quarta-feira, 17 de maio de 2017

Último Sacrifício: O fim da série Academia de Vampiros


Eis que chegamos ao fim de mais uma saga: Academia de Vampiros!

Quando comecei o primeiro livro lá em 2014, pelo nome da série, pela história mais simplista desse volume 1 e pela pirraça que estava com vampiros por causa de Crepúsculo, nunca iria imaginar os rumos que a escritora Richelle Mead iria dar à história. É impressionante como o enredo evolui, assim como os personagens. Nosso coração se enche de alegria, se despedaça, se contrai de tensão e se derrete ao longo desses seis livros. Agora cheguei ao sexto, Último Sacrifício, que fecha – ou não! – essa história incrível.


Cuidado! O próximo parágrafo tem spoiler do livro 5, Laços do Espírito:

Rose Hathaway começa Último Sacrifício em terríveis condições: Ela está presa acusada do assassinato da Rainha Tatiana. Tudo bem que ela nunca gostou da monarca, mas matar a sangue frio é demais até para ela. Só que antes de morrer Tatiana deixou uma carta que explica que a melhor amiga de Rose, Lissa, tem um irmão bastardo, o que a irá ajudar a ter um lugar no Conselho da Sociedade Moroi e mudar os rumos do governo – e da sua vida pessoal. Com a ajuda dos seus amigos e do seu pai picareta, Rose consegue escapar da prisão e começa com o auxílio de Dimitri e Sidney uma caçada ao irmão desaparecido de Lissa enquanto seus aliados estão na Corte tentando limpar seu nome.

Compre aqui Último Sacrifício
Último Sacrifício é cheio de reviravoltas e correria, principalmente no começo e no fim do livro. Tanto que o desfecho achei corrido demais. Apesar de ser um livro bem grande – 536 páginas – senti que o final foi um tanto resumido em vários aspectos importantes. Mas isso não diminuiu a qualidade nem da obra e nem da série. Na verdade, gostei muito de como Richelle Mead encerrou as coisas. Nem de longe foi o livro mais triste da saga, mas ainda assim teve seus momentos de emoção.

Alguns pontos realmente ficaram um tanto quanto em aberto, principalmente para o nosso querido e amado Adrian, mas imagino que seja porque a história em si não chegou ao fim. Depois de Academia de Vampiros há a série Bloodlines, cujo protagonista é nosso Moroi cheinho de defeitos e Sidney, além de dar continuidade a algumas pontas soltas.

Os personagens amadurecem muito, principalmente Rose e Lissa. Rose continua impulsiva, teimosa e desobediente, mas usa isso para o “bem”. Sua relação com Dimitri ainda é confusa, mas os problemas começam a se acertar com o passar do livro. Eu amo o Dimitri, mas confesso que desde o livro 2 o meu coração é todinho do Adrian. E mesmo sabendo como esse triângulo amoroso iria terminar, não consegui desapegar do meu vampiro preferido (Não, Edward, nunca foi você!). Lissa já há alguns livros parou de mimimi e agora está tomando as rédeas do seu destino, finalmente. Christian e Sidney, com seus jeitos sarcásticos e mal humorados, são dos meus preferidos também.

Compre aqui a série completa
Último Sacrifício foi um excelente final para uma série que teve livros ótimos. Se você fica com um pé atrás por causa do título Academia de Vampiros e por causa das capas bem mais ou menos, repense. É uma saga bem escrita, cheia de reviravoltas e que apesar de ter vampiros como base, tem toda uma sociedade organizada completamente diferente do que estamos acostumados e tradições bem criativas. Além disso, há romance, é claro, mas o foco é a amizade, um laço tão forte capaz de desafiar a morte.

Apesar de ter chegado ao fim, não quero me desapegar dos personagens, por isso muito em breve começo a ler Bloodlines!

Recomendo muito, não só Último Sacrifício como toda a série!

Teca Machado

12 comentários:

  1. oiiii tecaaaaaa
    essa série eu tenho e não tenho vontade de ler....kkk
    tenho pq todo mundo fala bem e imagino que eu iria gostar, mas não tenho pq são muitos livros hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa!
      Nem são tantos assim, tem séries muito maiores.
      :P
      Você vai gostar!

      Beijoooos

      Excluir
  2. Oi, Teca. Como é bom ver o quanto você gostou da série. Se eu ainda estivesse lendo estaria no quarto livro, infelizmente lia enquanto estava no inglês porque os livros eram da biblioteca de lá, depois que sai nunca mais me interessei (o filme ruim contribuiu um pouco para isso). Mas eu lembro de ter gostado muito da série, claro que acho ela um pouco grande, mas se eu for matar a saudade do Dimitri, com certeza valerá a pena. Quero comprar os livros antes de retornar a ler, mas amei a dica!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      É, o filme ruim estraga tudo, hahaha.
      Mate a saudades do Dimitri e venha se encantar pelo Adrian delícia, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  3. É tão bom quando as séries são finalizadas com um término digno! Eu li o primeiro livro e até curti, mas acho que não tanto pra ler os volumes seguintes. Fico super feliz em saber que os personagens evoluem e amadurecem, isso é super importante! Agora vai ficar só a saudade deles todos né hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem parece o livro do primeiro.
      E é bom quando isso acontece!
      Realmente, o final foi muito digno e bom.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi Teca! AV é sensacional! Como eu gosto da Rose, até da Lissa eu aprendi a gostar porque no começo achava ela muito chatinha! rsrsrs Eu entendo seu amor pelo Adrian e fiquei feliz dele ser o protagonista da outra série e Dimitri é só suspiros rsrsrsrsrs Adorei a resenha <3 bateu agora até saudade da série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Nossa, acho a Lissa um saco, mas ela melhora, hahahaha.
      Aaaah, eu amo Dimitri e Adrian, mas acho que amo o Adrian mais.
      <3
      Quero ler Bloodlines agora!

      Beijooos

      Excluir
  5. AAA, amo tanto essa série! <3
    Tbm terminei de ler recentemente, tô doida pra embarcar em Bloodlines agora *-*
    Tbm acho incrível como essa história é épica e em como a Richelle escreve bem né?
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou igual você: Doida para ir para Bloodlines!
      <3
      Ela escreve muito bem!

      Beijooos

      Excluir
  6. Adoro a série também, Teca!! <3
    E Bloodlines é ainda melhor, se possível!

    Adrian é demais mesmo. E ele com a Sidney é de matar! Hahahahahaha
    Parei no livro #03 então não sei se a série termina tão bem, mas espero que sim! XD

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ainda melhor?
      Então vou amar!
      Ainda mais com o Adrian delícia, hahaha.

      Beijoos

      Excluir