terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Será Que? - Amizade e paixão platônica, quem nunca?


Todo mundo tem pelo menos uma história sobre se apaixonar pelo amigo e vice-versa, então é um tema bem clichê para um filme. Mas gosto muito da citação de Lisbela, em Lisbela e o Prisioneiro, que afirma que o importante não é o que acontece, mas como acontece. Esse é o caso do filme Será Que?, estrelado pelo eterno menino que sobreviveu Daniel Radcliffe.


Uma comédia romântica inteligente, sem humor óbvio ou pastelão, Será Que? foi um passo ousado para Daniel Harry Potter Radcliffe. Convenhamos, ele não é engraçado, não tem cara engraçada e nem combina com ser engraçado. Mas o humor do filme é mais refinado, ácido e até negro em alguns momentos, principalmente quando contracena com Zoe Kazan, seu interesse amoroso na história. A conversa entre eles é tão fluida e íntima que é impossível negar a química entre os dois.

Em Será Que?, do diretor Michael Dowse, Wallace (Radcliffe) está no fundo do poço. Há um ano, após pegar a namorada e colega de faculdade de medicina se agarrando com um dos professores numa das salinhas do hospital, ele largou a universidade. Arrasado, vai morar no sótão da casa da irmã e arruma um trabalho medíocre como escritor de manuais de instrução, provavelmente a profissão mais chata do universo. Levando uma existência monótona, numa festa acaba conhecendo Chantry (Kazan). 

Wallace e Chantry

Ambos são socialmente esquisitos, não gostam de ficar no meio de muita gente, então a conexão é instantânea. Quando acompanha a garota até em casa descobre que ela tem namorado. Sendo o bom moço que é, resolve não procura-la mais. Mas o destino fez com que se esbarrassem de novo e ele vê isso como um sinal para que se conforme em ser apenas amigo dela e eles se tornam melhores amigos. Então Wallace se vê num dilema moral: Se der em cima dela, estará sendo um cara babaca e cafajeste; se abrir o jogo sobre o que sente, pode perder a sua amizade; se não fizer nada, corre o risco de perder a garota da sua vida. 


O interessante de Será Que? é que em momento nenhum Wallace quer roubar Chantry para ele, apesar de ser loucamente apaixonado pela garota. A vida dela parece tão nos eixos e feliz que ele se recusa a ser alguém que vai acabar com o delicado equilíbrio que ela construiu, por isso luta com todas as forças contra o que sente. Ele prefere não fazer nada a fazer algo moralmente errado. Difícil encontrar um personagem assim. Mais do que enfatizar a ligação romântica entre eles, o enredo evidencia a amizade verdadeira, mesmo que tenha uma paixão platônica de fundo.

Ambientado em Toronto, o filme tem a fotografia bem bonita, principalmente quando Wallace fica sentado no telhado da sua casa olhando a cidade. Chantry é uma gracinha e Wallace é um azarão a um pulo de ser azedo. Os dois atores encaixaram certinho no papel. Zoe Kazan é doce e fala baixo e Daniel Radcliffe tem um jeito esquisito que é o mesmo do personagem. Ele até me surpreendeu, porque geralmente eu acho ele meio canastrão. Allan (Adam Driver) e Nicole (Mackenzie Davis), os melhores amigos do protagonista, são muito engraçados e o alívio cômico absurdo da produção.


Nicolle e Allan

Não espere morrer de rir, não é o objetivo do filme. Eu dei risada, sim, em alguns momentos, mas ele é mais reflexivo do que engraçado e nem de longe é uma super produção. Os diálogos são até meio longos e por vezes profundos. A história é doce e pode acontecer com qualquer pessoa que já teve um amigo do sexo oposto.

Recomendo. Tem no Netflix.

Teca Machado

25 comentários:

  1. Oii!!

    Confesso que depois de Harry Potter, não assisti mais nada que tenha Daniel Radcliffe, acho que por um pouco de preconceito com o cara. Talvez ele seja um bom ator, para determinados tipos de filme neh. Eu gosto de comédias clichês, por mais que eu saiba cada detalhe e cena do filme, mas é sempre bom assistir em uma tarde de domingo.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete.
      Eu adoro HP, mas tenho um pouco de preconceito contra o ator. Vai entender...
      Eu também gosto de clichês, mas essa é bem diferente e legal.

      Beijooos

      Excluir
  2. Olá,
    Andei sumida daqui, não foi? É que viajei e acabei não podendo deixar comentários aqui com a frequência que gostaria =/. Mas agora estou de volta õ/.
    Tem no Netflix foi a frase que me ganhou, rsrs. Mas, sério, eu gosto desses filmes que não são muito comerciais, que tem sacadas profundas e uma história que facilmente poderia acontecer conosco. Me deixou curiosa!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês!
      Sempre gosto de colocar que tem no Netflix porque facilita a vida das pessoas, haha.
      Esse não é nenhum pouco comercial, apesar de ser o Harry Potter. Se gosta de filmes com essa pegada, acredito que vai gostar desse.

      Beijoooos

      Excluir
  3. Ainda não tinha ouvindo fala nesse filme. Depois que "Daniel Harry Potter Radcliffe" kkkk ele fez poucos filmes. Zoe Kazan é uma ótima atriz em "Ruby Sparks - A Namorada Perfeita" ela esta ótima. Fiquei curiosa para assistir esse filme.

    bjs
    http://garotas--xxi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi Ruby Sparks, mas falam que é bem legal!
      Se assistir e gostar, me fala.

      Beijoooos

      Excluir
  4. Sou suspeita pra falar por que eu simplesmente amo o Daniel, não importa onde ahuheuhauheha Mas enfim, eu vi o trailer desse filme e fiquei morrendo de vontade de assistir. Bom saber que tem no Netflix!!! :) Já sei o que fazer com a minha folga da semana!!


    www.missblackdiamond.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita, o trailer dele é muito divertido, né?
      Se gostou, me fala depois.
      :D

      Beijoooos

      Excluir
  5. Bem, não sou muito amante do Daniel, mas nada contra, só... enfim.
    Porém eu adoro comédias românticas mesmo que sejam clichês porque são filmes leves e muitas vezes nos fazem refletir um pouco, então, como a sinopse é interessante, vou dar uma chance a ele.
    ^^

    http://101livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo uma chance. É diferente e legal, mesmo que eu seja uma amante dos clichês.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  6. Tem no netflix mesmo! haha Passei por ele outro dia, fiquei meio assim e desisti de assistir. Agora me arrependi e vou tentar assistir o mais rápido possível!
    Bacana saber que o personagem tem todo esse apelo moral. Gosto dessas histórias que poderiam acontecer com qualquer um de nós.
    Ótima dica! :)

    Beijão,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu nunca vi um filme tão "real", é bem legal.

      Beijooos

      Excluir
  7. Olá! Eu vi esse filme semana passada e amei, o Daniel é um de meus autores preferidos!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma graça, né?
      Que bom que gostou!

      Beijooos

      Excluir
  8. Parece ser muito bom, fiquei com vontade de assistir.

    Tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bom mesmo.
      Se assistir e gostar, me fala.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  9. Eu pretendo ver só porque tem o Harry Potter hahah Brincadeira

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Pena que dessa vez ele não faz mágica.
      :P

      Beijooos

      Excluir
  10. Um amigo meu recomendou esse filme, porque disse que eu iria gostar - e depois da sua resenha, uqe é a primeira que vejo do filme, acho que realmente preciso assistir HEHEHEH, quem sabe nao vejo no fim de semana? :D
    É uma delicia, menina hehehe
    John Newman vem k kkkk
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâm, se é a sua cara, o que você está esperando para assistir? Hehe.
      É bem doce e divertido.

      Beijoooos

      Excluir
  11. Já vi resenhas negativas desse filme por aí, então não se se assisto ou não! Ele é bem estilo de filmes que eu gosto, com coisas bem profundas.Bem, talvez eu o veja, hahaha.
    Seguindo o blog, flor!
    Beijos,
    Ana.

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, cada um tem um gosto, mas eu achei bem divertido e diferente.
      :)

      Beijoooos

      Excluir
  12. Parece ser bem legal o filme. Confesso que fiquei com uma super vontade de assistir depois da sua resenha. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mone!
      Espero que goste se assistir.

      Beijoooos

      Excluir
  13. Desde que assinei a Netflix, no fim do ano passado, via o cartaz desse filme e ficava me perguntando se valeria a pena ou não. Não sei, o Daniel Radcliffe SEMPRE será Harry Potter para mim, e não consigo assistir a outros filmes com ele. Mas a review me deixou bem interessada, acho que vale a pena a tentativa.
    Beijos e ótima semana :3

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir