quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Livros que me fizeram sentir ressaca literária


O carnaval acabou e fica aqui a ressaca

E ela pode ser moral, física ou apenas literária, que é o meu caso!

Você sabe o que é ressaca literária?

Fotos @casosacasoselivros

Você pode ver um post mais explicativo aqui ou ficar só no resumão: É quando após terminar um livro que mexeu muito com seus sentimentos você não conseguir começar outro logo em seguida. É um período de hiato em que o leitor fica ali só curtindo a dor e a alegria de ter terminado uma história fantástica – ou desoladora. É não ter ânimo ou coragem de entrar em outro universo literário, porque você está profundamente imerso no anterior. (Veja aqui um post sobre como curar a ressaca)

Até que eu não sou de fazer hiatos no período de ressaca, mas fica aquele sentimento de “nunca mais vou ler algo tão incrível” e o livro seguinte perde um pouco do brilho.

E para aproveitar esse período de quarta-feira de cinzas e toda ressaca moral, física e literária, nada mais propício do que falar hoje sobre cinco livros que com certeza vão te ressacar:

1- Corte de Névoa e Fúria – Sarah J. Maas (Editora Galera Record)


S.O.C.O.R.R.O. Essa palavra define. Na verdade, toda a série deixa a gente de ressaca literária, mas o livro 2 está de parabéns. Eu nem tinha terminado ainda a leitura e já me sentia atropelada por sentimentos, esmagada, incrível, revoltada, angustiada, suspirando e cheia de amor. Eu terminei de ler há mais de um mês e simplesmente não consigo seguir em frente sem a Feyre e sem o maravilhoso Rhysand. Se prepare que essa ressaca é de matar, então é melhor tomar uns Engovs antes!


2- A Viajante do Tempo – Outlander – Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)


Se eu falasse palavrão teria soltado pelo menos mil quando terminei essa leitura. Minha nossa! O que foi esse livro? Diana Gabaldon me deu quase 700 páginas de um enredo incrível, maravilhoso, desolador e cheio de reviravoltas. Devastada é uma boa palavra para descrever como me senti no fim. Já li até o 4 da série e, apesar de muito bons, nenhum volume chegou aos pés de A Viajante do Tempo. E só de lembrar dos efeitos da história sobre mim já sinto a ressaca de novo.


3- A Culpa é das Estrelas – John Green (Editora Intrínseca)


Esse é antigo, é clichê e já passou a modinha, mas, meu Deus, como eu fiquei de ressaca! Quando terminei chorava tanto que a minha mãe perguntou se eu estava bem. Senti que um caminhão de sentimentos tinha me atropelado e eu fiquei feliz em continuar deitada no asfalto pensando na dor e na alegria que senti ao ler esse livro. John Green pegou meu coração, rasgou, emendou e pisoteou de novo. E eu deixo ele fazer isso quando quiser de novo.


4- Ninfeias Negras – Michel Bussi (Editora Arqueiro)


Quem gosta de um bom thriller e uma história com reviravoltas de cair o queixo vai se deixar embebedar e ressacar por esse enredo de Bussi. Eu simplesmente não esperava aquele final e tudo o que aconteceu. Parecia que eu tinha bebido e ele sacudido a minha cabeça. Quando terminei a leitura passei alguns minutos parada olhando para a parede pensando “realmente, livros assim me fazem amar ainda mais a literatura”.


5- Um Caso Perdido – Colleen Hoover (Editora Galera Record)


Já que estamos falando aqui sobre ficar devastados, dona Colleen tem o dom divino de fazer isso com a gente, não importa em qual livro. Mas o que me deixou com mais ressaca e sem vontade de seguir em frente por causa de uma história tão impactante foi Um Caso Perdido. Eu não estava esperando. Um trem descarrilhado me pegou sem eu nem saber que estava sentada nos trilhos. A ressaca foi brava. E quando li Sem Esperanças, que é o mesmo enredo sob outro ponto de vista, senti tudo como na primeira vez.

*** 



Vocês já leram esse livros e ficaram com ressaca? 
Quais obras te ressacaram?

Teca Machado

12 comentários:

  1. Oi, Teca. Gostei muito do seu post! Não sou muito de ter ressaca, é mais um tempo que eu mesma tiro para desembaralhar minha mente de tanta coisa que leio, fico ás vezes confusa com os enredos e as leituras não rendem. De todos só li Um caso perdido, que não foi todas essas coisas para mim, além de ACEDE que eu simplesmente amo. Eu tive ressaca literária com A lista de Brett, eu não sei bem porque.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      A Lista de Brett não me deu ressaca, mas eu amei um monte.
      Menina, Um Caso Perdido me devastou total, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  2. Oii Teca, menina eu te entendo hahahaha me senti assim com A culpa é das estrelas e tbm com Um caso perdido, foram livros que me deixaram por um tempo de ressaca literária.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros para devastar nossa alma e mais um pouco, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi Teca, que post maravilhoso. Sempre li livros muito intensos, que realmente mexeram comigo e demorei para começar ler outro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome disso é a famosa ressaca literária, hehe.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi Teca, é difícil ter a famosa ressaca literária porque leio vários ao mesmo tempo hehehehe mas recentemente tive uma bem grande hehehehe não li nenhum da sua lista, mas quero ler Um caso perdido!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Não dou conta. Eu preciso de só um de cada vez, hahaha.
      Qual te deu ressaca?

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi, Teca!
    Nem fala, minha leitura atual está me fazendo desistir de tudo. Tem livros que esperamos tudo de bom deles, e quando pegamos para ler é uma completa decepção .

    Adorei o post.
    Sucesso sempre.

    Lídia Maria
    http://www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca,
    Tudo? Sei como é já fiquei algumas vezes assim. Como você quando li Outlander fiquei maluca não canso de falar que esse é o melhor livro que li na vida e que quando crescer quero ser igual a Diana, a mulher é uma máquina de escrever e saber que ela estava fazendo isso na brincadeira, tipo "vou escrever um livro para ver como é", muito louco. Então sim, esse foi um dos que me deixou com ressaca. Assim como você também demorei para me desligar da Culpa das Estrelas, talvez por ser um dos primeiros desse gênero sick lit que eu li, realmente não esperava sentir tantas emoções ao mesmo tempo e foi difícil desligar. Outro livro que me vem a mente agora que me deixou em uma baita ressaca foi Jogos Vorazes, foi uma loucura também porque foi o primeiro livro de distopia que li e fiquei pensando "Meu Deus sério que tudo isso aconteceu?", realmente demais. Agora um parenteses todo mundo está falando sobre esse livro Corte de Névoas, minhas mamy comprou e estou pensando seriamente em pegar para ler, ele realmente vale a pena? Enfim, amei o post.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      Não sabia que a Diana foi escrever de brincadeira e virou aquela maravilhosidade toda, hahaha.
      Jogos Vorazes eu quase morri no fim do segundo livro. Como assim, gente?
      Corte de Espinhos e Rosas vale a pena de tudo da vidaaaaaaaaaaaaaaa.
      É amor demais!

      Beijooos

      Excluir