quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Detalhe Final – Mais um pouco de Harlan Coben


Se tem alguém que volta e meia está passando aqui no blog é o Harlan Coben, um dos meus autores preferidos. Com thrillers policiais sempre com uma pitadinha de humor irônico dos seus personagens, seus livros são inteligentes, com reviravoltas e geralmente me pegam de surpresa no final. O que eu li mais recentemente, Detalhe Final, faz parte da série do Myron Bolitar, o protagonista de uma série com 10 livros, finalmente toda lançada no Brasil. 


Detalhe Final é o sexto volume da saga. A Editora Arqueiro, responsável pela publicação, lançou fora de ordem os livros e eu li primeiramente o nono, depois o décimo, aí o primeiro, em seguida o quarto e assim por diante. Mas, não tem problema, como cada livro é um caso diferente, eles são “fechados”, apesar de que pegamos spoilers aqui e ali sobre a vida pessoal de Myron. Pode ser lido fora de ordem, mas, se você puder, leia certinho. Agora só falta para mim o quinto, o sétimo, recém-lançado, e o oitavo, lançado por outra editora anos atrás.

Para quem não sabe, Myron Bolitar é um ex-jogador de basquete que, após uma lesão séria no joelho o afastar das quadras, se tornou advogado e em seguida agente esportivo. Mas ele e seu melhor amigo Win, um playboy milionário quase psicopata, são no tempo vago uma espécie de detetives, justiceiros com as próprias mãos. Solucionam casos de amigos e clientes que os procuram quando algo dá errado, como desaparecimentos, assassinatos e roubos.

Detalhe Final começa com Myron exilado por vontade própria numa minúscula ilha do Caribe. Após uma tragédia do livro anterior, ele e Terese, uma jornalista que acabou de conhecer, se refugiaram lá para lamberem suas feridas, para curarem seus corações machucados e para terem um romance. Mas sua autopiedade acaba quando Win chega lá para dizer que Clu Haid, um amigo da faculdade e um dos seus primeiros clientes, foi assassinado e Esperanza, sócia e amiga de Myron, foi presa acusada do crime.

Harlan Coben, meu carequinha querido
Agora cabe a Myron e a Win correrem atrás das poucas pistas disponíveis para descobrirem o que realmente aconteceu, já que eles têm certeza que Esperanza não o matou, mesmo que ela se recuse a falar com eles. Feridas antigas serão abertas, assim como eles irão frequentar o submundo sexual e do crime de Nova York. 

Como todos os livros do Harlan Coben, sejam da série do Myron Bolitar, sejam do seu sobrinho Mickey Bolitar, sejam os independentes, a leitura dessa obra é bem dinâmica e rápida. O autor vai te enrolando na trama, te deixando curioso e tudo o que você pode fazer é continuar a ler para descobrir logo o final. Às vezes o desfecho é excelente, às vezes é muito bom e às vezes é meio bobo. No caso de Detalhe Final achei muito bom. Não esperava o que aconteceu.

Os capítulos são pequenos e narrados em terceira pessoa, mas sempre pelos olhos de Myron. Então a história é constantemente pelo seu ponto de vista, o que poderia comprometer o desenrolar do enredo, mas isso não acontece. Harlan Coben sabe dirigir um livro e nos leva para onde quer.

Um dos pontos que mais gosto dos livros do autor é o toque irônico e sarcástico que ele coloca nas histórias. Myron sempre tem um comentário desses, principalmente sobre si mesmo. E Win é um dos preferidos de todo mundo que lê a série. Ele é maluco, gosta de violência e sua moral é um tanto torta, mas é impossível não se apaixonar por esse bad boy que tem as melhores tiradas ácidas.

Detalhe Final é mais uma leitura viciante de Harlan Coben para a minha já vasta coleção.

Ordem cronológica dos livros Myron Bolitar:

1- Quebra de Confiança
2- Jogada Mortal
3- Sem Deixar Rastros
4- O Preço da Vitória
5- Um passo em Falso
6- Detalhe Final
7- O Medo mais Escuro
8- A Promessa
9- Quando Ela Se Foi
10- Alta Tensão

Depois vem a série Mickey Bolitar, seu sobrinho, que ainda não está completa:

2- Uma Questão De Segundos

Recomendo bastante.

Teca Machado

P.S.: Você já viu o projeto no Catarse, site de financiamento coletivo, do meu livro Je T’aime, Paris? Entre aqui para conhecer!

9 comentários:

  1. Nossa, tem tanto livro bom que é até difícil escolher. ♡
    Te seguindo como Art of life and books, segue o meu blog, tem muita coisa boa.♥
    Art of life and books


    ResponderExcluir
  2. Difícil é escolher um, queria ter mais tempo pra ler! ♥
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  3. Olá, Teca.
    O legal desses livros de suspense é que mesmo quando o final é fraco, o que não é o caso desse, o suspense que o autor cria te enrola de uma maneira que você praticamente engole o livro.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Eu sempre sou engolida pelos enredos de thrillers.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Teca! Tudo bem? Entra ano e sai ano e eu nunca leio nada do Harlan... Ô vergonha! rs Espero muito em breve fazer isso porque algo me diz que vou amar a escrita dele. Adorei o post! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, Tonyyyy, leiaaaaa!
      Ele é tão bom!
      <3

      Beijooos

      Excluir
  5. Eu também gosto muito da escrita viciante do Harlan Coben. Se não me engano, já li dois livros dele, só não me recordo agora quais... rs
    Mas lembro que a leitura é muito viciante mesmo. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir