quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Homem-Aranha: De Volta ao Lar – Vem, Tom Holland! Vem!


Finalmente consegui assistir Homem-Aranha: De Volta ao Lar (provavelmente amanhã o filme sai de cartaz, já que tem mil anos que está nos cinemas). E a sensação que ficou é a de que Tom Holland, interprete do herói, nasceu para esse papel. Ele é meninão, realmente adolescente (tem apenas 21 anos) e tem aquele charme maroto que conquista muita gente.


O diretor Jon Watts acertou em cheio ao não começar o filme com a origem do Homem-Aranha. Depois de três filmes com o Tobey Maguire (odeio!) e dois com o Andrew Garfiled (amo!), era totalmente desnecessário que o enredo tivesse início no passeio de escola no laboratório onde Peter Parker é picado por uma aranha radioativa e ganha seus novos poderes.

O prólogo mostra Toomes (Michael Keaton), que trabalha com reciclagem de destroços, sendo impedido de tocar seu negócio após o primeiro filme dos Vingadores porque o governo é quem irá lidar com toda a tralha alienígena que destruiu NY. Então ele passa a desenvolver armas com destroços contrabandeados e a comercializá-las. Em seguida anos passam e vemos Peter. Ele está gravando um vlog pessoal de toda a sua aventura em Berlin, quando foi ajudar os Vingadores na Guerra Civil, e em seguida somos jogados na sua vida cotidiana de herói que espera a grande próxima missão. Enquanto isso ajuda as pessoas do seu bairro ao impedir assaltos e ao dar informações para velhinhas perdidas, mas acha que isso não é o bastante, ele quer mais emoção na sua vida, ele sabe que é capaz de mais.



O grande tcham de Homem-Aranha: De Volta ao Lar é que os dramas de Peter não são dramas de um herói. Ele quer ser aceito, quer fazer parte de um grupo, quer impressionar a garota que gosta e quer impressionar Tony Stark (Robert Downey Jr.), quer equilibrar a vida comum com a do herói, ao mesmo tempo que esconde tudo da tia (Marisa Tomei). O que fazer: dançar com a sua paixonite ou ver o que explodiu ali perto?

Mesmo o vilão, que é chamado de Abutre, mas em momento algum isso é dito, tem uma construção bem feita. Toomes não quer tocar o terror, dominar o mundo ou simplesmente explodir coisas. Ele é um cara normal que foi impedido de fazer seu trabalho e achou uma maneira ilegal de continuar. Michael Keaton foi uma escolha de elenco muito bem feita e deu o tom ideal ao vilão, a ponto de fazer com que nos importemos com ele.




O diretor acertou muito ao mostrar o Peter mais humano possível, muito tranquilo e divertido (o que levou muita gente a achar o filme bobinho). E ao focar nisso, as cenas de ação se tornam segundo plano. Claro que quando elas são altamente importantes – e muitíssimo bem feitas, mas o foco é salvar pessoas no dia a dia, não salvar o mundo inteiro.

Tom Holland, como eu já disse, foi a escolha perfeita. O filme não seria tão divertido se não fosse por ele. O mais legal é que ele é apenas um nerd fã de Star Wars que foi picado pela aranha errada. E pelo que vi das entrevistas por aí é o próprio Peter Parker. O elenco de apoio também é muito bom, principalmente Ned (Jacob Batalon), o melhor amigo que descobre sua identidade secreta, Tia May (Marisa Tomei), que não é a velhinha fofa dos filmes anteriores, e nosso querido e amado Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Happy (Jon Favreau). Só não fiquei muito fã de Liz (Laura Harrier), achei meio sem graça.



Homem-Aranha: De Volta ao Lar é mais uma produção divertida da Marvel, que se encaixa no padrão do universo cinematográfico já recheado de filmes e é um alívio encontrar o extremo oposto do chato Tobey Maguire (desculpa se você é fã, mas eu tenho um horror muito grande do ator, sempre tive).

E que venha mais do Homem-Aranha de Tom Holland!

Recomendo bastante.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Ainda não vi esse filme do Homem Aranha.. tô querendo, inclusive, mas já vi que não será no cinema... rs
    Pelo que você falou, achei bacana essa nova visão que tiveram sobre o Homem-Aranha. Até porque, mais do mesmo a gente já tá cansada, né!? rs
    bjin

    https://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ai eu ADORO o homem aranha e ainda nao fui ver esse filme novo! fiquei ainda mais curiosa com seu post!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir