A Caçadora de Dragões – Trilogia Iskari - Resenha


Quem aí adora uma boa história de fantasia levanta a mão?

Então vem comigo que eu tenho uma dica ótima de leitura do gênero: A Caçadora de Dragões, de Kristen Ciccarelli, o primeiro volume da trilogia Iskari.

Fotos @casosacasoselivros

Recebi a obra, publicada no Brasil pela Editora Seguinte, como cortesia do grupo Companhia das Letras e logo de cara gostei da capa e da sinopse. Fora que vi muitos elogios a ela nos blogs. Confesso que demorei três semanas lendo o livro, mas foi apenas porque o meu tempo foi muito corrido em junho e eu quase não consegui ler. Mas quando arrumei tempo, no último final de semana do mês e a história deslanchou, li toda metade final do livro em dois dias.

No enredo, conhecemos Asha e o reino de Figaard. A população tinha nos dragões aliados, até que um dia eles se rebelaram contra os humanos e viraram inimigos. Nesse universo, os dragões amam ouvir e contar histórias, então elas foram banidas e proibidas, porque elas atraem os animais e envenena quem as conta. Mas Asha, a filha do rei, tem dentro de si as histórias. Todas as noites foge do palácio e as conta para Kozu, o primeiro e mais poderoso dragão de Figaard. Mas um dia ele se rebela, cospe fogo em Asha e queima a cidade, matando parte da população. Asha é, então, renegada pelo seu povo. E para conseguir a aprovação dele novamente, seu pai a institui Iskari, uma deusa da morte e destruição, para que se torne caçadora de dragões e sua missão de vida se torna matar Kozu, assim como todos os outros que existem. Mas para fazer isso ela precisa descobrir verdades sobre si mesma, sobre os dragões e sobre as antigas histórias.

Kristen Ciccarelli
Um dos maiores acertos do livro é a sua protagonista. Asha não é uma frágil mocinha. Ela é uma caçadora totalmente badass, temida por todos e sem medo de dragão nenhum. Ela é cheia de falhas, comete escorregões e sempre esconde de todos os seus erros. Devido as queimaduras que sofreu na infância, tem cicatrizes por todo o rosto e corpo, o que a faz odiar sua aparência. Mas, mais do que isso, ela odeia quem é por dentro. Por amar as histórias e por causa delas ter levado destruição ao seu povo, sente um peso imenso nas costas, sabe que é corrompida pelo Antigo, o deus que o reino segue e que se comunica com Asha por meio de sonhos. 

Mas há outros personagens que merecem destaque, como o escravo a quem Asha salva e que passa a fazer parte da sua saga e tem uma gentileza e bondade quase infinitas (sempre que aparece é um prazer!), Dax, o irmão de Asha e herdeiro do trono, Jarek, o noivo que Asha odeia e com quem está prestes a se casar (ele é pavoroso num nível terrível), o rei, um personagem complexo, ambíguo e bem construído, e os próprios dragões Kozu e Sombra. Queria dizer que eu estou apaixonada pelos dragões e pela maneira como eles contam as suas histórias. Kristen Cicarrelli teve muito cuidado com o arco narrativo deles.

Capa original

Há alguns momentos mais lentos, principalmente no início da leitura, enquanto a autora nos insere no universo da história de forma meio arrastada. Mas acredito que isso é necessário para que possamos entender bem o contexto onde os personagens vivem e porque Asha se sente tão corrompida. Kristen Ciccarelli construiu muito bem esse mundo de fantasia, com povos, lugares e lendas próprias. E é bacana que em certos momentos, entre os capítulos ela conta as histórias proibidas, que nos fazem entender todo o folclore de Figaard.

A história é muito bem amarrada, com alguns plot twists de fazer cair o queixo (enquanto eu lia, estava do lado do meu marido, e de vez em quando soltava uma “AI, MINHA NOSSA”, assustando ele). Há um ótimo gancho para o próximo volume, mas a história é fechadinha. Quase tudo proposto ali é resolvido, mas ainda há muito o que acontecer.


A Caçadora de Dragões é uma história diferente, muito bem construída e bem interessante. Fiquei morrendo de vontade de ler os próximos volumes, que ainda não foram publicados. Quero mais dragões, Asha, histórias proibidas e todo universo de Figaard.

Recomendo muito.

Teca Machado

14 comentários:

  1. nossa que legal conhecer esse livro! desde a capa super me chamou a atenção e gostei mt de conhecer mais da historia, já fiquei querendo saber mais dos outros livros da trilogia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros que me faz ficar assim também, tendo reações, haha!Parece ser uma ótima leitura!

    www.coisasdepriscila.com
    instagram l Participe!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, e esse é cheio de rações adversas!
      Hahahaha

      Beijooos

      Excluir
  3. Não curto muito livros assim, mas para quem gosta fica a dica.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Lulu.
      Para quem gosta é um prato cheio mesmo!

      Beijoos

      Excluir
  4. Oi, Teca!
    Eu recebi esse livro também pra resenhar e estou só ajeitando minha rotina para começar logo. Mas confesso que ODIEI essa capa nacional. Misericórdia!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você pode até não ter gostado da capa, mas o livro é ótimo!
      Vale a pena.

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Teca, tudo bem?
    Que saudades, lindona <3 Obrigada por responder à pesquisa do blog!
    Menina, amei essa resenha! Que capa linda e que plot envolvente! Fiquei curiosa pra saber o desfecho dessa ~~~treta com os dragões.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priih, é bem isso mesmo!
      Treta com os dragões, hahaha.
      Espero que consiga ler e ficar doida pela história, como eu fiquei.

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi Teca! A sinopse desse livro também me chamou atenção, gostei também da descrição da protagonista! Apesar de não ser ler sempre fantasia, eu acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Essa é uma fantasia muito bacana.
      Gostei demais!

      Beijooos

      Excluir
  7. Aaa eu ja li esse livro e literalmente concordo com tudo o que você disse! Simplesmente não dá pra não apaixonar!
    ( agora é só esperar os outros dois pra se apaixonar também!)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.