segunda-feira, 26 de maio de 2014

Paraíso livrístico: 30 bibliotecas ao redor do mundo


Tem coluna Sem Cliche hoje aqui.

Quando entro numa biblioteca ou numa livraria linda, fico igual criança em loja de brinquedos ou de doces. Encantada, de boca aberta, olhos arregalados e correndo de um lado para o outro, sem saber para aonde ir primeiro. A mais bonita que eu já visitei foi a Biblioteca Pública de Nova York, que já foi palco de muitos filmes.

O site da Revista Superinteressante fez um apanhado com as 30 bibliotecas mais bonitas do mundo, que são um paraíso para quem é fã de literatura:

1- Biblioteca do Congresso


É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. Possui mais de 140 milhões de itens. Está localizada no Distrito de Columbia.

2- Biblioteca Nacional Marciana 


Não, não fica em outro planeta. Esta é a principal biblioteca de Veneza, na Itália. Foi dedicada ao padroeiro da cidade, São Marcos. É conhecida por abrigar mais de 13 mil manuscritos!

3- Biblioteca George Peabody


Fundada no século 19, possui mais de 300 mil itens. Está localizada em Baltimore, Maryland (EUA).

4- Biblioteca do Mosteiro Beneditino de Admont


Construída no século 18, é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil volumes e 1400 manuscritos. Está localizada na região central da Áustria.

5- Biblioteca Central de Seattle, EUA


O prédio feito de vidro e aço tem 11 andares e pode comportar até 1,4 milhão de livros. Foi inaugurada em 2004.

6- Biblioteca Joanina


É uma biblioteca do século 18, situada na Universidade de Coimbra, em Portugal. É conhecida por seu estilo rococó. Possui mais de 70 mil volumes.

7- Biblioteca Augusta


Foi fundada em 1573, em Wolfenbüttel, na região central da Alemanha. Tem mais de 900 mil livros, incluindo importantes obras da Idade Média.

8- Biblioteca do Monastério de Strahov


Construída no século 17, tem dois salões principais: o teológico e o filosófico. Guarda mais de 400 mil volumes.

9- Biblioteca do Parlamento


Fundada no início do século 18, foi parcialmente destruída pelo fogo em 1906. Tem mais de 600 mil volumes e 300 funcionários. Localiza-se em Ottawa, no Canadá.

10- Biblioteca da Assembleia Nacional


Possui itens raríssimos, como as minutas do processo de Joana D'arc e manuscritos originais de Jean Jacques-Rousseau. Está localizada no Palais Bourbon, em Paris, França.

11- Biblioteca do Rijksmuseum 


Está situada no maior museu de história da arte de Amsterdã, nos Paises Baixos. Possui mais de 200 mil volumes.

12- Biblioteca da Abadia de Melk


Possui 12 salas que guardam mais de 100 mil volumes e quase 2 mil manuscritos. Está localizada em um reduto monástico beneditino no nordeste da Áustria.

13- Biblioteca do Colégio da Trindade


Tem o maior acervo da Irlanda: 4,5 milhões de volumes. Guarda o famoso Livro de Kells, um manuscrito feito por monges celtas por volta do ano 800.

14- Real Gabinete Português da Leitura


A biblioteca surgiu em 1837 no Rio de Janeiro. Mas o edifício em que ela funciona até hoje só começou a ser construído em 1880 por Dom Pedro II e a Princesa Isabel. A inauguração veio 7 anos depois. Possui mais de 300 mil volumes!

15- Biblioteca da Abadia de São Galo 


É o acervo mais antigo da Suiça. Possui mais de 160 mil volumes, incluindo 2 mil manuscritos. Localiza-se no nordeste do país.

16- Biblioteca Alexandrina


Foi inaugurada em 2002, em homenagem à antiga biblioteca destruída na Antiguidade. Possui mais de 300 mil volumes. No prédio, há um planetário, salas multimídia, laboratório de restauração de manuscritos, quatro museus, quatro galerias de arte e um centro de eventos. Localiza-se em Alexandria, a segunda maior cidade do Egito, com mais de 4 milhões de habitantes.

17- Biblioteca Bodleiana


É o principal acervo de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Tem manuscritos raríssimos, como as quatro cópias certificadas da Magna Carta. Serviu de cenário para os filmes de Harry Potter.

18- Biblioteca Pública de Nova York


É uma das bibliotecas mais importantes do mundo. Possui 44 milhões de volumes. Já serviu de locação para vários filmes, como 'O Dia Depois de Amanhã', 'Os Caça-Fantasmas', 'O Homem-Aranha' e 'Bonequinha de Luxo'.

19- Biblioteca Estadual de New South Wales 


É o acervo público mais antigo da Austrália. Foi fundada em 1826 e tem mais de 5 milhões de volumes.

20- Biblioteca Vasconcelos 


É conhecida como 'megabiblioteca', pois tem mais de 580 mil itens. O design moderno permite que as estantes sejam ampliadas sempre que for necessário. Situa-se na Cidade do México.

21- Real Biblioteca de San Lorenzo de Escorial 


Foi fundada em 1565 pelo rei Felipe II.Possui mais de 40 mil volumes. Está localizada em El Escorial de Arriba, uma comunidade autônoma de Madri.

22- Biblioteca Municipal de Estocolmo 


Foi o primeiro acervo público da Suécia. Possui mais de 2 milhões de volumes.

23- Biblioteca Geisel 


É a principal biblioteca da Universidade da Califórnia, em San Diego. O design peculiar é obra do americano William Pereira.

24- Biblioteca Nacional da Bielorrússia


Foi fundada em 1922 e amplamente reformada em 2006. Possui mais de 8 milhões de volumes.

25- Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos


É o maior prédio do mundo dedicado a fazer a manutenção de documentos raros e manuscritos. Localiza-se na Universidade de Yale, em Connecticut (EUA).

26- Sala de Leituras do Museu Britânico


Desde 1857, era a sala central da Biblioteca Britânica. No entanto, em 1997, a Biblioteca Britânica passou a funcionar em outro lugar. Apesar da mudança, a sala de leituras continua funcionando. Vários famosos utilizaram seus serviços, como Karl Marx, Oscar Wilde, Bram Stoker e Mahatma Gandhi.

27- Biblioteca da Universidade de Tecnologia Delft 


Construído em 1997, é um exemplo de edifício sustentável. Está localizada no oeste dos Países Baixos.

28- Biblioteca Pública de Vancouver


É a terceira maior biblioteca do Canadá, com 8 milhões de volumes. Foi inaugurada em 1995. É famosa por seu projeto sustentável e seu telhado ecológico.

29- Biblioteca Municipal de Sttutgart 


Inaugurada em 2011, é uma das bibliotecas mais tecnológicas do mundo. O espaço tem um café para leitura e uma sala especial para crianças. Está localizada no sul da Alemanha.

30- Biblioteca da Abadia de Wiblingen


Foi inaugurada no século 18. Hoje faz parte da Universidade de Ulm. Está localizada na Alemanha, próximo à fronteira com a França.


Quero ir a todas!

Teca Machado

Um comentário:

  1. Difícil escolher uma preferida, né? Amei muito!
    Vou tentar acrescentar a de Veneza e da Suíça no roteiro da viagem. :-)
    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir