quinta-feira, 21 de junho de 2012

Seis anos e MUITA imaginação

"Ignorância é um benção, portanto estudar é uma maneira de me privar da felicidade. Eu me recuso a abrir mão disso e vou brincar lá fora".

Essa é uma das célebres frases do Calvin, um garotinho loiro de seis anos cheio de personalidade, ideias mirabolantes, imaginação sem igual e nenhum senso de perigo ou de ridículo. Ele tem Haroldo, um tigre de pelúcia, como seu sarcástico e sábio amigo imaginário que para ele é totalmente real. Acho que o Haroldo é uma espécie de consciência torta do Calvin.

Calvin & Haroldo é uma série de histórias em quadrinhos criada, ilustrada e escrita por Bill Watterson de 1985 a 1995. Durou pouco, mas foi tempo suficiente para ser reproduzido em mais de 2 mil jornais ao redor do mundo e ser traduzido para mais de 20 idiomas. O autor disse que queria parar no auge, no momento em que todos amavam os seus "filhos". 

Entre os personagens estão Calvin e Haroldo:  (clique nas imagens para ver em tamanho maior)



Os pais do Calvin, que quase enlouquecem com as artes do menino e suas indagações sobre o mundo:

      
Susie, a vizinha e amiga que terá uma eterna relação de amor e ódio com Calvin:



Rosalyn, a única babá da cidade que aceita tomar conta do menino e que ele acha que é do mau e quer matá-lo:



Moe: o valentão da escola burro como uma porta:



Engraçado, doce e ácido ao mesmo tempo, inteligente, irônico, sarcástico, adulto, mas simultaneamente infantil, non-sense, criativo e questionador. Essas são as características mais marcantes de Calvin e Haroldo.
Eu sempre gostei do tipo do humor das tirinhas do Bill Watterson. Há muito tempo queria os livros com a coletânea de histórias, até que achei na internet no Submarino um box com sete livros por R$100 (Esse não foi um post pago, mas bem que eu gostaria, viu?). Eles se tornaram o meu remédio diário contra o mal humor. Me divirto todos os dias lendo pelo menos umas 3 páginas. Com isso, já foram 3 livros. Não tem como ficar sério ou emburrado depois disso. É bom enxergar a vida pelos olhos de um menino de 6 anos totalmente sem noção.

Agora uma curiosidade. O nome do Calvin foi inspirado no reformador religioso João Calvino, que falava, entre outros assuntos, da depravação total do homem (algo que o Calvin criança faz MUITO). E o nome do Haroldo, que no original é Hobbes, vem de Thomas Hobbes, filósofo inglês que dizia que o "homem é o lobo do homem" (Alô, aulas de sociologia da faculdade!). Os nomes não podiam ser melhores, né?

Algumas tirinhas (foi difícil escolher só algumas):







Eu sou apaixonada por esse garotinho (mas se eu tiver um filho como ele jogo pela janela)!

Teca Machado


Um comentário: