sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A Aposta – Leve, divertido e com a narradora mais legal do mundo


Eu amo narradores. Se forem em primeira pessoa, melhor ainda. Mas a autora brasileira Vanessa Bosso, na sua obra A Aposta, que recebi da parceria com a Editora Novo Conceito, me fez amar ainda mais esses seres onipresentes que sabem tudo sobre os nossos personagens queridos. A forma como ela narrou o livro, dando pitacos em tudo o que acontecia e suspirando ou xingando pessoas e acontecimentos foi inovador, divertido e deixou a leitura muito leve.

Livro cedido pela Editora Novo Conceito

A Aposta é um livro bem adolescente, mas não destinado só a esse público. Quem já foi adolescente um dia vai se identificar e matar as saudades do universo do colégio, do 3º ano, da formatura, das briguinhas, da vaca da escola, do bonitão que passava o rodo nas meninas... Enfim, daqueles dias maravilhosos, dramáticos e intensos em que tudo parecia altamente importante e nossa única preocupação era passar de ano (E já parecia coisa demais!).

Na obra Nina é uma garota com um gênio um tanto difícil. Já foi expulsa de uma escola por suas atitudes impulsivas, vive brigando, discutindo, gritando e repele qualquer homem que chegue muito perto. Ela teve o coração partido brutalmente, então se fechou para todos os seres humanos do sexo masculino. Pouco antes de uma viagem de formatura para uma ilha paradisíaca descobre que os garotos fizeram uma aposta em que Lex, o garanhão gostoso do colégio, precisa pegar Nina na viagem. Furiosa, ela joga uma contraproposta: Se ele a conquistar, ela mesma lhe paga a aposta.

Lex, apesar de achar Nina lindíssima, não queria aceitar a aposta. Mesmo já tendo participado de outras negociações do tipo antes, dessa vez relutou, principalmente porque a menina é mais ardida do que pimenta. Mas, após chantagem da sua ex-namorada Bárbara, que quer ver Nina humilhada, e da contraproposta da própria Nina, Lex se vê sem saída a não ser participar do jogo. E é aí, meus amigos, que o negócio começa a ferver.

Com capítulos super curtos, narrados em 3ª pessoa por uma narradora sensacional e linguagem atual e simples, A Aposta é um livro para esfriar a cabeça, se divertir, rir, torcer pelos personagens, se apaixonar. Do tipo indicado para ser saboreado depois de uma leitura densa que te deixou numa ressaca literária absurda.

Quando comecei a ler, achei a proposta da obra bem clichê, garoto-aposta-conquistar-garota-mas-se-apaixona-perdidamente, só que Vanessa Bosso soube dar o seu toque especial, as suas reviravoltas divertidas. E mesmo com alguns clichês (Ah, gente, o gênero romance precisa de clichês para sobreviver e nós todos amamos) a história é bem diferente, principalmente quando os personagens chegam na ilha da viagem.

E por falar na ilha, Vanessa Bosso, me fala onde fica, porque, olha, preciso conhecer esse lugar maravilhoso! A descrição que a autora faz nos deixa babando, morrendo de vontade de passar uns dias (Ou a vida) lá. Ela dá detalhes do local, mas sem se estender, sem ficar chato. É a medida perfeita para nos situarmos como leitores e imaginar esse cenário lindo.

Nina é uma onça de brava. Meio cabeça dura, mas conquista o leitor, principalmente quando ele passa a conhecê-la melhor, a entender porque ela é tão avessa à homens. Lex é uma delícia graça. Estou te querendo, muchacho! Vem apostar se você me pega ou não. Prometo que você vai ganhar, haha. Sou periguete literária mesmo. E têm outros personagens secundários muito legais na história, como Nathi e Laís, as melhores amigas de Nina, Gancho, o de Lex, Doc, irmão da Nina e mais. E tem ainda a vilã Bárbara, uma vaca suprema. Posso dizer que odeio?

A Aposta me arrancou gargalhadas e sorrisos apaixonados, além de proporcionar momentos divertidos e leves. Exatamente o que eu estava procurando depois do livro mais emocional e denso Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor (Comentei aqui).

Recomendo.

Teca Machado

14 comentários :

  1. Olá!

    Já o conhecia, mas não sabia que ele era teen! Livros assim só me fazem lembrar como meu ensino médio foi tedioso hahaha vou anotar na minha lista, quero dar uma oportunidade a ele, ainda mais sendo nacional e da NC!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila!
      É nacional, é da NC e é teen. Tem mistura mais gostosa?
      :)
      Leia mesmo, é uma delícia!

      Beijoooos

      Excluir
  2. Olá, Teca.
    Apesar de a sua resenha estar incrível, o livro não me chama tanto a atenção, principalmente porque não curto tanto romances e menos ainda com essa pegada mais adolescente. Porém, parece ser uma boa obra para quem gosta do gênero. Melhor ainda: é nacional.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D
      Que pena! Mas paixão por gêneros literários é assim mesmo.
      Para quem gosta, eu no caso, é uma leitura muito gostosa. Me diverti muito!
      Que bom que gostou da resenha. Obrigada!

      Beijooos

      Excluir
  3. Teca, eu tb adoro quando é na primeira pessoa, mas tô lendo Under the dome, e nossa!! narradores que sabem tudo da história são muito legais!!
    Eu adoro livros adolescentes... não conhecia esse, mas tem bem a minha cara! Leve e divertido... gosto muito! Vai pra lista, né?! fazer o quê?! rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujuuuuu
      É sua cara mesmo!
      Te indico com toda certeza.
      Narradores são maravilhosos, né?
      Os que sabem tudo e ainda por cima dão pitacos são sensacionais, hehe.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e me animei, pois parece ser bem fofo e romântico, com pitadas de surpresas. rsrs...Quero te convidar a dar uma passadinha lá no blog hoje e ver o último post sobre a Bienal.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/10/bienal-do-rio-2015-parte-iii.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      É uma gracinha mesmo e com umas reviravoltas bem legais.
      Leia, você vai gostar.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  5. Gosto muito de romances por isso fiquei muito curiosa para ler o lvro.
    Beijoss querida.
    http://coisasdemulhercris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valdejane!
      Para quem gosta de romances, A Aposta é um prato cheio!
      Você vai se divertir muito.

      Beijoooos

      Excluir
  6. Aí que delícia, Teca!!!
    Amo pegar esse tipo de livro vira e mexe. Adorei sua resenha e quero muito lê-lo assim que possível.
    Esse mês está praticamente impossível porque meu cronograma está me matando! >.<

    Mas assim que tiver um tempo para respirar vou querer pegar um romance bem gostoso e leve.
    Obrigada pela dica!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Aaaah, como não amar romances, né?
      Quando puder, leia mesmo.
      Pelo que conheço do seu gosto literário, sei que você vai gostar bastante.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  7. Gente.. só pela sua resenha já tô com um sorriso no rosto aqui e morrendo de curiosidade pra saber da história! ^^
    Ah, esses autores nacionais... ♥
    Com certeza vou querer ler depois!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moneeeee
      Bom saber que você ficou curiosa e gostou.
      Eu tenho a impressão de que estou aumentando a sua wishlist em milhões de livros, haha.

      Beijooos

      Excluir