quarta-feira, 4 de julho de 2018

Projeto um ano sem comprar livros – Mês 2


No começo de maio uns amigos me deram a ideia de passar um ano sem comprar livros. Depois de dar uma boa relutada, acabei aceitando o desafio, meio que como uma espécie de desintoxicação (porque eu quase infarto quando vejo promoção de livros – ou também quando não vejo, é só entrar numa livraria ou na Amazon). Além disso, outro motivo é para dar uma aliviada na minha estante de obras não lidas, que chega a quase 200, recheada de histórias que eu quero muito ler, mas acabo não dando tanta atenção porque fico enfiando livros novos ali.


Para acompanhar toda saga é só clicar aqui e aqui.

E eis que o mês dois do desafio passou sem que eu caísse em tentação. Yes!

E olha que dessa vez eu não recebi nenhum livro de editora para pelo menos me fazer sentir menos em abstinência.

Mas junho não passou sem nenhum livro novo. Quando estabeleci as regras, decidi que ganhar livros não tinha problema. Até porque não fui eu quem comprei, né? Meu marido me deu um  super fofo que eu não conhecia, mas me interessei bastante. Chama O Projeto Jane Austen, de Kathleen A. Flynn, que conta a história de um casal que volta no tempo para roubar um manuscrito da autora. 

Foto @casosacasoselivros

E eu juro que não fui eu quem pediu um livro. Até porque isso não é trapacear ou burlar as regras, mas tecnicamente não é o certo, né? Confesso que de vez em quando eu comento “ah, fiquei sabendo de tal livro e queria muito ler...”, para ver se ele pega a indireta, mas até agora isso não rolou, haha. #ficadicacaio

Até o momento não tem sido tão sofrido. Não sofri de uma abstinência muito cruel, mas em alguns momentos bate aquela vontade de sair comprando tudo, principalmente quando você vai em eventos literários. Em junho fui no Mochilão da Record e no Encontro de Fãs de Romance de Época da Arqueiro. Ou seja: Eu queria tudo e mais um pouco. Posso até não comprar nenhum durante o ano, mas a minha listinha de “livros a comprar” está aumentando consideravelmente. Ô, se está!

Junho foi um mês em que sobrevivi sem cair em tentação.

Parabéns para mim!

Foram dois. Só faltam 10.

Teca Machado

10 comentários:

  1. Oi, Teca
    Eu acho que entraria no seu projeto mas eu já não recebo livros de editoras, se eu não comprar vou acabar ficando sem ler nenhum. Acho que teria que adaptar as regras para: comprar um livro por mês, acho que seria mais condizente. Além disso eu gasto tanto com livros que poderia economizar horrores porque todo santo mês eu compro bem uns 5 ou 6 livros aff.
    Adorei o projeto! Vou tentar fazer qualquer dia.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      Mas tenho certeza que você teria livros de sobra para ler até o ano que vem.
      Sei que eu teria, hahaha.
      Mas só de comprar um por mês já é uma meta difícil!

      Beijoos

      Excluir
  2. Oi Teca!! Minha nossa vc foi no Mochilão e no encontro da Arqueiro e conseguiu não sair comprando nada?? Olha, vc está de parabéns!! Eu tb não comprei nada nos últimos quatro meses, mas tb não provoquei a tentação rsrsrsrrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui!
      Sou forte, hahahahaha.
      Eu ando provocando a tentação. Não tem sido uma estratégia muito inteligente.

      Beijooos

      Excluir
  3. Sabe o mês que você vai sofrer? Novembro HAHAHA.
    Sugiro nem acessar sites de vendas hahahaha.
    Eu já superei isso há muito tempo, consigo ficar sem comprar numa boa. É só evitar entrar nesses sites todos os dias que o desespero passa rsrs.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, certeza que novembro eu vou morrer, hahahahaha.
      Eu apago sem nem ler as propagandas que recebo dos sites.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Teca!

    Parabéns e to torcendo pra você continuar se mantendo firme! Como sou chegada em e-books, só compro o livro físico quando quero muuuito mesmo, e além disso, sou bem mão fechada com dinheiro, então desse jeito consigo economizar bem hahaha mas você vai ver que vai ser ótimo pra colocar os livros que estão parados na estante em dia!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol!
      Ah, meu negócio são os livros físicos mesmo, para horror do meu bolso, haha.

      Beijooos

      Excluir
  5. Um projeto de coragem, mas que bom que está dando certo. Eu diminui muito as compras esse ano também.. estou mais é trocando e os que ganho de parceria.. quero também comprar menos enquanto tenho vários ainda para ler em casa..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coragem e um tanto de burrice, haha.
      Mas estou seguindo firme e forte!
      :P

      Beijooos

      Excluir