quarta-feira, 8 de maio de 2019

Desafio um ano sem comprar livros – Mês 12



Depois de longos 365 dias, eis que o desafio um ano sem comprar livros terminou!

Queria dizer que o balanço foi muito positivo, porque não desviei do meu propósito nem uma vezinha que foi. Claro, bateu vontade, a tentação foi grande em várias ocasiões, mas confesso que foi mais fácil do que pensei que seria – mas isso também não significa que foi tão tranquilo que queria fazer de novo, haha.

Aprendi algumas coisas nesses últimos doze meses:

1- Sou mais forte do que imaginava quando o assunto é não ceder as tentações.
2- O que os olhos não veem o coração sente menos mesmo (todas as vezes que entrei numa livraria ou site fiquei abalada, mas se nem lembrava que eles existiam ficava bem)
3- Não tem problema demorar a ler os lançamentos. Isso não é uma competição de quem lê primeiro.
4- Eu não preciso comprar 29 mil livros de uma vez, posso fazer isso aos poucos e com moderação.
5- Não tenho tempo hábil para ler tudo o que gostaria, mesmo com a estante diminuindo de tamanho.

Durante esse período li 34 livros, o que pensei que desafogaria a minha estante, mas ganhei uns 20 outros durante esse tempo – principalmente graças à parceria com o Grupo Companhia das Letras -, então não foi bem o que aconteceu. Continuo tendo mil livros. Pelo menos se estivesse comprando no ritmo normal teria ainda mais.

Não nego que estou feliz com o fim desse desafio e muito satisfeita que ele teve um final do jeito que eu gostaria.

E já comemorei o fim desse período de abstinência comprando um livro novo: Princesa Pocahontas, romance escrito por Virginia Watson em 1916, que estava em campanha de financiamento coletivo da Editora Wish (falei sobre isso no post passado). É uma edição linda de colecionador toda feita de forma eco-friendly que deve chegar só em agosto. 

Foto: Divulgação Editora Wish

Ou seja: acabei o desafio, mas o livro novo só chega daqui alguns meses. Tenho certeza que até lá já comprei outros, haha.

E vocês, já pensaram em se desafiar a ficar um ano sem comprar livros? Acham que conseguiriam?

Obrigada por estarem aqui e me darem força durante esses 365 dias.

Teca Machado


4 comentários:

  1. Oi Teca
    Venho acompanhando você nesse tempo e eu fico muito feliz que você tenha conseguido, tanto que eu mesma estou no meu quinto mês de projeto. Comprei livros só para um sorteio até agora mas pra mim mesmo tenho sobrevivido de presentes e do skoo com as trocas. Espero chegar até Dezembro sem sair do caminho.
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ah que bacana esse desafio, eu acompanhei por aqui e realmente nao temos tempo pra ler td que gostaríamos e que mts vezes acabamos comprando por impulso;com certeza foi 1 ano de mt aprendizado

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!

    Nossa, o desafio é muito bom. Acho que eu com certeza participaria! Mas, parando pra pensar, ano passado eu acho que comprei só uns dois livros - e ainda sobre línguas, pra estudar. Então acho que posso me considerar quase em abstinência também hahahahah Por outro lado, ano passado não consegui ler muito, então minha estante também continua cheia.

    O que eu tenho feito, é procurado trocar livros, ao invés de trocar. Os últimos que peguei foram através de troca. E comprar, eu comprei 2 esse mês que eu queria >muito<, porque são da minha autora favorita. Mas tenho tentado me controlar mais, também.

    Eu AMEI essa edição eco-friendly, fiquei muito interessada em livros nesse formato.

    Parabéns por ter conseguido o desafio!
    Beijos,
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  4. Quero fazer esse desafio também. Acho que vou começar a não comprar livros. Devo começar mês que vem porque esse mês ´já adquiri um hahahah
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir