quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Eu Sou As Escolhas Que Faço – Um livro para mudar a sua vida


Há aqueles livros que você não gosta, aqueles que você gosta, aqueles que você ama e aqueles que mudam a sua vida. Um dessa última categoria é Eu Sou As Escolha Que Faço, de Elle Luna, que recebi em parceria com a Editora Sextante. Posso dizer que ele era o livro certíssimo para o momento certo. Eu dificilmente leio obras que não sejam narrativas, histórias sejam fictícias ou reais, mas quando vi que poderia solicitar esse, algo dentro de mim me cutucou e disse “vai lá”. E ainda bem que eu “fui”. Sou outra pessoa agora que terminei a leitura.

Livro cedido em parceria com a Editora Sextante

Eu Sou As Escolhas Que Faço não encaixa para mim como autoajuda, mas talvez um livro de crescimento pessoal. A autora, que escreveu sobre sua própria experiência, explica que há dois caminhos na vida: o da segurança e o da paixão. Sempre encontramos essa encruzilhada. E, todos os dias, fazemos uma escolha. Qual escolha você anda fazendo?

O problema é que devido a expectativas de outras pessoas e “prisões” feitas por nós mesmos ao longo da vida ou por aqueles que nos criaram, acabamos na maior parte das vezes escolhendo a segurança. Ela é mais chata, ela não faz seu coração palpitar e nem te dá um senso de conquista muito grande, mas é, como o próprio nome já diz, segura. Fora que em grande parte dos casos a paixão não dá dinheiro. Bom, pode até não dar, mas isso não devia te impedir de fazer pelo menos como hobby ou dar um jeito de que vire um emprego em tempo integral.




Elle Luna nos conta a sua experiência na busca pela paixão, nos dá dicas de como encontrar a nossa, se você ainda não encontrou, e de como coloca-la em prática. Não é nenhum guia de ouro ou com garantia de sucesso, mas são pequenas ações que podem (e vão!) te ajudar. Têm até mesmo alguns exercícios sobre como libertar toda criatividade, paixão e potencial que há em você.

Foi um livro que mudou a minha vida porque há alguns meses eu deixei a minha segurança, o jornalismo, para viver da minha paixão, que é a escrita. Hoje falo com a boca cheia de orgulho quando me perguntam no que eu trabalho e eu respondo “sou escritora”. Como Elle Luna diz, não é fácil e muita gente vai até te julgar e te deixar para baixo, mas é tão gratificante! Ainda não colhi frutos concretos (leia-se: dinheiro), mas é uma estrada que estou trilhando, desbravando e descobrindo o caminho certo para alcançar o destino final. O segredo é saber que se é a minha paixão e se eu trabalhar duro, vou chegar lá. Eu preciso escolher a paixão ao  invés da segurança todos os dias.



Falar de Eu Sou As Escolhas Que Faço sem falar sobre a sua identidade visual é um pecado! Elle Luna é designer, pintora e escritora, por isso a sua obra transmite toda a sua personalidade. A fonte foi feita especialmente para o livro, há fotos, desenhos, infográficos e muitas imagens que dizem muito mais do que palavras. E nos momentos que há escrita mesmo, é muito dinâmica e fluida, a leitura corre. Eu só não li de uma sentada só porque esse é aquele tipo de livro que você precisa saborear, internalizar o que está sendo apresentado a você e não ler correndo.

Eu Sou As Escolhas Que Faço foi uma obra que me ajudou imensamente e que mudou alguns conceitos que eu tinha sobre seguir a minha paixão. Depois de conhecer a Elle Luna, sei que quero mais ainda fazer pelo resto da vida aquilo que eu tenho certeza que nasci para fazer: escrever.



Obrigada, Editora Sextante, por me dar a oportunidade de conhecer esse livro que só consigo descrever como maravilhoso.

Recomendo de todo o meu coração.

Teca Machado

9 comentários :

  1. OI BISTEQUINHA

    desde que você postou no insta fotos desse livro, eu tô loka pra ler. Na realidade, após ler o seu post, essa vontade de ler meio que triplicou. Ando na zona da segurança e tá UM SACO. Não tô suportando mais, mas também não tô sabendo pular pro lado da paixão. MOÇA DO LIVRO, ME AJUDA!

    VOU PESQUISAR PRA COMPRA-LO O QUANTO ANTES

    beeeeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellz, então esse livro é para você!
      Tenho certeza que vai mudar sua vida, como mudou a minha.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  2. Teca, desde que vi sobre esse livro no seu instagram e Facebook eu fiquei apaixonada. Quero muito.
    Acho que todo mundo precisa dar uma fugidinha da zona de conforto. A minha anda tão chata que eu estou doida para pular fora, só não sei para fazer o que.
    Beijos, Luh Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luuuh
      Fugir da zona de conforto é difícil, mas muito necessários.
      E as recompensas são maravilhosas!
      Leia, leia, leia!

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, Teca!!

    Adorei sua resenha cheia de paixão!!! <3
    É muito difícil sair da zona de conforto para tentar algo arriscado e, como você disse acima, às vezes não dá dinheiro mesmo.

    Eu gostaria trabalhar menos e ganhar mais! Será que isso é possível? Hahahahaha
    Uma leitura com certeza enriquecedora. Para que a gente analise nossas próprias escolhas de vida, né?

    Fiquei interessada!!

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gostaria?
      Hahahaha
      Mas pelo menos quando você trabalha com o que ama, mesmo que muito, vale a pena.
      Com certeza uma leitura enriquecedora!

      Beijooos

      Excluir
  4. Quero mto mto mto mto esse livro!!!
    A gente morre de medo de ir atrás das nossas paixões. De vez em quando precisamos pegar no tranco, né?
    Fora que ele é bem lindo. Estou apaixonada já.

    Bjs

    Meg's Army Book Club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meg's
      Ir atrás das paixões é difícil, mas é bom!
      Essa leitura pode ser o empurrãozinho que faltava para você.
      O livro é realmente muitoooooooooo lindo!
      <3

      Beijooos

      Excluir
  5. Acho que ando precisando muito de ler esse livro.
    Amei a resenha. Parece ser incrível! ^^
    Irei em busca dele logo, pois ando precisando de motivações assim na minha vida.. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir