segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Polícia Federal – A Lei é Para Todos: A Operação Lava-Jato no cinema


Num país onde as opiniões políticas estão tão divididas e tão extremas, é até difícil falar sobre o filme Polícia Federal – A Lei é Para Todos, do diretor Marcelo Antunez. Mesmo que tenha como mote ser uma produção apartidária, muita gente não irá enxergar dessa maneira, principalmente porque durante vários momentos mostram a figura do ex-presidente Lula de maneira pouquíssimo exaltada. Mas posso dizer que o filme é muito bom e vale uma ida ao cinema. O longa é baseado no livro homônimo escrito pela dupla Carlos Graieb e Ana Maria Santos. 


Polícia Federal – A Lei é Para Todos explica que a corrupção no Brasil é algo antigo, que chegou basicamente junto com os portugueses. Não é exclusivo hoje de um ou de outro partido, é da nossa colonização. E a partir daí o enredo chega ao início da Operação Lava-Jato, que na verdade não tinha a intenção de ser algo tão grande. Ela começou com a investigação de doleiros em Brasília, que culminou na descoberta de que pessoas muito maiores estavam envolvidas, de que muito, mas muito mais dinheiro, havia sido desviado. E tudo começou a andar depois que a primeira delação premiada foi feita e toda sujeira foi jogada no ventilador.

Polícia Federal – A Lei é Para Todos foca em duas vertentes: a operação em si e suas descobertas e a vida pessoal de alguns dos agentes, principalmente do juiz Sérgio Moro, apesar de mostrar muito pouco da sua rotina, e de Júlio (Bruce Gomlevsky), que tem discussões acaloradas com o pai por causa do PT. Ele afirma que o filho está perseguindo Lula e o partido, ao que ele responde que investiga os fatos, não as pessoas, e que ele fica triste com isso, porque afinal também votou neles, fez campanha para eles. Há muitas conversas sobre crises existenciais, no melhor estilo “por que vou continuar fazendo o meu trabalho se o bandido em seguida acaba solto?”. Coisas do nosso país.




O elenco do filme faz muito para que o público se conecte com o enredo. Os agentes da Polícia Federal ganham rostos e histórias. Os atores escolhidos não deixam a desejar. A força tarefa que contou com delegados interpretados por Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky e João Baldasserini, foi quem começou tudo. Tem ainda o juiz Sérgio Moro, interpretado por Marcelo Serrado de forma muito sóbria. E apesar das frases de efeito no melhor estilo clichê hollywoodiano, o elenco trabalha muito bem.

Mesmo acompanhando diariamente a Operação Lava-Jato, tantas coisas acontecem que a gente fica meio perdido e esquece de muitos fatos (pelo menos foi assim comigo). Polícia Federal – A Lei é Para Todos é bem explicadinho e mostra de forma que todos possam entender tudo o que aconteceu, ainda que talvez até tenha faltado um pouco de profundidade em alguns assuntos e em alguns aspectos, que ficaram bem rasos. É bem interessante que ao final cenas reais de matérias, delações, entrevistas coletivas e processos foram mostrados, dando um ar muito mais real a tudo.




O filme tem sofrido críticas de meios de comunicação especializados por exaltar a Polícia Federal e rebaixar figuras políticas reais, Lula principalmente, interpretado por Ary Fontoura. Mas o público tem ido ao cinema, tanto que no final de semana de estreia quase meio milhão de pessoas já tinham assistido e foi considerada a produção nacional com melhor bilheteria de estreia de 2017.

O filme vai até março de 2016, então muita coisa já aconteceu depois disso e podemos esperar continuações, como fica bem claro nas cenas pós-créditos. Segundo li, o diretor deseja fazer uma trilogia. E, olha, tem material, viu? Porque milhares de coisas aconteceram depois de março do ano passado – inclusive um impeachment – e tem muito o que acontecer, porque a Lava Jato não tem ares de que vai terminar tão cedo.

Recomendo.

Teca Machado

4 comentários:

  1. Oi! O filme realmente parece ser bom e os nacionais estão ganhando mais espaço nos cinemas. E o tema relatado na história é muito importante e de interesse geral. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem??

    Ele estava em cartaz aqui na minha cidade. Não fiquei muito empolgada para assistir, mas eu vi o quanto ele está sendo bem falado e muito assistido! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!
    Mentira que vai ter continuação???? Socorr haahahaha
    Eu vi o trailer desse filme e fiquei bastante interessada. Eu sei o básico do básico sobre a Lava Jato.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante
    Participe do sorteio de aniversário do Pausa Para Pitacos

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca,
    Não sou muito de assistir filmes, mas fiquei bem interessado por "Polícia Federal - A Lei é Para Todos".
    Lembro de quando a Lava Jato começou pequeno e depois virou nessa mega operação, que fica até dificil de acompanhar.
    E como a quantidade de escandalos que temos por aqui, acho que tem material para fazer muito mais do que três filmes, infelizmente.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogpost.com

    ResponderExcluir