terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Like a Woman: Livraria comemorativa do Dia da Mulher


A gente sabe que tem muito mais autores homens do que mulheres por aí. Inclusive, muitas mulheres usam pseudônimos ou apenas as iniciais para conseguir entrar no mundo literário sem sofrer preconceito, tanto por parte de editoras quanto de leitores. Faça um teste: Vá até a sua estante e veja quando dos livros são de escritoras. Depois veja quantos deles são de outro gênero que não romance ou poesia. Poucos, né?

Pensando na representatividade feminina na literatura – não só em romances, mas em todos os gêneros – a Editora Penguin, do Reino Unido, vai abrir uma livraria temporária chamada Like a Woman em Londres. Ela vai funcionar de 5 a 9 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher e o centenário do Representation of the People Act, que foi uma reforma eleitoral do país que permitiu, entre outras coisas, que as mulheres votassem.


Segundo os organizadores, serão livros de mais de 200 escritoras que “irão celebrar a persistência das mulheres que buscaram mudanças: aquelas que lutam, que são rebeldes e que gritam #comouma mulher”.

Os títulos serão divididos em grupos, como “o impacto que a autora teve na sociedade, História ou cultura”, “leitura essencial feminista”, “para inspirar jovens leitoras”, “mulheres para prestarmos atenção” e “aquelas que realizam mudanças”.

Zaina Juma, gerente criativa da Penguin. disse que esse é um espaço onde leitores poderão encontrar escritoras incríveis, ativistas e pioneiras para se inspirar a seguir em frente e promover mudanças como uma mulher. “A voz de mulheres sendo ouvidas e levadas a sério é a chave para conseguirmos igualdade de gênero e com a livraria Like a Woman estamos criando um local onde essas vozes serão elevadas e celebradas”. 

Vários eventos literários vão acontecer no local e parte dos lucros irão para a Solace Women’s Aid, uma instituição de suporte a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Os consumidores poderão também comprar livros e doar para a instituição.

Com informações de The Guardian UK.

E você, tem o costume de ler autoras mulheres?

Teca Machado


6 comentários:

  1. Olá Teca, tudo bem?

    Menina, gostei muito do post, me fez refletir bastante! A maioria dos meus livros são de autoras, mas realmente, quase todos são romances. Amei a iniciativa da editora e adoraria passar por lá porque sei que será incrível.

    Beijos!
    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca!

    Que bacana a ideia da livraria, gostei muito. Até que eu leio bastante livros de autoras mulheres, logo me vem em mente várias que são minhas favoritas hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Teca, tudo bem? achei incrível essa ideia da livraria, e apesar de ter mais escritores masculinos eu sempre leio mais femininas, é automático
    - Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir