sexta-feira, 3 de maio de 2019

Auggie & Eu - Resenha



Quando li Extraordinário, de R. J. Palacio, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, fiquei com o coração quentinho e grato por poder ler esse livro e aprender tanto com August Pullman, o garoto com graves problemas faciais que ensinou ao mundo o que é gentileza. Para ler a resenha, é só vir aqui. E agora li Auggie & Eu – Três Histórias Extraordinárias, que traz contos de personagens da vida de Auggie. É sempre gostoso quando podemos voltar ao universo dos livros que amamos com novos pontos de vista.

Fotos @casosacasoselivros

Auggie & Eu conta com O Capítulo de Julian, Plutão e Shingaling. Como é um livro que revisita o enredo de Extraordinário, é necessário ler a obra principal para ficar bem situado em tudo o que está acontecendo, até porque Auggie não necessariamente aparece nas histórias de forma muito significativa, mas elas mostram como ele marcou as pessoas.

O Capítulo de Julian


Sem dúvida esse foi o melhor conto. Para quem não lembra, Julian foi o “vilão” de Extraordinário. O garoto sempre se sentiu incomodado com a presença de Auggie e fazia bullying com o colega. Como não víamos o seu ponto de vista, não sabíamos o que ele sentia, mas agora entendemos que além de um pouco de maldade, era medo e uma criação que o moldou para ser assim. Mas o que realmente chamou a atenção nessa história foi o fato de a autora conseguir falar sobre fatos que aconteceram na II Guerra Mundial e emocionar profundamente o leitor com um enredo inesperado e muito tocante. É sobre mudança, novos começos e perdão, principalmente. Palacio traz a redenção do personagem sem vitimiza-lo.


Plutão


Ao contrário do conto anterior, em Plutão conhecemos um novo personagem, que não apareceu em Extraordinário. Christopher é o melhor e mais antigo amigo de Auggie. Suas mães eram amigas desde antes de os garotos nascerem. E apesar de todos os problemas de Auggie, principalmente nos primeiros anos de vida quando precisou fazer muitas cirurgias, Christopher nunca o viu como diferente. Aos seus olhos ele era apenas seu melhor amigo. Mas os anos passaram, eles se afastaram e o protagonista conta das dificuldades de ser amigo de Auggie – e de outras pessoas. Enquanto acompanhamos um dia na vida de Christopher, um dia especialmente ruim, vemos flashbacks da amizade dos dois. Foi uma leitura fofa, porque personagem é doce e gentil. Assim como todos, tem ciúmes, dúvidas e às vezes pode ser egoísta, mas sabe fazer o que é certo.


Shingaling


Aqui encontramos Charlotte. Ela foi parte do comitê de boas-vindas à Auggie na escola, mas em Extraordinário ela se manteve apagada. Nesse conto conhecemos a fundo a garota que tenta ser perfeita, mas tem inseguranças, medos e desejos, além de ter dificuldades em ser amiga de Auggie. Shingaling é o nome de uma dança, o que combinou perfeitamente com a história, que é muito centrada nessa arte. Além disso, é essa paixão que une Charlotte a Summer, personagem muito presente no livro original, e Ximena, uma menina popular a quem somos apresentados nessa obra. Aqui o tema principal é a amizade e como ela vem em vários formatos, além de viver sem medo do que as pessoas pensam de você. Apesar de ser bonitinho, é o que menos tem relação com Auggie propriamente dito.

Auggie & Eu dá voz a personagens que pouco se pronunciaram na obra original, mantendo toda a magia que amamos em R. J. Palacio. Extraordinário ainda é melhor, obviamente, mas a obra é um ótimo complemento. E se você não se interessar, também não tem problema, não vai fazer diferença na sua percepção geral dos fatos.

Recomendo.

Teca Machado





18 comentários:

  1. Oi Teca
    Eu não tive muito interesse quando saiu Extraordinário, hoje eu me arrependo um pouco, apesar de ainda não ter taaaanto interesse assim. Mas é sempre bom matar a saudade dos personagens e ver seus pontos de vista, eu adorei as capas!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika, no começo eu achava que o livro não fedia e nem cheirava.
      Até que li e me apaixonei.
      Adorei esses contos a mais.
      Dá uma chance.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi Teca,
    Temos opiniões parecidas! Eu li esse livro logo após Extraordinário e achei que foi um ótimo complemento, porém nada tira o brilho do livro original.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Teca,

    Acredita que eu ainda não li Extraordinário? Está na minha lista de leitura desde que saiu e eu só enrolo!
    Mas é muito gostoso quando temos contos fazendo com que a gente volte ao mundo daquele livro que tanto amamos ♥
    Dica anotada!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca!
    Eu não cheguei a ler esses contos, mas Extraordinário tem uma história e personagens maravilhosos! 😍
    Provavelmente se quiser lê-los terei q reler o livro msm...
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Nem precisa reler o livro.
      Dá super para entender sem lembrar de exatamente tudo do original.

      Beijoooos

      Excluir
  5. Oi, Teca!
    Amei Extraordinário, mas não cheguei a ler os contos... quem sabe um dia
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Eu demorei anos para ler, mas achei muito legal.
      Vale a pena.

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi Teca, tudo bem?
    Ainda não li nem assisti ao filme de Extraordinário. :(
    Mas quero ler! Parece muito fofo e cheio de lições. Esses contos devem ser um presente aos fãs, que tem mais um gostinho da história.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Teca,
    Que ótimo conhecer mais dos contos. Te dizer que estava bem curiosa com os nomes do 2 e o 3. Principalmente do 3, aliás.
    Eu tenho Extraordinário poe aqui, preciso ler e assistir o filme.
    Já sei que vou me emocionar bastante.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, o livro é lindo e os contos são uma gracinha.
      Vale super a pena!

      Beijooos

      Excluir
  8. Oie!

    Eu me apaixonei demais por Extraordinário, e achei maravilhoso um livro que aborda mais outros personagens, que não conseguimos conhecer profundamente no livro.
    Eu adorei, e já quero ler. Com certeza deve ser muito emocionante.

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, se você amou Extraordinário, vai adorar os contos.
      <3

      Beijooos

      Excluir