Os Arquivos Perdidos: Livros extras da série Os Legados de Lorien


A série Os Legados de Lorien – mais conhecida como Eu Sou o Número Quatro, devido ao nome do livro de abertura e do filme inspirado na obra -, de Pittacus Lore (pseudônimo de James Frey e Jobie Hughes) se tornou uma das minhas preferidas. A saga publicada no Brasil pela Editora Intrínseca tem ação, tem ficção, tem romance, tem amizade, tem relacionamento familiar, tem pancadaria e tem um universo muitíssimo bem criado e que muitas vezes foge do clichê. Se você procurar ali na barra de busca, vai encontrar resenha de todos os volumes. Mas hoje vim falar sobre os livros extras, chamados Os Arquivos Perdidos.

Os Arquivos Perdidos

Quando comecei a ler Os Arquivos Perdidos, que só tem em e-book, cerca de um ano e meio atrás, pensei em fazer uma resenha sobre cada um, mas como eles são 15 (!), resolvi otimizar o tempo de vocês com um post só. Cada um dos extras – é menor do que um livro comum, mas maior do que um conto – é uma espécie de spin-off da série principal. Para entender a saga não necessariamente é imprescindível ler Os Arquivos Perdidos, mas é muito interessante fazer isso para um entendimento maior, pois é um complemento bem interligado e que realmente vai acrescentar ao leitor.

Por exemplo: Na série, lá pelo segundo ou terceiro livro – não me lembro bem – o mogadoriano Adam aparece com o pai de Sam e ele tem poderes de lorien. O enredo não nos dá tanta explicação de como eles se juntaram e fala de forma bem simples que Adam conheceu a Número 1 e conseguiu seus legados com ela. Mas nos Arquivos Perdidos temos toda essa história paralela. E muitos dos extras são sobre Adam, um dos melhores personagens da série toda.

Série de livros principal

Temos também Os Arquivos Perdidos sobre os lorienos “numerados” que morreram antes do primeiro livro e daqueles que não são tão bem explorados nos principais, como o Nove – O MELHOR DA VIDA -, o Oito e o traidor Cinco-, toda a trama do Adam, o que aconteceu ao certo com Mark desde que ele se afastou de Paradise para tentar ajudar na luta, sobre alguns humanos e também a história de alguns cêpans (o melhor é do cêpan do Nove), da Lexie, a loriena que aparece para ajudar quando as esperanças são perdidas e muito mais. Ou seja: é incrível!

Todos eles passam entre os volumes principais e eu fui lendo meio que atrasada, pois quando comecei estava esperando o último volume, o Unidos Somos Um (resenha aqui). Mas não tem problema nenhum ler depois de tudo também. Você tem que só tomar cuidado para não tomar spoiler ao ler Os Arquivos Perdidos se não leu todos os livros, porque às vezes eles citam situações já vividas pelos personagens na saga principal, como a morte de alguém (acredite, os autores não poupam nossos frágeis corações de mortes significativas ao longo dos livros). Então, procure ler na ordem. Geralmente entre um volume e outro tem dois ou três extras.

Os Arquivos Perdidos são:

Pittacus Lore
1. Os Legados da Número Seis
2. Os Legados do Número Nove
3. Os Legados dos Mortos
4. A busca por Sam
5. Os últimos dias de Lorien
6. Os esquecidos
7. Os Legados do Número Cinco
8. De volta a Paradise
9. A traição do Número Cinco
10. A fuga
11. A navegadora
12. Guarda
13. O despertar dos Legados
14. A última defesa
15. A caça

Falar da escrita de Pittacus Lore é como chover no molhado, de tanto que já elogiei e comentei. Não é a toa que a série é uma das minhas preferidas. As descrições, tanto de batalhas quanto de lugares, são na medida certa. Há tensão, há emoção, há suspense e há ação. Também tem romance, mas ele não é nem de longe o foco de Os Legados de Lorien e de Os Arquivos Perdidos. É uma leitura que te envolve profundamente e no fim de cada livro/extra você fica querendo mais, até porque adoram um cliffhanger cabuloso.

Foi maravilhoso conhecer mais personagens com Os Arquivos Perdidos e me aprofundar no enredo tão bem construído. Faltam apenas dois para eu terminar de vez a saga de Os Legados de Lorien e estou triste/feliz de finalmente chegar ao fim.

Recomendo muito.

Teca Machado


15 comentários:

  1. Eu sei que muita gente não gosta do filme, mas eu gosto e quero muito poder ler os livros, mas não sabia desta série de spinn-off, adoro livros assim, que contam algo a mais daquela história. É uma pena só ter em e-book porque só leio livro físico, mas fiquei muito curiosa.
    Quero muito ler algo da autora porque muitos realmente elogiam a escrita dela.
    Adorei o post!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do filme também e mais ainda dos livros.
      É muito bom!
      Pena que não lê em e-book, porque nesse caso é a única opção.
      Dá para conhecer mesmo outros lados da história.

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi, Teca. Já vi essa capa do livro por aí, mas nunca me chamou realmente atenção, ainda mais porque a capa não é tãaao bonita haha mas achei muito legal que tenham spin-offs a acrescentar, que geralmente isso não acontece muito, já que são tramas totalmente diferentes das originais.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      Os livros são muito bons, ignora a capa, hahaha.
      E esses são muito legais porque nos mostram muita coisa que ficou de fora do enredo principal.

      Beijooos

      Excluir
  3. OI, Teca.
    MEU DEUS! São muitos livros hahaha.
    Já ouvi falar muito neles e gosto muito de Eu sou o número 4.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos, mas você lê cada um numa sentada só ou duas, hahaha.
      Você vai gostar se gosta da série.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oiiiii Tecaaaaaa!
    Desde que eu assisti ao filme tenho vontade de ler essa série. Principalmente porque eu achei que tem muuuito mais nos livros do que o filme passou.. Mas é sempre assim né? haha

    beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa!
      O filme é só sobre o primeiro.
      Tem muito mais e a história fica bem louca!
      Você vai gostar.

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi, Teca

    Morreria sem saber que havia tantos "spin-offs"!
    Eu assisti apenas a adaptação - bem ruim por sinal - do primeiro livro. Seria uma boa a Netflix pegar, pq a história tem potencial.
    Espero quenos dois restantes lhe proporcionem bons momentos! <3

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos!
      Hahahaha.
      Tem muito potencial para uma série, bem mais que um livro.
      E os spin-offs são tão bons quanto os livros.

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi, Teca

    Morreria sem saber que havia tantos "spin-offs"!
    Eu assisti apenas a adaptação - bem ruim por sinal - do primeiro livro. Seria uma boa a Netflix pegar, pq a história tem potencial.
    Espero quenos dois restantes lhe proporcionem bons momentos! <3

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi
    da série os legados de lorien só li 3 livros, mas to com ela completa e quero ler todos nas ferias, pois os 3 que li gostei bastante, depois vou me aventurar nos extras.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Então termina que você vai gostar mais ainda.
      É muito louco! Hahahaha.

      Beijooos

      Excluir
  8. Adorei sua dica. Vou comprar esses paralelos para ler. Amai os livros da seria original, li todos os 7 muito rapido! Não entendi porque a critica não gostou do filme, e basicamente uma versão para maiores de HarryPotter. Amei os livros!!! com certeza vou ler esses ai

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.