segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prometheus - Me deu pesadelos, mas mesmo assim eu adorei


Sábado fui ao cinema com o meu pai (Sim, eu sou do tipo que sai com papai e mamãe) assistir a pré-estreia de Prometheus. Como todo filme do diretor Ridley Scott, que, entre outros, fez Alien – O Oitavo Passageiro e Blade Runner, o longa é intenso, tenso e dá uns bons sustos na gente (em mim, principalmente). Apesar de poucos nomes conhecidos, o elenco não podia ser melhor.

Confesso que quando fiquei sabendo do filme, tudo o que veio em minha mente foi: "Oba! Mais um filme de mitologia grega. Adoro!". Mas, quando eu assisti o trailer, tive uma pequena decepção ao saber que era, na verdade, ficção científica. Mesmo assim, fiquei com vontade de ver, porque afinal, adoro filme desse tipo: de menino, completamente mentiroso, visualmente bonito e com bons atores. Sim, não sou o tipo que gosta de filmes cults. Meu negócio é o capitalismo de Hollywood mesmo e os blockbusters!



Então, prelúdio do filme Alien, a história é basicamente a seguinte: Uma equipe de arqueólogos descobre no ano 2089 indícios de que a humanidade foi criada por uma raça alienígena que eles chamam de Os Engenheiros. Quatro anos depois, o grupo parte em uma viagem espacial na nave Prometheus em busca do planeta dos nossos ancestrais para ter algumas respostas como “de onde viemos?”, “por que vocês nos criaram?” e outras. A velha dúvida que atormenta os homens desde sempre: "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?". Nesse caso é "quem veio primeiro, os homens ou os alienígenas?" Chegando lá, veem que o cenário não é bem o que eles imaginaram e é aí que o terror se instala na tripulação. E vou parar de falar aqui senão vai perder toda a graça do filme e eu vou acabar contando algo que não devia.

No elenco, poucos são realmente famosos. Charlize Theron é a comandante da nave Prometheus e é tão fria quanto uma pedra de gelo. Apesar de interpretar muito bem, achei que o papel dela ficou em segundo plano e não foi bem aproveitado pelo roteiro. Assim como Guy Pearce, que faz uma pontinha como o dono da empresa que fez a expedição. Ele faz papel de um idoso tão acabado e a maquiagem está tão perfeita que eu só o reconheci porque sabia que ele estava no elenco e era o único que ainda não tinha aparecido na tela.

Michael Fassbender interpreta um robô e o faz com perfeição. O olhar vazio, os gestos duros e a falta de emoção fazem você duvidar se ele realmente é humano na vida real. Devemos ficar de olho nele. É um excelente ator que começou a crescer em Hollywood há pouco tempo.

O casal protagonista é Noomi Rapace, a Lisbeth Salander da versão sueca do Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, e Logan Marshall-Green, meio desconhecido que fez mais seriados (e eu JURAVA DE PÉS JUNTOS que era o Tom Hardy de A Origem e Guerra é Guerra. Acho que eles são gêmeos e não sabem). Ambos trabalham muito bem, principalmente Noomi Rapace. Algumas de suas cenas são de prender a respiração. Tem uma em especial que eu estava L-O-U-C-A para comentar aqui, mas, se eu falar perde a graça. Quem assistir o filme vai saber do que eu estou falando.

Apesar de sombrio e com muitos tons de cinza, preto e azul escuro, o filme é bonito visualmente falando. Além de estúdios, ele foi filmado na Escócia em lugares basicamente desertos que você acredita que estão em outro planeta. Fora que o 3D dele é leve, daquele que dá a sensação de profundidade mesmo sem exagerar.

Enfim, recomendo o filme para quem gosta de suspense e mesmo para quem não gosta (que é o meu caso e mesmo assim eu adorei. Na noite passada até sonhei com "Os Engenheiros". Eles me botaram medo. Sério.)

Roteiro, direção, elenco, produção e efeitos especiais muito bons. Vale a pena assistir.

Estreia na próxima sexta-feira, dia 15 de junho.
Assista o trailer aqui.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Oi, Teca! Adorei seu comentário sobre o filme, eu também não sou muito fã de suspense, mas lendo aqui até deu uma vontade de assistir. ^^ hehehe
    Ah, gostei do seu blog, vou passar aqui mais vezes!
    bjinhos;*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro filme de ficção científica! fiquei com uma super vontade de assistir!

    ResponderExcluir