom hanks na tela. Confesso que tava com saudadinha de ver a fuça dele! HAHAHA

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, dona Hellz, vai ler, mulher!
      Mas eu te perdoo por causa dos filmes, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  5. Olá
    Eu ainda não li o livro"Inferno" , mas sou encantada com o livro "Código Da Vinci" e "Anjos e demônios" .
    Estou mega ansiosa para assistir a esse filme♥
    Blog: www.estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pathy, esse é um dos melhores dele!
      É muito doido!
      Você vai gostar.

      Beijooos

      Excluir
  6. Adoro as aventuras do Robert Langdon!
    Essa ainda não li o livro nem vi o filme. Qualquer dia desses tiro pra fazer os dois. Mas parece muito bom! ^^
    Pena que mudaram o final. Detesto quando fazem isso. Quem leu o livro quer é ver tudo igual e pronto. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir