segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Livros sobre crianças


Não sou criança há muito tempo (Pelo menos o meu corpo, porque a minha mente será eternamente, haha), mas por que não comemorar o Dia das Crianças?

Pensando nisso, resolvi colocar para vocês hoje uma lista dos 5 melhores livros narrados por crianças ou cujos protagonistas sejam bem jovens. Não é por serem pequenos que esses personagens não tenham muito o que nos ensinar, muito pelo contrário. Ver o mundo pelos seus olhos pode fazer toda a diferença.

Top 5 – Livros sobre Crianças

1- Extraordinário – R. J. Palacio


A história de August Pullman, o Auggie, é, realmente, extraordinária. Foi um livro que me pegou de surpresa. Eu estava distraída e, quando percebi, li um dos livros mais maravilhosos que já passaram pelo meu caminho. A obra nos apresenta o garotinho que tem uma síndrome genética que deforma seu rosto e enfrenta o colégio pela primeira vez. Ela é tocante, bem humorada, divertida e incrível. Leitura recomendada para todas as pessoas do mundo.


2- Harry Potter – J. K. Rowling


A série de livros do bruxinho mais famoso do mundo nem precisa de apresentações, né? Dá para dizermos que é um livro com personagens infantis porque nos primeiros volumes Harry, Rony e Hermione ainda são crianças. E é o tipo de obra que encanta toda e qualquer idade. Conheço idosos que amam, eu nos meus 27 anos sou apaixonada e agora as minhas sobrinhas de 7 e 4 anos estão fascinadas. 


3- Coração de Tinta – Cornelia Funke


A trilogia Mundo de Tinta tem como uma das protagonistas a garotinha Meggie, cujo pai e ela mesma têm o dom de tudo o que lê em voz alta de um livro “pular” para o mundo real. A obra é criativa, divertida e muito interessante. É um livro sobre livros, então aqueles que são bookaholics de qualquer idade irão ficar fascinados.


4- A Mais Pura Verdade – Dan Gemeinhart


Mais um livro que tocou o meu coração. Mark é um garoto normal, gosta de brincar com a sua melhor amiga, é apaixonado pelo seu cachorro, tem fascinação por escaladas e fotografia. Mas Mark está doente. E a sua enfermidade nem sempre tem cura. Por isso, ele resolve que é hora de tomar as rédeas do seu destino e subir o Monte Rainier, nem que seja a última coisa que ele faça. É uma história sobre amizade, família, superação, liberdade e nunca desistir. Leia com um lencinho ao lado.


5- Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos


Esse clássico da literatura brasileira foi um dos primeiros livros que li na vida por prazer. Eu devia ter uns 7 anos e encontrei uma edição dos anos 1960 na casa dos meus avós, que pertenceu ao meu pai. A obra conta a história de Zezé, um garotinho pobre, de uma família numerosa, que encontra num pé de Laranja Lima um amigo, um consolo. É para a árvore que abre o seu coração sobre seus desejos, medos, alegrias e outros. 


Compre todas essas obras aqui na Livraria Janina.

Quais mais vocês acrescentariam nessa lista?

Teca Machado

9 comentários :

  1. Olá!

    Auggie e Mark <333 muito amor envolvido! Livros com crianças até que são comuns, mas nem todos transmitem grandes mensagens, como Auggie e Mark, mas também são importantes para o desenvolvimento e estímulo da criança. Feliz dia das crianças para você também :)

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!!!! Meu pé de laranja lima é um clássico, hein?!
    Eu adicionaria ainda Ziraldo, Monteiro Lobato e Maurício de Souza...
    Minha infância, né? xD

    Harry Potter já entrou na minha pré-adolescência quando eu achava que sabia alguma coisa da vida... Hahahaha. Mas é um clássico já também, né?

    Até hoje eu leio livros infantis, como Percy Jackson e não lembro agora outros, mas continuo gostando! Hahahaha. Acho que também serei uma eterna criança. xD

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum deles, acredita? Mas o primeiro eu queria muiiiiito muiitão


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. OIÊE!
    Eu também não deixei de ser criança por dentro!
    Extraordinário passa uma baita lição de moral, de vida... aprendi muito com esse livro
    HP não tem o que discutir, cresci com os personagens!
    Os outros 3 eu ainda não li!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  5. Friend, tamo junto nessa história de ser "eternamente crianças". Mesmo que a idade não aceite essa realidade hahaha. Amei as indicações, principalmente do livro "Extraordinário". ♥ Como ele ensina a gente, né? Eu to com o livro "A mais pura verdade" e estou ansiosa para ler. Ah! Eu acrescentaria "A menina que roubava livros". :-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Amo Harry Potter e nunca deixarei de ler livros infantis e contos de fada.
    Indiquei o blog para responder uma TAG. Espero que goste! http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/10/tag-hall-of-shame-literario.html#more

    ResponderExcluir
  7. Já li todos eles, rs!
    Extraordinário mexeu demais comigo... E Meu pé de laranja lima me traz boas recordações!
    E, o que dizer de Harry Potter? aaaahhhhhh... muito amor!
    Eu acrescentaria obras de Monteiro Lobato! E também O menino maluquinho!
    Rs

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Extraordinário é um livro maravilhoso , digno de se ler milhões de vezes!!!

    ResponderExcluir
  9. Que legal a ideia do post! Adorei! ^^
    Quero ler todos depois!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir