quarta-feira, 11 de julho de 2018

Excelentes livros clássicos brasileiros


Para quem aparece aqui de vez em quando e acompanha o Canal Teca Machado no Youtube (ele está abandonadinho porque estou sem tempo para gravar, mas juro que já volto! Enquanto isso você pode seguir lá e ver os vídeos já postados), sabe que em 2018 eu fiz um desafio de ler cinco livros clássicos da literatura mundial.

Mas antes que falem que eu só coloquei livros estrangeiros, já explico: Na época de escola, e mesmo depois, li vários clássicos brasileiros. Quando assisti O Grande Gatsby, com o Leonardo DiCaprio no papel principal, adorei o filme e resolvi ler o original. O resultado foi que eu amei! Descobri que livros que achei que talvez fossem sisudos, pesados e super velhos podiam ser excelentes. 

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista da literatura clássica brasileira que já li e que todo mundo deveria dar uma chance:

1- O Guarani, de José de Alencar


Você já conhece o índio Peri e a Ceci? Se não, deveria! O Guarani foi uma das minhas leituras preferidas entre as “obrigatórias” para o vestibular. Apesar do final enigmático (SÉRIO, por que você fez isso com a gente, Alencar?), é uma obra cheia de ação, com romance e temas para refletir, como colonização, miscigenação entre índios e europeus e muito mais.


2- Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis


Ah, Brás Cubas, como eu te adorei! Ter um defunto-autor (não um autor defunto, que fique bem claro) é uma das grandes sacadas desse livro. A história é engraçada – você não vai gargalhar, mas vai dar umas risadinhas -, cheia de ironia e bom humor, que faz um retrato bem bacana do Brasil Império.


3- A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo


Pensa num livro fofo, é esse! Tanto que ele é considerado como o primeiro romance romântico brasileiro. Tem aposta de um namorador que nunca quer se apaixonar – e é óbvio se apaixona -, um certo mistério, e uma paixonite de infância que foi levada para a vida. Além de tudo, fala sobre os costumes da alta sociedade brasileira da época. Quase um Gossip Girl do século XIX.


4- Capitães da Areia, de Jorge Amado 


Lá estava eu, com 15 anos, toda inocente. Aí caiu nas minhas mãos como leitura obrigatória Capitães de Areia. Aí eu fiquei meio assustada. Caramba, meus professores passaram livro com cenas de sexo? Que doideira, hahaha. Enfim, esse é um livro que retrata a Bahia do século 20, com meninos de rua e seus assaltos, aspirações, brigas internas, amores e lealdade. É muito bacana e muito dinâmico de ler.


5- O Primo Basílio, de Eça de Queiroz


Tá, esse aqui não é literatura brasileira, é portuguesa, mas quem não leu Eça de Queiroz na época da escola? Gosto muito desse livro, apesar do ódio profundo do Basílio, da Luísa, que é uma burra de cair na conversinha dele, e da Juliana, aquela praga que só atrapalha tudo. É aquele livro que quando você termina fica um pouco passado, meio triste, mas é excelente.

*** 

Você sentiu falta de Dom Casmurro nessa lista? Pois é, é porque eu nunca li! #shameonme total. Como assim alguém que lê para caramba nunca leu Bentinho e Capitu? Nem posso opinar sobre se ela traiu ele ou não porque não conheço a fundo. Prometo que vou remediar isso assim que puder.

E você, quais livros clássicos brasileiros já leu e gostou?

Teca Machado

8 comentários:

  1. Oi, Teca
    Eu tenho problemas com livros clássicos. Toda vez que alguém me indica um ou fala a respeito, sinto como se ela estivesse me impondo que eu lesse um livro assim, e eu detesto isso, além de não me dar bem com os clássicos. Mas Memórias Póstumas eu já vi o filme e queria conhecer a história, assim como O Cortiço que é bem interessante também.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso deve ser trauma da época de escola, quando te obrigavam a ler, hehe.
      Mas são muito bons, juro.
      Bem diferente do que estamos acostumados a ler no dia a dia, mas nem por isso menos legal.

      Beijooos

      Excluir
  2. Olá Teca, bom dia.

    Todos os livros acima li na época do colégio e gostei bastante. :) Hoje em dia, estou lendo O Poder dos Quietos de Susan Cain e adorando.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Que bom que leu mesmo obrigada e gostou.
      Esse seu eu não li ainda.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  3. Oiii Teca

    Da tua seleção já li O Guarani e na época chei até que legal apesar da escrita rebuscada. Em clássicos brasileiros meu amor eterno sempre será para O Cortiço, nossa amo demais aquele livro!

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      O Cortiço eu gostei, mas não achei o mais maravilhoso dos que eu li.
      :)

      Beijoooos

      Excluir
  4. Oii Teca, tudo bem??
    Apesar de ser estudante de Letras, não costumo ler muitos livros clássicos por achá-los chatos. Mas uma obra que eu gostei, foi realmente Capitães da Areia. Gostei das suas indicações, acho que posso dar uma chance.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!
      Que bom que gostou de Capitães da Areia.
      É uma leitura diferente e bacana, né?

      Beijooos

      Excluir