quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Vikings – Cultura e mitologia nórdica


Você já conhece a série Vikings, essa maravilhosidade que estreia a quinta temporada em novembro? Se ainda não assistiu, vem cá que eu vou te apresentar o louco mundo da mitologia e da cultura nórdica!


Na época de escola a gente estuda bastante mitologia e história grega, egípcia e romana, mas pouco sabe de outros locais. A nórdica mesmo é muito rica! Tudo bem que passamos a conhecer um pouco mais com o filme do Thor, mas não é muito fiel, né? Me interessei mais ainda quando li os livros da série Magnus Chase, do Rick Riordan, e agora estou alucinada com a série Vikings, ainda que esteja bem atrasada com os capítulos (meu eterno drama de séries. Assisto e leio tanta coisa que fica difícil estar atualizada).

Vikings, dos mesmos produtores de The Tudors (amo!), gira em torno da comunidade liderada por Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), um lavrador que se tornou chefe do clã que luta, conquista, mata e saqueia. Essa era a realidade da Europa no começo milênio passado, quando invadir era quase esporte para algumas culturas. Ragnar tem sempre ao seu lado a esposa Lagertha (Katheryn Winnick), o irmão Rollo (Clive Standen), o amigo Floki (Gustaf Skarsgad), o filho Bjorn (Alexander Ludwig) e o padre católico que ele sequestrou Athelstan (George Blagden).




O grande tcham de Vikings é ver uma sociedade que não tem medo da morte. Pelo contrário, a deseja ardentemente se for para acontecer no campo de batalha, porque segundo a crença quem morre honradamente durante uma luta irá para Valhalla se banquetear com os deuses por toda eternidade. Portanto, não espere uma série doce e sensível. É cheia de violência, guerras e um tantinho considerável de sangue (mas nada que vá te chocar, não se preocupe). 

Claro que não podemos deixar de citar como Ragnar e Lagherta são total e completamente badass. Ragnar é inteligente, leal, forte, curioso, um líder nato e muito, muito lindo (minha nossa, o que são aqueles olhos azuis que parecem até neon?). E você pensa que um guerreiro tão poderoso e destemido seria meio malvado, né? Mas não! Ragnar é a gentileza em pessoa. E tem a incrível e linda Lagherta, mais macho do que todos os homens juntos – talvez só não mais que o Ragnar e mesmo assim eu não tenho certeza disso. É interessante como ela, mesmo sendo mulher, tem voz na sociedade, e assim como o marido é uma líder, e ele a respeita – e ama, olha que lindo – de maneira forte. Na verdade, a série tem mostrado o papel da mulher no mundo Viking e ele não era pequeno, não. Era importantíssimo! Talvez possamos copiar esse costume deles.



Mesmo que alguns episódios sejam mais parados, a maioria é eletrizante, do tipo que te prende na cadeira com intrigas, mortes, conspirações e invasões, além de muita gente bonita em roupas de couro. Não dá para resistir a uma série assim, né?

Um ponto que achei muito interessante é que Ragnar Lothbrok realmente existiu! Bom, talvez. É uma lenda no estilo do Rei Arthur. Todo mundo conhece, mas ninguém tem certeza absoluta se realmente foi real, mas acredita-se que sim.


A Netflix tem algumas temporadas de Vikings, mas não todas. E a série já foi renovada para a sexta temporada mesmo antes de começar a quinta. Bom demais!

Recomendo.

Teca Machado


6 comentários:

  1. ai meu deus do ceu eu nao vejo a hora da proxima temporada! eu AMO cultura nordica, sempre tive interesse por vickings e amo demais a serie, e a quinta temporada é mt boa, eu assisti mt rapido!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. OI BISTEQUINHA

    acredita que eu ainda não vi vikings? já recebi milhões de indicações, mas ainda não sentei a bunda no sofá pra assistir e eu sei que PRECISO. Deve ser muito bom mesmo!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!
    Ragnar é um psicopata que todo mundo ama hahhaha
    Lagherta minha esposa maravilhosa linda shieldmaiden!!!
    Percebe-se que eu gosto da série ne?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não sou nem um pouco ligada nessas séries de vikings :( meu pai que só assiste isso hahahah ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca. Já vi sim alguns episódios da série mas bem esporádicos já que eu não tenho tv a cabo, mas também adorei o estilo da série porque tenho grande curiosidade sobre algumas épocas, inclusive a medieval entre outras. Acho o Ragnar maravilhoso e o ator mais ainda rsrs. Tinha visto alguns posts sobre a Latherta mas demorei a associar a personagem a série, então já gostei dela.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a cultura e mitologia nórdica! Existem muitos tipos de mitologia, dependendo da região e do tempo histórico. Minha parte favorita deste tema são as criaturas fantásticas! Alguns dias atrás eu vi o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam e adorei! Há do mais terno ao mais perigoso. Se você é fã de mitologia, acho que você estará interessado neste filme, eu recomendo!

    ResponderExcluir