terça-feira, 9 de maio de 2017

Mulheres – Retratos de respeito, amor-próprio, direito e dignidade


Seja você mulher, seja homem, seja o que você quiser ser, seja feminista, seja alguém que não liga para o movimento, seja meio-termo, o livro Mulheres, da ilustradora Carol Rossetti, publicado pela Editora Sextante, é para você. A obra vai fazer com que você se identifique com ele em pelo menos uma das suas páginas.


Em 2014 os desenhos de Carol Rossetti começaram a ser compartilhados na internet. Ela, ao testar seus lápis de cor, desenhou mulheres: gordas, magras, brancas, negras, asiáticas, loiras, morenas, ruivas, de cabelo colorido, idosas, adultas, jovens, crianças e assim por diante. Junto aos desenhos, Carol colocou frases inspiradoras, além de explicitar preconceitos e situações que mulheres do mundo inteiro passam todos os dias. Tudo começou de forma muito despretensiosa, até que tomou proporções gigantescas e até mesmo saiu numa matéria da CNN. O livro Mulheres é uma coletânea das criações da ilustradora.




Mulheres é dividido em seis partes: Corpo, Moda, Identidade, Escolhas, Amores e Valentes. E ao início de cada seção a autora discorre um pouco sobre o tema. Em cada página há uma personagem, que de certa forma sofre algum preconceito, e um encorajamento da própria Carol. A maioria das ilustrações mostra mulheres fictícias, mas algumas são reais e quando é o caso a ilustradora conta rapidamente a sua história.

Um dos pontos mais interessantes do livro é que, apesar do público-alvo ser principalmente mulheres, ele deve ser lido por todos e em todas as faixas etárias. As integrantes do sexo feminino sofrem pré-julgamentos desde o dia que nascem até o dia em que morrem, então cada idade tem o seu drama. 




Se você acha que é um livro feminista e não quer ler por causa disso, por favor, mude de ideia. Mulheres não é feminista, é sobre o universo feminino. E se você acha que todos os preconceitos sofridos pelas personagens são culpa dos homens, do machismo, por favor, mude de ideia mais uma vez. Em vários momentos você vai se pegar pensando que já fez isso ou aquilo com outra mulher, perpetuando um discurso que você não gostaria que fosse direcionado para você.

Mulheres é um livro facílimo de ler e com uma identidade visual muito bacana. Deve ser deixado sempre a mão para ler, reler e ler mais uma vez. Nos faz refletir sobre o que é ser mulher e sobre como tratamos outras mulheres e o que precisa ser mudado na nossa sociedade.




Recomendo.

Teca Machado

2 comentários :

  1. Que bacana esse livro! Infelizmente a mulher ainda sofre muito preconceito, mesmo com todas as conquistas da mulher na sociedade, a mesma ainda é vista por maus olhos por grande parte da sociedade. E no Brasil isso é muito evidente, até quando as mulheres terão de aguentar tantos preconceitos? A arte do livro tá incrível. Abraço Teca!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu ja tinha visto essas ilustrações rolando pelo FB, mas nao sabia que era um livro! as msgs sao mt incríveis e mts delas fortes e infelizmente nao tem como nós, mulheres, nao nos identificarmos com a maioria ....

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir