quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Lagos de Plitvice, Croácia: cenário do filme Avatar? - Por Lala Rebelo


Oiee! Aqui estou eu, Lala Rebelo (do blog www.lalarebelo.com), para escrever sobre aquele tema que toooodo mundo ama: VIAGEM :) 

Hoje vou contar sobre um paraíso que sonhei aaaaanos em conhecer: LAGOS DE PLITVICE, na Croácia. Sempre que via fotos desse lugar, todas inacreditavelmente lindas, ficava babando. E então, no último ano, resolvi ir eu mesma até lá para ver de perto este parque que nenhuma imagem consegue de fato representar sua beleza. 



Quando cheguei, a primeira coisa em que pensei foi no filme de James Cameron, Avatar. Trata-se de uma animação e claro que tudo o que vemos em Pandora, o lugar onde se passa a história, foi criado em um computador. Mas, coooom certeza, Plitvice poderia ter sido usado como cenário. Não tenho dúvidas de que ao menos serviu como inspiração! ;)

Se não estiver lembrando muito do filme, veja o video abaixo. Arraste a barrinha diretamente para o tempo 1:20 para ver as cenas que mais se parecem com o parque croata:


Há alguns meses, escrevi aqui no blog sobre outra cidade da Croácia, Dubrovnik (clique aqui para ler o post), que é cenário de outra coisa que nada tem a ver com Avatar: a série Game of Thrones. Mas o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice fica bem distante de Dubrovnik (mais de 400km), já em outro estado, pertinho da capital do país, Zagreb


Lagos de Plitvice, outras cidades croatas e países vizinhos | Google Maps

COMO CHEGAR EM PLITVICE

Como já tinha escrito no post de Dubrovnik, ainda não existem vôos diretos do Brasil para a Croácia. A forma mais fácil de chegar no país é pegando um vôo Brasil-Zagreb, a capital, com apenas uma conexão em alguma cidade do oeste europeu.

As melhores para fazer isso são: Lufthansa (conexão em Frankfurt, Alemanha), Air France (conexão em Paris, França) KLM (conexão em Amsterdam, Holanda). 

Chegando em Zagreb, alugue um carro (pesquise locadoras e preços aqui) e dirija 160km (aproximadamente 2h) até Plitvice. 

Nós (eu e meu marido) não fizemos assim, porque JÁ estávamos na Croácia. Começamos pelo sul do país, Dubrovnik, e fomos "subindo" de carro, passando por Hvar, Split, Plitvice e Zagreb (nessa ordem). De Split a Plitvice são 270km, 3h30 de viagem. Uma baaaita esticada. 


Nascer do sol na estrada Split-Plitvice. Assim vale a pena madrugar, né?!

O PARQUE

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (Plitivicka Jazera, em croata), com 300km2 de área, foi fundado em 1949 e, trinta anos depois, em 1979, entrou para a lista da Unesco de Patrimônios Naturais da Humanidade. São 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verdeconectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: lagos superiores (12 lagos) e lagos inferiores (4 lagos). Os passeios são feitos pelas passarelas que cruzam os lagos, nos caminhos de terra que ficas nas margens e uma parte em barco. Maraaaaaaa!

Na sua visita, você verá que existem várias rotas diferentes de passeios para fazer. A principal diferença entre elas é a ordem em que você verá os lagos. Algumas rotas começam pelos lagos superiores e terminam nos inferiores, algumas fazem o contrário. Algumas são mais pesadas, têm mais subidas, e outras mais tranquilas, só com descidas... Tem também as rotas curtinhas, que fazem apenas uma parte do parque, e outras beeeem longas, completíssimas. 

Estacionamos o carro no Parking 2 e escolhemos fazer a ROTA H. Uma das mais longas, de 6 a 8 horas de passeio (já que fui até Plitvice, que seja para ver TUDO né?!). O tour começa em um ônibus (que eles chamam de trem) que leva ao ponto de partida da caminhada. Fizemos todo o trajeto a pé + um curto passeio de barco que cruza o maior dos lagos, Jezero Kozjak. 

Chegando bem cedo, a Rota H divide o dia da seguinte forma: 
- De manhã: lagos superiores (upper lakes) + barco 
- De tarde: lagos inferiores (lower lakes) + Supljara Cave (uma caverna vertical uauu) + mirantes liiiiindos

O parque possui vários restaurantes e cafés para almoçar. 

>> Vá de tênis e roupa confortável, pois você andará muuuuuuito. 

Mapa do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

HORÁRIOS E PREÇOS

Fomos no verão (agosto/2014) e o parque abria às 7h da manhã e fechava às 19h. Confira no site do parque os horários de funcionamento em outras estações do ano. 

Pagamos 180 kunas, a moeda da Croácia (HRK), por pessoa pelo passeio (~R$70) e 7 kunas por hora de estacionamento (~R$2,75). 


QUANDO IR

Diferente da costa da Croácia (Dubrovnik, Hvar, Split...), que é muuuito mais legal ir no verão (de junho a agosto) por causa das praias e do agito, não existe apenas UMA época boa para ir a Plitvice (nem a Zagreb, caso você queira conhecer os dois lugares na mesma viagem). O lugar é lindo em todas as estações do ano!!! Até mesmo no inverno, quando fica parcialmente congelado. Dá é vontade de ir em todas as estações, porque as paisagens mudam completamente. Não sei nem dizer quando achei mais bonito!

De qualquer forma, dê uma olhadinha na previsão do tempo um dia antes de ir (a nossa acertou em cheio: frio e garoa, mesmo no VERÃO). Leve SEMPRE um casaquinho e um guarda-chuva ou capa na bolsaComo é montanha, é normal que faça um friozinho. Torça para fazer sol no dia da sua visita, pois pelas fotos que eu vi, os lagos conseguem ficar AINDA MAIS turquesas do que nas fotos abaixo. Infelizmente, nublou justo quando fomos. Mesmo assim, achei tudo fantástico. É beleza demais!!! 


Plitvice Lakes no INVERNO (Lagos Kosjak) | foto: site oficial do parque
Plitvice Lakes no INVERNO | foto: site oficial do parque
Plitvice Lakes no OUTONO | foto: Harsányi István - panoramio.com 
Plitvice Lakes no OUTONO | foto: site oficial do parque
Plitvice Lakes no VERÃO (Cachoeira Pevalek) | foto: site oficial do parque
Plitvice Lakes no VERÃO (Cachoeira Milka Trnina) | foto: site oficial do parque

ONDE DORMIR & COMER (jantar)

Muita gente passa apenas o dia em Plitvice e segue viagem para Zagreb, já que fica a apenas 160km de lá (ou faz apenas um bate-volta ou a noite pega a estrada para Split, caso esteja vindo de Zagreb e indo rumo ao litoral). Mas eu achei IDEAL, depois de um dia de muita muita caminhada (sem falar que acordamos de madrugada), ter um hotel pertinho do parque, pra descansar de verdade e acordar 100% no dia seguinte para seguir viagem. 

Jantar gostoso também faz parte! Lembre-se de que você provavelmente terá acordado suuuuper cedo, tomado um café da manhã corrido, e o almoço não terá sido assim, meeeega elaborado, no meio do seu passeio no Parque de Plitvice. 

Por isso, recomendo:
- Hotel and Restaurant Dejenija 
Fica a apenas 6km da entrada do parque. Achei ótimo. Quarto super confortável, quietinho, bom atendimento e café da manhã bem completo. Reservamos pelo booking.com. O hotel possui um restaurante ao lado que gostei (simples mas a comida era gostosa). É o único restaurante da região, então LOTA. Por isso, assim que fizer seu check-in, já peça para o recepcionista reservar uma mesa pra você. 



Hotel e Restaurante Dejenija, bem pertinho do Parque dos Lagos de Plitvice

Agora vamos às fotos que tiramos no parque!!! 

FOTOS | LAGOS SUPERIORES (Upper Lakes)







FOTOS | LAGOS INFERIORES (Lower Lakes)




Atrás do meu marido, Ricardo, está a CAVERNA VERTICAL que falei acima, SUPLJARA CAVE
Novamente a caverna vertical (Supljara Cave)
Olha esse turquesa... 


FOTOS | MIRANTES - VISTAS PANORÂMICAS (no final do passeio)








Para informações completas sobre Plitvice, acesse o site oficial do parque.


E aí, em qual estação do ano ficou com vontade de conhecer essa maravilha da natureza?
Espero que tenha amado Plitvice Lakes e ficado louco para pegar um avião para a Croácia jááááá! :)

Obrigada por me acompanhar em mais uma viagem!
Para outros destinos, acesse também meu blog: www.lalarebelo.com

Um beijo, 
Lala Rebelo
@lalarebelo_travelblog no Instagram 



Lala Rebelo é publicitária, cuiabana, brasileira e vive hoje no Panamá (quando não está viajando). Tem 26 anos e mais carimbos no passaporte do que anos de idade :) Seu objetivo é te contagiar com essa loucura chamada VIAGEM e te inspirar a pegar um avião ou a estrada para qualquer lugar. 





24 comentários:

  1. Oláá
    AQdorei seu blog e sua viagem
    achei tudo fantástico!
    Esse mundo é lindo demais, queria conhecer o mundo todo mas em uma só vida não daria
    também achei todas as estações lindas pelas fotos...acho que os lagos ficam mais bonitos no outono e no verão.
    No inverno deve ser muito frio e complicado de ir para lá
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, que bom que gostou da viagem. Esse lugar é realmente maravilhoso, fora do normal. É, eu não gosto muito de frio não hahahaha... pra ver congelado pelas fotos tá bom :P
      Obrigada!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      http://WWW.LALAREBELO.COM

      @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  2. OOi,

    Lala você tem um dom de achar lugares bonitos.
    Meu Deus que sonhooo *-*

    Adooore conhecer um pouco mais!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana Paula, que bom que vc gostou :)
      Ahhhh esse mundo é lindo demais.... a vida é que é curta!!!!!!! :(
      obrigada!!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      http://WWW.LALAREBELO.COM

      @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  3. Oiê!
    Que lugar maravilhoso é esse?
    Parece montagem as fotos de tão perfeitas que são!
    Já anotei o nome do lugar, acredita que nem conhecia? Quem sabe um dia irei pra lá!!
    `Parabéns pelas suas fotos e pelo post!!
    Está tudo lindo!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárvara que bom que gostou do post, do lugar, das fotos... Obrigada :)
      Olha, anote mesmo... a Croácia é tão "fácil" de ir como qualquer país da europa ocidental... tem que conhecer esse país incrível!!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      http://WWW.LALAREBELO.COM

      @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Gente, que paraíso! Preciso conhecer esse lugar! Que lagos ♥ que cores ♥ que maravilhas! Também não conhecia o lugar, mas já decidi que vou pra lá...haha' em todas as estações do ano, se der ♥ Adorei o post ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Dryh, tem que ir mesmo!!! que bom que gostou!!
      A Croácia é um país taaaaao maravilhoso, e muita gente acaba nem considerando conhecê-la quando vai a europa!!! Obrigada!!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      http://WWW.LALAREBELO.COM

      >> Instagram: @lalarebelo_travelblog <<

      Excluir
  5. Que lugar lindo, merece ser cenário de muitos filmes.
    Eu amei!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    * Sempre que postar uma foto relacionada ao tema Voltas as Aulas, em qualquer rede social (Insta, Facebook...), use a hashtag #IamExpert. Dependendo do numero de imagens, vai ter um post exclusivo com todas elas e quem sabe, um concurso cultural. Espero por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila. É.... se James Cameron não tivesse tanta verba pra construir digitalmente um cenário daqueles como de Avatar, Plitvice serviria completamente hahahaha

      Obrigada!!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      http://WWW.LALAREBELO.COM

      >> Instagram: @lalarebelo_travelblog <<

      Excluir
  6. Wow que lugar perfeito! Eu adoro verde, adoro natureza, provavelmente eu enlouqueceria aí e provavelmente daria um jeito de ficar hahah
    Muito lindo! Adorei o post, parabéns *-*

    Bruna
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... qualquer um enlouquece nesse lugar, Bruna!!! É fantástico!!! A gente fica igual bobo, parado admirando!!!!! Hajaaa memória na camera pra fotografarrr tanto!!!
      Que bom que gostou do post. Obrigada :)

      Beijos,
      Lala Rebelo
      http://WWW.LALAREBELO.COM

      >> Instagram: @lalarebelo_travelblog <<

      Excluir
  7. Oi! Adorei as fotos, é mesmo um lugar incrível. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa lindas as fotografias!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá flor! Nossa adorei essas imagens lindas =D
    To seguindo o blog, depois dá uma conferida lá no meu ;-)

    Beijos
    www.tudodmenina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenda!
      Que bom que gostou.

      Vou lá olhar e seguir o seu também.

      Beijooos

      Excluir
  10. Olá.
    Ah que chiquérrimo. Adorei as fotos. O lugar parece muito lindo mesmo *-* Adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível saírem fotos feias nesse lugar.

      Beijoooos

      Excluir
  11. Tô babando aqui.
    O lugar parece realmente maravilhoso, e eu adoro viajar.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, como não querer viajar com uma foto dessas?

      Beijooos

      Excluir
  12. Que lugar lindo. Não sei qual imagem me impressionou mais, as paisagens são fantásticas.

    triocoffee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir