sábado, 9 de junho de 2012

Paixão Livrística: Como tudo começou


Não sei exatamente qual foi o primeiro livro que eu li. Muito menos qual primeiro filme que eu assisti. Meus pais sempre gostaram muito de cultura, meu pai principalmente. Tenho lembranças de quando era bem pequena e eles iam para o cinema. E também de quando eu ia dar um beijo de boa noite nos dois e ambos estavam deitados lendo um livro cada um. E isso me influenciou muito.

Acredito que o primeiro livro que eu li tenha sido O Tubo de Cola, que foi o primeiro livro que a minha irmã mais velha leu também. Ele é um clássico entre a minha família. Li tantas e tantas vezes que lembro até hoje das imagens que ilustravam e também das frases de abertura que eu lia como um robozinho "O-tubo-de-cola-caiu-no-tapete-da-sala..." Os objetos conversavam entre si e o tal tubo de cola saia colando todos que encontrava que pela frente, como a tesoura, o tênis, o boné. Então, no final, o garotinho dono de todos os lavava e tudo ficava feliz novamente.

Mas, o primeiro livro que eu li por vontade mesmo, por gosto, porque eu quis e não porque a escola mandou foi Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcellos, quando eu tinha uns 7 ou 8 anos. Eu estava de férias na casa dos meus avós e não tinha muito o que fazer. Encontrei o livro no meio de umas coisas velhas. Ele estava com as páginas amarelas e a capa meio rasgada, mas me chamou a atenção mesmo assim. Li a sinopse e foi paixão ao primeiro parágrafo! Passei dias lendo, mesmo quando voltei para a minha casa. Chorei muito no final do livro. Ele me marcou tanto que até hoje lembro da história e guardo com carinho aqueles personagens.

Depois disso, não parei mais. Hoje em dia, leio uma média de 35, 40 livros por ano e vejo uns 5 filmes por semana. E ainda acho pouco. Leio e assisto de tudo, de história a estórias, de ficção a realidade. Mas, confesso a minha predileção por ficção, principalmente de teor um tanto adolescente (me pergunto constantemente se um dia eu vou crescer. Acho que não. Mas, quer saber? Gosto assim).

Gosto tanto de leitura, de livros, principalmente, que eu não pude escolher outra profissão que não o jornalismo. Escrever e criar foi o que me pareceu mais óbvio. Mas, mesmo assim, o que eu quero mesmo, o sonho da minha vida, é ser escritora. Me tornar uma autora de Best Sellers (Na verdade, eu queria viver de música, mas não possuo NENHUM talento musical, o que deixa a minha empreitada meio difícil). Tenho tanta paixão por livros, que tudo o que eu mais quero é fazer alguns deles e deixar as pessoas apaixonadas pelos meus personagens.

Enquanto o meu futuro livro não está pronto (mas já comecei a escrever. Mundo, me aguarde!), resolvi criar esse blog para falar de várias paixões e ainda contar algumas histórias. Vocês vão perceber que tem coisas que acontecem comigo que só podem ter sido criadas pela mente de algum autor muito criativo.

Enfim, sejam bem vindos ao meu mundo!

Teca Machado

11 comentários:

  1. Parabéns por proporcionar uma leitura leve e gostosa como deste texto - ainda mais em uma noite fria e chuvosa aqui no Rio de Janeiro. Q este seja o primeiro post de muitos a vir. Desejo muito sucesso.
    Bjs
    Inteh Dudu

    ResponderExcluir
  2. Tequinha você é muito talentosa e vai longe! com certeza irei ler todos seus futuros livros.. começando por este blog que com certeza será um sucesso! um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Luísa Monteiro Montanuci9 de junho de 2012 16:04

    Adorei o seu blog, Teca!! Também adoro como vc escreve.. Acompanhei algumas de suas reportagens no jornal. É uma leitura muito gostosa! Visitarei sempre seu blog, sem duvida!! Sucesso! Beijos mil

    ResponderExcluir
  4. Lodovico Settembrini9 de junho de 2012 16:43

    Mal posso esperar por mais, SUA LINDA.

    ResponderExcluir
  5. Adoorei, vou ler sempre! Vai ser sucesso certeza Teca :*

    ResponderExcluir
  6. Muito bom teu blog teca!!Com certeza vou ler sempre!!sucesso nesta nova empreitada!!! bjosss e saudades!!qto tempo nao nos falavamos!

    ResponderExcluir
  7. Xará parabéns pela iniciativa do blog. Como tantas coisas que temos em comum, como nosso nome (nome dos namorados), profissão... tbm tenho esse sonho do blog, e já tenho mta coisa escrita para postar, porém ainda não achei um nome legal para ele. Indecisão - coisa de libriana, rs.
    Adorei o post de abertura e espero ansiosa novos posts, bem como seu livro :)
    Desejo-lhe de coração muito sucesso, porque talento já tens.
    Beijos!
    Marcella B. Lírio

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, gente!
    Vocês não tem ideia de como os comentários e as visualizações me deixaram feliz!
    Continuem aparecendo por aqui.
    ;****

    ResponderExcluir
  9. Teeeca! AMEI!!! É a sua cara tudo isso aqui!! Já acompanhei e acompanho muitas das suas histórias, muitas delas de corpo presente, né! hehe E claro que não deixarei de acompanhar por aqui também!! Parabéns e MUITO sucesso!! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns teca!! fico mto feliz e orgulhosa por vc!! com certeza vou querer ler seu livro! sucesso! beijos

    ResponderExcluir