sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Beleza Oculta – Pegue seu lenço, você vai precisar


E se você pudesse conversar com a Morte, o Tempo e o Amor? O que você diria a eles? Estaria zangado? Feliz? Daria uns murros na cara deles? Agradeceria?

De forma resumida, essa é a premissa do filme Beleza Oculta, do diretor David Frankel (de O Diabo Veste Prada e Marley & Eu), que está em cartaz nos cinemas.


Muitas críticas negativas têm sido feitas ao filme, por dizerem principalmente que se trata de um dramalhão para nos fazer chorar. É fato: Beleza Oculta é um filme de fazer chorar ou de pelo menos te dar uns nós na garganta. Mas a mensagem dele é bonita e sensível, a maneira como as reviravoltas acontecem são boas e o elenco só tem atores que amo, desse modo é impossível concordar com tanta negatividade ao redor da produção.

No enredo conhecemos Howard (Will Smith, que também é produtor do filme). Um publicitário com uma agência muito bem sucedida que acredita que o mundo gira em torno de três abstrações: tempo, amor e morte. Três anos depois damos de cara com uma nova versão de Howard, mais um zumbi do que um homem propriamente dito, pois a sua filha morreu. Ele deixou de lado os negócios, os amigos e também sua vida. Uma maneira que encontrou de botar toda a sua tristeza e fúria para fora foi escrever cartas para as três abstrações (e por isso é até mesmo comparado com crianças que escrevem para o Papai Noel).

Os amigos

Os atores

Seus sócios e melhores amigos (Edward Norton, Kate Winslet e Michael Peña) não sabem mais o que fazer para trazer o velho Howard de volta. Então contratam três atores para interpretarem a Morte (Helen Mirren), o Tempo (Jacob Latimore) e o Amor (Kiera Knightley) e conversarem com ele, provando para o jurídico da empresa que o chefe perdeu sua sanidade e precisa sair do quadro acionário.

Beleza Oculta trata de temas difíceis: luto, depressão, amor, amizade e verdade. E o luto é mais duro ainda quando falamos da morte de uma criança, caso do filme. E isso foi tratado com muita sensibilidade pelo roteiro, mesmo que a Morte seja a mais irônica e sarcástica das três abstrações, com a magnífica Helen Mirren arrancando risadas sempre que possível.

A Morte

O Amor

O Tempo

Para mim Beleza Oculta foi uma junção de acertos: Ótima história (com reviravoltas – mesmo que eu tenha acertado uma logo no meio do filme), atores maravilhosos, fotografia de cair o queixo e uma trilha sonora que combina com a produção e se faz notar, mas sem se intrometer no enredo.

Um fato interessante sobre Beleza Oculta é que durante a produção do filme Will Smith teve que lidar com a dor de perder alguém, como seu personagem. Seu pai faleceu durante a filmagem e, segundo ele, as gravações acabaram sendo de certa forma muito terapêuticas e consoladoras para o ator. Então a dor quase palpável de Howard é a de Will Smith.

Howard

Vi um comentário no IMDb que traduz bem o que é o filme: Toda tragédia é acompanhada de beleza, é só saber enxergar. Mesmo que doa e que ela não faça as coisas ficarem melhores, a beleza está lá. No português o título ficou como Beleza Oculta, mas no original, Collateral Beauty – Beleza Colateral – faz mais sentido, já que é um dos efeitos da dor, que nos mostra como tudo está de certa forma conectado.

Peço que vocês não deixem que críticas negativas te impeçam de ver o filme. É muito bonito e tem uma mensagem linda, ainda que para algumas pessoas seja piegas.

Um filme para aquecer o seu coração (e te fazer soltar algunas – várias – lágrimas).

Recomendo bastante.

Teca Machado


8 comentários :

  1. só tem atorzão nesse filme, super me interessou pq amo esses filmes com historias entrelaçadas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, só super atores!
      E é lindo!

      Beijooos

      Excluir
  2. Olá, Teca. O filme apesar de ser bastante criticado negativamente, não parece ser ruim. Já até imagino a mensagem que esse filme tem a nos passar. Mas terei de conferir pra vê se é mesmo o que eu tenho em mente. Abração!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nenhum pouco ruim!
      Eu gostei demais.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, teca!! Tudo bem??

    Já tinha ouvido falar do filme e me interessei em assistir. Gosto de vários atores que estão nele. Essa seleção ficou incrível *.* Além também de amar um draminha básico kkkk E que bom que você gostou! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem ator maravilhoso!
      E a história é bem bacana.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Teca!!!

    Quero muito ver esse filme desde que vi o trailer!! Tenho certeza que vou chorar também. A história me pareceu incrivelmente linda. <3

    E todo mundo que viu, me disse que chorou também. Então acho que é um consenso. Hahaha

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não chorar, Carol, sério.
      É muito lindoooooooooo!

      Beijooos

      Excluir